10 Benefícios da Abobrinha para Saúde –  Um Alimento Completo.

Neste artigo, vamos abordar 10 benefícios da abobrinha para saúde. O vegetal é completo e, por isso mesmo, utilizado em larga escala na culinária.

A versatilidade da abobrinha permite que seja usada em diversas tipos de receitas e preparada de várias formas, tanto assada, cozida ou refogada.

Pessoas que estão acima do peso, fazendo regime ou seguindo algum programa de reeducação alimentar, fazem da abobrinha um ingrediente constante no cardápio face as propriedades benéficas do legume para o organismo.

Além disso, o vegetal é muito rico em fibras e vitaminas, auxiliando no bom funcionamento do aparelho digestivo e fortalecendo o sistema imunológico.

Outras propriedades da abobrinha atuam na desintoxicação corporal, fazendo uma espécie de limpeza no organismo, proporcionando a eliminação de radicais livres, toxinas e líquidos retidos. Isso ocorre, em virtude da ação diurética do legume.

Outro benefício do consumo regular da abobrinha está na prevenção de doenças intestinais. Isso sem contar que, por ter baixíssimo teor calórico e de gordura, o legume ajuda no emagrecimento saudável.

Abobrinha tem tantas propriedades boas que é consumida por inteiro, ou seja, todas as suas partes são aproveitadas, incluindo a casca, a polpa, sementes e até as flores.

10 Benefícios da Abobrinha para Saúde

Tipos de abobrinha.

Antes de começar a falar sobre os 10 benefícios da abobrinha para saúde, vamos saber sobre as variedades mais fáceis de encontrar em feiras e mercados.

Existem dois tipos mais comuns de abobrinha. A Italiana, que é identificada por ter um formato mais alongado e uma cor verde mais clara.

O outro tipo é a brasileira, conhecida também como menina. Esta variedade de abobrinha apresenta um formado mais arredondado e uma tonalidade de verde mais escuro.

Feita a apresentação do poder que este vegetal tem em relação às vantagens para quem o consome, vamos no ater aos principais benefícios do legume.

10 Benefícios da Abobrinha para Saúde.

Primeiro benefício da abobrinha: Auxilia na digestão.

A abobrinha é muito rica em vitaminas, principalmente as do completo B. A vitamina B3 constante do completo é importante para o bom funcionamento do aparelho intestinal, além de auxiliar na eliminação de toxinas e radicais livres.

Isso é uma grande vantagem, afinal, quando o intestino funciona bem, todo o resto do corpo também tende a funcionar em harmonia.

Segundo benefício: Promove o emagrecimento saudável.

Dos 10 benefícios da abobrinha para saúde que serão abordados neste artigo, com certeza, o emagrecimento saudável é a maior causa do elevado consumo da leguminosa.

Mais de setenta por cento da composição da abobrinha é de água, portanto, tem propriedades diuréticas. A água faz uma espécie de faxina no organismo, limpando órgãos como fígado, rins e intestino, “varrendo” para fora do corpo radicais livres, toxinas, gorduras e líquidos retidos, diminuindo o inchaço abdominal e promovendo a redução do peso.

A abobrinha faz parte do grupo de alimentos com calorias negativas, com baixíssimo teor calórico. Só para se ter uma ideia, uma porção de cem gramas do legume, apresenta apenas dezessete calorias.

Isso é uma excelente notícia para quem precisa fazer regime, uma vez que pode introduzir o alimento no cardápio, sem muitas preocupações com as calorias que irá ingerir.

Veja também.

Terceiro benefício da abobrinha: Controla o nível de glicose no sangue.

Permitir que os níveis de glicose no sangue fiquem alto é sempre temeroso, pois, com o passar do tempo, isso pode desencadear graves complicações para a saúde, como por exemplo, a diabetes.

O consumo regular da abobrinha, que é rica em vitaminas do completo B, e consequentemente, rica em vitamina B3, auxilia nesse controle, já que a vitamina B3 atua nesse sentido.

Quarto benefício: Contribui com a saúde da visão.

Dos 10 benefícios da abobrinha para saúde, esse é um dos mais importantes, já que o sentido da visão é algo maravilhoso e, por isso mesmo, deve ser bem cuidado.

A abobrinha possui alta concentração de vitamina A, proporcionando uma visão melhor e saudável. As propriedades benéficas da vitamina A, incluem a prevenção de males relacionados aos olhos.

