14 dicas para emagrecer com saúde.

Emagrecer com saúde.

As pessoas que estão acima do peso normal, com sobrepeso ou mesmo obesas devem procurar emagrecer, tanto pela saúde, como para melhorar a estética corporal.

Com o passar do tempo, a obesidade tende a favorecer o surgimento de problemas sérios de saúde como doenças cardíacas, diabetes, hipertensão arterial, AVC, dentre outras não menos perigosas.

Além disso, a autoestima de quem está muito fora de peso geralmente fica abalada, pois o indivíduo acaba não gostando muito do que vê refletido no espelho e sabe que algo precisa ser feito para a melhoria da sua estética. Afinal, todos nós temos vaidade, mesmo que seja um pouquinho.

Nesse momento, a pessoa sabe que precisa emagrecer. Contudo, o ideal é emagrecer com saúde. Para isso, você não deve sair por aí seguindo dietas malucas e extremamente restritivas e que prometem o emagrecimento de muitos quilos em um período de tempo muito curto. Dietas desse tipo, hipocalóricas, quando feitas sem os cuidados necessários, podem por em risco a saúde do indivíduo.

Para emagrecer com saúde, antes de tudo é necessário que a pessoa embarque com vontade em um programa de reeducação alimentar, visando mudança ou substituição dos maus hábitos alimentares, além de aprender a comer de forma correta e não passar fome.

Para isso, será necessário adotar uma dieta balanceada e equilibrada, além de inserir no cardápio alimentos saudáveis e de boa qualidade nutricional. Tudo isso, sem descuidar da prática regular de atividades físicas.

14 dicas emagrecer com saúde

Abaixo, vamos listar algumas dicas que definitivamente serão de grande ajuda na sua meta de emagrecer com saúde.

Mas antes, vamos ressaltar que você não precisa adotar todas as dicas de uma só vez. Incorpore-as gradativamente, duas ou três a cada semana, para perder peso.

14 dicas para emagrecer com saúde:

Primeira dica: comer de três em três horas.

Faça de cinco a seis refeições diariamente, com intervalo aproximado de três horas uma da outra. Isso vai deixar o metabolismo sempre funcionando acelerado, queimando mais calorias, além de controlar o apetite, diminuindo a fome até a próxima refeição.

Segunda dica: frutas nas refeições.

Coma frutas como sobremesa após o almoço e jantar e sempre que possível, troque também os lanches das refeições intermediárias por frutas.

Terceira dica: verduras e legumes no almoço e jantar.

Não relaxe o consumo de verduras e legumes. Sempre comece o almoço e jantar com esses alimentos, pois são pouco calóricos, ricos em fibras e muito nutritivos. Isso deixará pouco espaço no estômago para outros alimentos mais calóricos e gordurosos.

Quarta dica: reduza a porção de carne.

Coma apenas um bife de tamanho médio ou só uma coxa de frango. Coma carne apenas o suficiente para repor as necessidades de proteínas do corpo.

Quinta dica: reduza o consumo de gorduras.

Modere de forma drástica o consumo de gorduras e utilize de preferência as gorduras de origem vegetal.

Sexta dica: reduza o consumo de açúcar.

Elimine o máximo que puder o consumo de doces e açúcar. Deixe aquele pedaço de chocolate ou aquele delicioso sorvete para ocasiões especiais. Se for usar adoçante, utilize um de boa qualidade ou indicado por nutricionista.

14 dicas para emagrecer com saúde

Sétima dica: modere o consumo de sal.

Um das atitudes necessárias para emagrecer com saúde é diminuir bastante a ingestão de sal e alimentos industrializados, geralmente ricos em sódio. O sal favorece a retenção de líquidos no organismo, deixando o corpo inchado, dificultando o processo de emagrecimento.

Oitava dica: diminua o consumo de leite e derivados.

O leite e derivados são muito ricos em gorduras, mesmo as versões diet e light. Portanto, o consumo moderado desses alimentos é a atitude mais sensata para quem pretende emagrecer com saúde.

Nona dica: consumir cereais.

Procure incluir no seu cardápio diário pelo menos uma porção de cereais integrais como aveia, arroz integral ou granola. Esses alimentos ajudam a emagrecer com saúde, pois são muito ricos em nutrientes, principalmente em fibras, proporcionando saciedade por mais tempo e ajudando no bom funcionamento do intestino, consequentemente, facilitando o trânsito intestinal.

Décima dica: reduzir o consumo de bebidas.

Todas as bebidas alcoólicas são muito calóricas. Quanto maior o teor de álcool, maior o potencial calórico. Para emagrecer com saúde, a moderação do consumo de bebidas é de extrema importância.

Leia mais sobre emagrecimento saudável:

Décima primeira dica: beber dois litros de água por dia.

Os benéficos da ingestão de água para o organismo são incontestáveis. A água limpa o corpo como um todo, fazendo uma verdadeira faxina em órgãos como rins, fígado e intestino, ajudando na eliminação de resíduos e toxinas retidas e facilitando o trânsito intestinal. Além de ser parte fundamental no equilíbrio térmico do corpo, também é importante para emagrecer com saúde.

Décima segunda dica: praticar atividades físicas regularmente.

Não devemos nem começar a falar de emagrecer com saúde, sem antes colocar em pauta a necessidade de o indivíduo praticar exercícios físicos por no mínimo trinta minutos, de três a quatro vezes por semana, preferencialmente, com o acompanhamento de profissional habilitado.

Décima terceira dica: comer devagar.

Estudos indicam que somente de quinze a vinte minutos após a primeira garfada, é que o cérebro começa a receber estímulos de saciedade, informando que o estômago já está cheio. Então, coma devagar, mastigando bem cada porção que for à boca. Essa dica é de grande ajuda para emagrecer com saúde, sem passar fome.

Décima quarta dica: fuja das dietas milagrosas.

Não existem milagres para emagrecer com saúde, portanto, cuidado com as promessas das dietas da moda ou milagrosas. O cardápio desse tipo de dieta tende a ser muito restritivo, eliminando ou diminuindo exageradamente nutrientes fundamentais para o funcionamento adequado do corpo.

Antes de aderir a qualquer tipo de programa de emagrecimento, peça informações e orientações ao seu médico, pois ele poderá lhe dizer se aquela dieta é a mais adequada para você emagrecer com saúde ou não.

Você pode gostar...