10 Benefícios da Couve para a Saúde – Alimento Indispensável.

Neste artigo vamos saber quais são os 10 benefícios da couve para a saúde mais conhecidos. O vegetal é um alimento muito rico em fibras e vitaminas, sendo utilizado em larga escala na culinária. Além disso, a couve é muito saborosa, nutritiva e saudável. Também possui propriedades anti-inflamatórias e cicatrizantes.

10 benefícios da couve para a saúde

10 benefícios da couve para a saúde.

Primeiro benefício: auxilia no emagrecimento.

O vegetal tem baixíssimo teor calórico. Uma xícara de couve cozida tem apenas 33 calorias, sendo um nutriente muito pobre em gorduras, contudo rico em fibras, o que facilita o trânsito intestinal e auxiliando na eliminação de gases inchaços abdominais.

Segundo benefício: ajuda no embelezamento da pele.

Dos 10 benefícios da couve para a saúde, este é o mais festejado pelas mulheres. O vegetal tem alto teor de enxofre, sendo considerado um verdadeiro mineral da beleza. O enxofre também ajuda na diminuição da oleosidade da pele e eliminação de acnes, deixando a pele lisinha e suave.

Terceiro benefício: auxilia no controle da pressão alta.

A pressão alta é um problema muito sério que precisa ser cuidado com muita atenção e acompanhamento médico. Mas, a couve também ajuda, pois tem grande concentração de potássio, atuação na dilatação dos vasos sanguíneos, facilitando o fluxo de sangue, evitando dessa forma, o aumento da pressão arterial.

Quarto benefício: elimina as toxinas.

A alta concentração de vitamina C e o enxofre presentes no vegetal tem que função importante quando o assunto é eliminar as toxinas do corpo, como radicais livres e ácido úrico.

Estas impurezas estão entre os principais causadores de doenças como artrite, doenças de pele, reumatismo e gota. Uma boa maneira de utilizar a couve na prevenção desses males é em forma de suco. Além disso o suco também auxilia quem está de dieta, pois aumenta a saciedade.

Quinto benefício: auxilia na prevenção do câncer.

Um dos 10 benefícios da couve para saúde é exatamente a capacidade de auxiliar na prevenção de doenças graves como câncer. O vegetal estimula a atividade enzimática e inibe o crescimento de tumores malignos.

Estudos realizados com mulheres mostraram uma redução significativa de um dos tipos de câncer que mais atinge o sexo feminino que é o câncer de mama. Portanto as mulheres devem incluir o alimento no cardápio diário como uma forma de manter o corpo saudável.

Sexto benefício: atua aliviando os sintomas da enxaqueca.

Para combater os sintomas da enxaqueca, além do consumo, pode-se fazer uma receita caseira com a couve. Nesse caso, pegue duas folhas de couve, amasse e bata bem. Após, envolva em um pano quente e aplique na testa.

Para aquelas pessoas que reclamam de enxaqueca crônica, o consumo diário de 25 a 50 ml de suco é uma excelente maneira de combater o problema.

Sétimo benefício: alivia os sintomas da ressaca.

Dos 10 benefícios da couve para a saúde mencionados neste artigo, este é o mais comemorado pelos homens. Afinal, desde a Antiga Roma, a couve já era conhecida por suas propriedades para curar a ressaca de álcool.

Para obter os benefícios da couve nesse sentido, faça um suco de couve com limão e beba tudo de uma vez. Em algumas horas o mal-estar causado pelo uso excessivo de álcool vai amenizar bastante.

Oitavo benefício: a couve tem ação anti-inflamatória.

A couve contém componentes que atuam como anti-inflamatório e também regulam o nível de açúcar no sangue. A couve roxa é a mais usada para isso, pois os pigmentos vermelhos naturais do vegetal reduzem a glicemia e aumentam a produção de insulina.

Nono benefício: a couve atua na prevenção da anemia.

A couve é um alimento muito rico em ferro e clorofila, o que auxilia no aumento de oxigênio no sangue, bem como do número de células vermelhas. Para se ter uma ideia, apenas um copo de suco de couve tem mais ferro do que um bife de tamanho médio.

Décimo benefício: a couve tem propriedades antioxidantes.

Além das vantagens anteriores já mencionadas, a couve também é muito rica em vitamina C, o que lhe confere propriedades antioxidantes, que auxiliam na desintoxicação do corpo, resultando na eliminação de resíduos, toxinas e líquidos retidos.

Você pode gostar...