11 estratégias para emagrecer com saúde.

11 estratégias para emagrecer com saúde.

Emagrecer com saúde.

Antes de começar qualquer programa para perda de peso ou de emagrecimento, é importante lembrar que é preciso emagrecer com saúde, tendo a responsabilidade de não aderir a dietas extremamente restritivas, hipocalóricas ou dietas da moda de qualquer jeito, sem os cuidados necessários.

Tenha sempre em mente que o devido acompanhamento ou orientação de profissionais da área médica ou da área de nutrição são essenciais para não por sua saúde em risco.

A pessoa que está acima do peso deve entender que emagrecer com saúde não se trata de uma atitude isolada como, por exemplo: “vou fechar a boca e emagrecer”. Na verdade, emagrecer com saúde é um processo que envolve vários procedimentos.

Contudo, esses procedimentos são simples (embora, não sejam tão fáceis), bastando para tanto, seguir alguns passos:

Passos para emagrecer com saúde.

a) Mudança ou eliminação de maus hábitos alimentares.

A pessoa tem que perder velhos costumes que não fazem nada bem, como comer sem horário certo, assaltar a geladeira de madrugada, estraçalhar um pote de sorvete na frente da TV ou ler beliscando um saco de salgadinhos industrializado. Se não mudar hábitos dessa espécie, dificilmente a pessoa conseguirá emagrecer com saúde. Na verdade, a pessoa não conseguirá nem mesmo emagrecer, quanto mais com saúde.

11 estratégias para emagrecer com saúde

b) Reeducação alimentar disciplinada.

O processo de reeducação alimentar não é dos mais cômodos e fáceis, mas o indivíduo que quer emagrecer com saúde precisa se disciplinar e acostumar a colocar pouca comida no prato e fazer diariamente de 5 a 6 refeições, com intervalos aproximados de 3 horas de uma para a outra.

c) Alimentação saudável.

A alimentação saudável é essencial se a pessoa tem a pretensão de emagrecer com saúde. A inclusão abundante de folhas, verduras e legumes e cereais é parte importante de todo processo de emagrecimento saudável. O cardápio diário deve conter alimentos e nutrientes que tornem a dieta balanceada e equilibrada.

d) Prática regular de exercícios físicos.

A prática regular de atividades físicas é essencial, pois, além de melhorar o condicionamento físico, vai evitar que você apenas perca peso (massa corporal total). Os exercícios irão permitir que seu emagrecimento seja de verdade, com a perda da prejudicial massa gorda, ao passo que estará ganhando massa magra (massa muscular).

e) Muita força de vontade, determinação e persistência.

Como o processo de emagrecimento envolve diversas atitudes e mudanças de hábitos, a pessoa realmente vai precisar de força de vontade, determinação e persistência para alcançar os melhores resultados e conseguir emagrecer com saúde.

Contudo, existem algumas estratégias para auxiliar a manter o foco na sua determinação e persistência durante o processo de emagrecimento.

Estratégias para emagrecer com saúde.

1. Incluir no seu cardápio diário cereais integrais, vegetais, legumes, folhas e frutas. Faça desses alimentos a base do seu planejamento alimentar. Carnes magras, aves, peixes e produtos lácteos não devem ser eliminados, mas consumidos em quantidades bem moderadas.

2. Evite, sempre que puder, alimentos como pão, pãezinhos, bolachas de água e sal, bolachinhas recheadas, aperitivos salgados e farináceos.

3. A gordura é a substância com maior densidade calórica nos alimentos. Portanto, quem quer emagrecer com saúde, deve evitar alimentos gordurosos e, se resolver consumir, deve fazê-lo em pequenas quantidades.

estratégias para emagrecer com saúde

4. Para emagrecer com saúde, não coma menos, coma mais. Mas, lembre-se: coma mais frutas, verduras, legumes e folhas, pois são alimentos pouco calóricos e muito nutritivos.

5. No lugar de tomar sucos ou refrigerantes em uma das refeições, coma uma fruta. Sucos e refrigerantes são muito calóricos e não matam a fome. A fruta deixa o estômago cheio por mais tempo e a pessoa terá menos apetite até a próxima refeição.

6. Prefira alimentos cozidos. Alimentos como legumes, cereais integrais e massas de trigo integral fazem a absorção de grande parte da água no processo de cozimento. Por serem muito ricos em fibras, esses alimentos deixam o estômago cheio por um período de tempo maior.

7. Beber pelo menos de um litro e meio a dois litros de água diariamente vai ser de grande ajuda no processo de emagrecimento. A água limpa o corpo, proporcionando um melhor funcionamento do organismo como um todo, além de ajudar na eliminação de resíduos e toxinas, num verdadeiro trabalho de “faxina”.

8. Comece as refeições com legumes, saladas, folhas e verduras, pois são alimentos muito nutritivos e ricos em fibras, além de apresentarem pouca densidade calórica. Saladas, verduras e legumes preparados ao vapor e caldos (de legumes ou verduras) enchem o estômago e, dessa forma, sobra bem menos espaço para comidas que estejam à mesa e tenham densidade calórica maior.

9. Para emagrecer com saúde o ideal é que o indivíduo faça três refeições principais e três refeições intermediárias, procurando respeitar o intervalo de três horas entre elas. Procure fazer as três refeições principais de forma equilibrada e balanceada, e os três lanches intermediários consumindo alimentos com pouca densidade calórica para ajudar a controlar a forme até a próxima refeição.

10. Procure não consumir açúcar. Tente substituir a sua necessidade de doce comendo uma fruta como maçã ou pêssego. Se não conseguir, escolha um adoçante de boa qualidade. Peça indicação da nutricionista.

11. Procure uma atividade física para fazer regularmente e que seja prazerosa. Não importa a modalidade, o importante é você se mexer para queimar calorias e gastar energia. Isso será de grande valia para ajudar na sua estratégia para emagrecer com saúde.

Leia mais sobre emagrecimento:

Recapitulando:

Como o texto ficou um pouco longo, vamos facilitar a vida do leitor, fazendo um pequeno resumo do que foi falado.

Para emagrecer com saúde, inicialmente será preciso seguir alguns passos:

a. Mudança de maus hábitos alimentares;

b. Reeducação alimentar;

c. Alimentação saudável;

d. Atividade física regular.

e. Foco, determinação e força de vontade.

Sabemos que o processo de emagrecimento saudável e definitivo é simples, mas não é tão fácil como gostaríamos que fosse. Então, para ajudar a atingir o objetivo com sucesso, algumas estratégias são de grande ajuda nessa hora. No texto, relacionamos 11 estratégias para emagrecer com saúde. Vamos conferí-las:

01 – Priorizar o consumo de cereais integrais, vegetais, legumes, folhas e frutas.

02 – Evitar salgadinhos e aperitivos industrializados e pães não integrais;

03 – Evitar alimentos gordurosos;

04 – Não coma menos, coma mais, porém, alimentos de baixa densidade calórica;

05 – Prefira frutas no lugar de sucos e refrigerantes;

06 – Prefira legumes, verduras e cereais cozidos e ricos em fibras;

07 – Beber de um litros e meio a dois litros de água diariamente;

08 – Comece as refeições com os alimentos de menor densidade calórica;

09 – Fazer cinco a seis refeições diárias com intervalos de três horas entre elas;

10 – Evite o consumo de açúcar refinado;

11 – Procure uma atividade física prazerosa.

Você pode gostar...