16 melhores exercícios para perder peso.

Exercícios para perder peso.

Ninguém gosta de saber que está com vários quilos acima do que seria considerado ideal, e conseguir fazer exercícios para perder peso é o desejo de nove entre dez pessoas que se encontram nessa situação.

Mas não se enganem com propagandas enganosas, pois essa tarefa não é das mais fáceis. Atingir a meta estabelecida de emagrecer de forma definitiva e permanente exige muita força de vontade e disciplina.

O início de tudo é uma alimentação balanceada e saudável, sem descuidar da importantíssima reeducação alimentar, afinal, pouco vai adiantar uma alimentação correta se for consumida de forma errada.

O passo seguinte para perder peso, é a prática de exercícios, pois ninguém desconhece os benefícios das atividades físicas quando o assunto é a eterna briga contra a balança.

Os melhores exercícios para perder peso e reduzir o percentual de gordura corporal, são os aeróbicos que proporcionam um impacto positivo no controle do peso. Dentre eles, os que apresentam melhores resultados são os de intensidade moderada, de média e longa duração, tais como corrida, ciclismo, caminhada e natação.

exercícios para perder peso - corrida

O ideal é escolher uma ou mais modalidades, mas que você realmente goste de fazer, pois se a atividade for prazerosa para quem pratica, certamente os resultados serão melhores e mais rápidos.

Abaixo vamos descrever alguns exercícios físicos considerados pelos profissionais da área, como excelentes para perder peso:

Corrida

A pessoa que pratica a corrida tem a possibilidade de queimar por volta de 500 calorias por hora de atividade. Uma das vantagens da corrida é que é uma das modalidades esportivas mais democráticas, pois pode ser praticada por qualquer pessoa, de qualquer condição financeira, em qualquer lugar, sem precisar de equipamentos ou preparações especiais.

O gasto energético é bastante elevado, o que proporciona alcançar o objetivo em um tempo bem menor em comparação a outras modalidades de atividades. Isso faz da corrida um dos melhores exercícios para perder peso.

Caminhada

A prática regular da caminhada faz dela uma aliada para quem quer (ou precisa) vencer a luta contra a balança. Assim como a corrida, é uma atividade democrática, que pode ser feita por pessoas de todos os níveis e de todas as idades.

Embora não proporcione o mesmo gasto calórico que a corrida, seus benefícios para a perda de peso são claros e conhecidos, principalmente quando adotada por pessoas com obesidade excessiva ou que ainda não aguentam fazer esforços físicos mais intensos. O baixo impacto praticamente elimina o risco de lesões.

Ciclismo

Pedalar ao ar livre não é só um dos melhores exercícios para perder peso, mas também uma excelente opção de lazer. No entanto, para quem não gosta ou tem medo de pedalar na rua, em virtude do trânsito caótico dos centros urbanos e a falta de ciclovias adequadas, com a necessária segurança, o ciclismo também pode ser praticado indoor, com o uso de bicicletas estacionárias, onde o aluno pode regular o controle da carga e intensidade conforme suas necessidades e condicionamento físico.

Pelo baixo impacto, o risco de lesões nas articulações é muito pequeno. O gasto calórico em uma hora de pedalada vai depender da intensidade do exercício imposta pelo ciclista, podendo variar de 500 até 1000 calorias.

ciclismo exercícios para perder peso

Spinning

Essa atividade física é uma das modalidades de bike indoor. Durante a aula de Spinning é feita a simulação de diversos percursos constituídos principalmente por retas e subidas, com o aumento ou diminuição da resistência e intensidade, conforme as necessidade de cada caso. Por se tratar de um dos melhores exercícios para perder peso, o aluno encontra a atividade na maioria das academias de todo o Brasil.

O Spinning possibilita uma queima de calorias que pode variar de 600 a 800 por aula, além de contribuir para a redução da porcentagem de gordura corporal, e definição do corpo e abdômen.

Natação

Não resta dúvida que a natação é um dos melhores exercícios para perder peso. A procura por essa modalidade de atividade física se intensifica no verão, pois as pessoas acabam ficando mais motivadas a participar das aulas, ao passo que dentro da água, fogem do calor próprio da estação do ano.

Durante uma hora de aula, o atleta pode gastar até 800 calorias, o que ajuda na redução do percentual de gordura corporal. A falta de impacto faz da natação um esporte acessível para todas as idades e com pouco risco de lesões musculares e articulares.

Lutas

Não é novidade que as lutas estão entre as atividades que mais proporcionam gasto de calorias. Algumas delas como Jiu-Jitsu, Muay Thai e Boxe possibilitam o lutador queimar até 600 calorias por hora de atividade. A prática regular ajuda na definição do corpo, no alívio do estresse, redução do percentual de gordura corporal, com a consequente perda de peso.

boxe exercícios para perder peso

Step

Vamos começar falando do motivo pelo qual o Step é considerado pelos profissionais da área, um dos melhores exercícios para perder peso: uma hora de aula possibilita o aluno queimar até 800 calorias, dependendo do ritmo. Essa queima acentuada de calorias é determinante para a redução de gordura corporal, ou seja, a perda de massa gorda.

