5 formas para a prevenção da Diabetes.

O que é a diabetes?

A diabetes é uma doença crônica e sem cura, que aparece de forma silenciosa. Os sintomas da doença demoram muito para surgir e, por isso, milhares de pessoas sofrem do problema sem sequer desconfiar.

A doença já atinge milhões de brasileiros, e é apontada como um dos principais fatores de risco para a cegueira, a amputação de membros e até a morte.

A diabetes é caracterizada por um alto índice de açúcar ou glicose no sangue. O desenvolvimento da doença pode estar relacionado a fatores genéticos ou aos hábitos de vida da população.

Tipos de diabetes e prevenção.

Quando falamos em diabetes, a melhor saída é a prevenção. Por isso, vamos apresentar aqui cinco dicas para uma vida saudável e para controlar a taxa de açúcar no sangue.

Existem diferentes tipos de diabetes. O mais comum deles é o Diabetes Mellitus Tipo Dois. Para esse tipo específico da doença, a prevenção é fundamental e deve ser adotada por todas as pessoas que se enquadram no grupo de risco, como adultos maiores de 45 anos, obesos e pessoas que tenham histórico de diabetes na família.

dicas para a prevenção da diabetes

Para esse grupo de pessoas que são mais propensas a desenvolver o Tipo Dois da doença, as melhores formas de prevenção da diabetes são:

  • Comer de forma saudável (dieta balanceada e equilibrada);
  • Evitar a ingestão de doces o máximo que puder;
  • Praticar atividades físicas regularmente, de preferência exercícios aeróbicos e de resistência;
  • Controlar o peso e evitar a obesidade;
  • Fazer exames de glicemia de acordo com a orientação médica.

De uma maneira geral, a diabetes tipo dois pode ser prevenida com pequenas mudanças nos hábitos de vida. Comer alimentos ricos em fibras, diminuir o tempo de jejum entre as refeições, comer alimentos integrais e ter uma vida saudável também são regras indispensáveis para a prevenção do diabetes.

Considere ler também:

No caso da Diabetes Tipo Um, que é genético e normalmente aparece durante a infância, a orientação é manter uma dieta equilibrada, fazer exercícios físicos e manter a aplicação regular da insulina de acordo com as orientações médicas.

Para esses pacientes, o ideal é adotar uma alimentação totalmente livre de açúcar e com poucos carboidratos. Os portadores de Diabetes Tipo Um também precisam de orientação e acompanhamento frequente de um médico e de um profissional da área de nutrição.

Existe também a diabetes gestacional, que aparece durante a gravidez. Esta deve ser controlada ou prevenida durante o programa pré-natal. Nesses casos, a prevenção também depende de uma alimentação saudável, da prática de exercícios físicos e do controle do peso durante a gestação.

O conteúdo deste artigo é meramente informativo. Em qualquer caso de dúvidas, consulte o seu médico.

Você pode gostar...