Quando o organismo é carente de Vitamina A, aumentam as chances de surgirem doenças que possam comprometer a saúde ocular, como o ressecamento, inibindo a produção de lágrimas, por exemplo.

Quinto benefício: Atua na prevenção de doenças do coração.

Dos 10 benefícios da abobrinha para saúde, este talvez seja o mais importante. A abobrinha tem propriedades, em grande parte por causa da presença da vitamina B3, que previnem o surgimento ou agravamento de problemas relacionados ao coração.

Os nutrientes do legume atuam baixando e controlando o colesterol ruim no sangue, afastando ou diminuindo a incidência de ocorrências como o AVC (Acidente vascular cerebral).

Além da vitamina B3, outro importante elemento da abobrinha é o potássio que ajuda a equilibrar o sódio do organismo, diminuindo as chances do surgimento de doenças cardiovasculares.

Sexto benefício da abobrinha: Estimula a memória.

Um importante componente presente na abobrinha e que auxilia no estímulo da memória é a vitamina B1. Também conhecida como tiamina, a vitamina B1 exerce seu papel contribuindo para o funcionamento adequado do sistema nervoso, permitindo uma melhor concentração e raciocínio.

Sétimo benefício: Promove o fortalecimento de dentes e ossos.

Minerais como o fósforo, cálcio e potássio que estão presentes na abobrinha, ajudam de forma precisa no fortalecimento dos nossos ossos e dentes.

Não só a carência de vitaminas, mas também a ausência de alguns minerais, podem desencadear sérias. A falta de cálcio, por exemplo, pode levar a pessoa a desenvolver osteoporose, pois o mineral é de vital importância para que os ossos e dentes se mantenham saudáveis.

Oitavo benefício da abobrinha: Atua no combate aos radicais livres.

Combater os radicais livres é um dos 10 benefícios da abobrinha para saúde com mais importância. Tanto os radicais livres como as toxinas precisam ser combatidos e eliminados.

A leguminosa é rica em algumas substâncias com propriedades de atuar no combate e eliminação dos radicais livres. Entre essas substâncias, duas são de extrema importância: o betacaroteno e o licopeno.

Tais substâncias agem no sentido de evitar a formação de radicais livres, auxiliando na eliminação desses resíduos do organismo.

Os efeitos danosos dos radicais livres podem levar células sadias do corpo a ficarem doentes e danificadas, com prejuízos à saúde.

Não podemos esquecer que, além do consumo da abobrinha, para manter a saúde em dia, é importante que toda a alimentação seja balanceada e saudável. Isso vai ajudar bastante na eliminação dos radicais livres.

Nono benefício da abobrinha: Ajuda a eliminar gases.

Quem sofre de prisão de ventre, sabe que o problema é sério e incômodo. Mas, o consumo regular de abobrinha pode amenizar o problema.

O vegetal conta com alta concentração de fibras, minerais e vitaminas. Esses componentes atuam regulando o bom funcionamento das funções digestivas e intestinais, pois o alimento é leve e de fácil digestão, além de nutritivo.

Décimo benefício: Fortalecimento do sistema imunológico.

O corpo precisa estar bem alimentado e nutrido para ficar forte. Sendo a abobrinha um alimento extremamente nutritivo, o consumo regular do legume resulta no fortalecimento do sistema imunológico.

Como já falamos anteriormente, o alimento é muito rico em vitaminas e minerais. Esses elementos atuando juntos oferecem muitas vantagens para o organismo.

As propriedades antioxidantes desses elementos auxiliam na limpeza corporal, livrando o organismo de muitas impurezas e fortalecendo ainda mais o sistema imunológico.

As propriedades anti-inflamatórias naturais da abobrinha é outra forma de fortalecer o sistema imunológico, desinflamando células e evitando a ocorrência de doenças que possam afetar a saúde.

Veja mais:

Dicas para o consumo da abobrinha.

O legume é relativamente macio e fica preparado com pouco tempo de cozimento.

A abobrinha deve ser bem lavada antes de ser utilizada na cozinha, contudo, evite tirar a casca na hora de preparar o legume para consumo, pois a casca também é repleta de fibras e vitaminas.

Não deixe a abobrinha cozinhando por muito tempo, pois isso pode levar à perda de várias propriedades nutritivas do vegetal.

Neste artigo, listamos apenas os 10 benefícios da abobrinha para saúde mais importante. Mas a lista de vantagens de incluir esse alimento completo no cardápio diário é muito extensa.  E você só tem a ganhar com isso.

Você pode gostar...