Para praticar o Step, o atleta utiliza uma plataforma ou degrau para realizar diversos movimentos de subida e descida do “step”. A atividade trabalha principalmente pernas, quadris e bumbum.

Tênis

O aluno que passa uma hora praticando tênis perde em média 800 calorias. A prática regular proporciona a redução do percentual de gordura corporal, bem como da massa gorda do indivíduo. A atividade exige bastante agilidade e atenção, e trabalha com vigor os músculos das coxas e pernas.

Elíptico

Vai depender do aluno, do seu condicionamento e da intensidade imposta na atividade, mas praticando o Elíptico, é possível queimar em uma aula com duração de uma hora, até 600 calorias. Quem utiliza o Elíptico, na verdade, simula uma caminhada, porém, sem nenhum impacto, ao mesmo tempo em que os braços também são exercitados de forma simultânea. Também é considerado um dos melhores exercícios para perder peso, em vista do alto gasto calórico, que ajuda bastante na redução do percentual de gordura corporal.

Jump

Pular e dançar sobre uma cama elástica parece divertido, não é mesmo? Pois é assim que são feitas as aulas de Jump. Muita música e diversão. Com a possibilidade de queimar de 300 a 600 calorias por hora de aula, essa atividade física se tornou muito procurada nas academias, não só por ser um dos melhores exercícios para perder peso, mas também por ser uma atividade aeróbica que auxilia muito no aumento da capacidade cardiorrespiratória, além de ser excelente para tonificar pernas e bumbum.

musculação exercícios para perder peso

Musculação

O ideal da musculação é que seja associada a exercícios aeróbicos, pois isso possibilita a perda de peso e o aumento da massa magra, modelando e definindo o corpo.

Remo

Os principais benefícios de praticar remo são o aumento dos músculos, a tonificação dos braços, melhora da postura e diminuição do estresse. A possibilidade de queimar por volta de 600 calorias por hora de aula, faz do remo uma das melhores opções para quem precisa perder peso. É uma atividade prazerosa, principalmente quando feita em locais abertos como rios, lagoas, enseadas e mar. Quando feito nas academias, os alunos tem a opção de utilizar uma máquina de remo.

O remo também é considerado uma atividade completa por usar quase todos os grupos musculares com efeito localizado, a exemplo da musculação, mas com a vantagem do fortalecimento cardiorrespiratório, trazendo o benéfico aeróbico quando feito no ritmo e velocidade adequados ao atleta.

Dança

Muita gente não acredita, mas dançar em ritmo intenso e acelerado, pode fazer a pessoa queimar de 600 a 800 calorias no período de uma hora de atividade. Com certeza, é uma forma prazerosa de perder peso. A dança também tem outros benefícios como sensação de bem-estar, aumento da autoestima, melhora da postura e alívio do estresse.

Ioga

As aulas de Ioga ajudam na flexibilidade do corpo, diminuição de dores musculares, além da perda de peso. A aula de uma hora possibilita a queima de até 180 calorias.

LEIA TAMBÉM:

futebol exercícios para perder peso

Futebol

Jogar futebol é, entre outras coisas, correr e se exercitar por puro prazer. Quem joga futebol é porque realmente gosta da atividade. Essa é a regra. A queima de 400 a 500 calorias e o prazer de jogar, torna esse esporte um dos melhores exercícios para a perda de peso, possibilitando a redução acelerada da massa gorda corporal. Jogar bola regularmente traz significativas melhorias cardiorrespiratórias, ajudando também na definição dos músculos abdominais.

Fazer a limpeza da casa

Tem gente que acha que é moleza limpar a casa, mas toda dona de casa sabe que isso não é verdade, pois na prática dá muito trabalho. Mas em compensação, por cada hora de faxina doméstica, o gasto de energia é de aproximadamente 200 calorias. E nada impede que uma boa música anime um pouco a tarefa.

Prevenir nunca é demais

Uma avaliação médica (preferencialmente feita por um cardiologista) antes de começar a fazer exercícios para perder peso é de extrema importância para evitar qualquer tipo de risco à saude do atleta, principalmente daqueles que estão vindo de um estilo de vida sedentário.

Qual modalidade de exercício devo escolher?

Uma das maiores causas de desistências de continuar fazendo atividades físicas, seja na academia ou em qualquer outro lugar, é a pessoa escolher praticar um tipo de exercício que não goste. Não importa a modalidade que for escolher, a pessoa precisa sentir prazer e bem-estar no que está fazendo, do contrário, em  poucos dias vai estar engrossando a fila dos desistentes.

O ideal é que o aluno tenha acompanhamento de instrutor habilitado, que indicará os melhores exercícios para perder peso ou definir o corpo, bem como as séries e sequências adequadas, além da intensidade e duração das atividades. Isso é importante para o atleta obter os melhores resultados, sem riscos de machucados ou lesões.

mais dicas de saúde...