6 dicas para driblar o sedentarismo.

Ficar 11 horas ou mais sentado aumenta o risco de morrer dentro dos próximos 3 anos. Seja trabalhando ou estudando.

Ficar mais de 8 horas sentado por dia faz mal a saúde, uma pessoa que não pratica exercícios e passa boa parte do tempo esta inclusa na lista dos sedentários. Uma pesquisa feita recentemente com 250.000 voluntários mostra que ficar 11 horas ou mais sentado aumenta o risco de morrer dentro dos próximos 3 anos. Seja trabalhando, estudando, jogando videogame ou assistindo televisão.

Este estudo se refere a pessoas acima de 45 anos, já para os jovens ficar sentado 6 horas por dia aumenta o risco de morte nos próximos 15 anos.

Outra pesquisa realizada em 2007 com pessoas saudáveis que foram submetidas a 5 dias de sedentarismo tiveram o nível de colesterol aumentado, desenvolveram hipertensão, problemas cardíacos e resistência à insulina.

Seis Dicas Para Driblar o Sedentarismo

Levante da Cadeira

Uma das melhores dicas para driblar o sedentarismo é levantar da cadeira sempre que possível, várias vezes ao longo do dia, mesmo que por períodos pequenos pode ajudar. A dica é levantar e dar uma volta pelo escritório ou casa de 1 em 1 hora, no escritório, opte em caminhar até a mesa do colega ao invés de enviar um e-mail.

dica driblar o sedentarismo

Movimente-se

Mesmo sentado é possível se movimentar. Estique as pernas e gire os pés para os dois lados e alongue as mãos, braços, ombros e pescoço, arrume sempre a postura, contraia os músculos do abdome e os músculos do bumbum seis vezes em seguida.

Posição Adequada

Sente de maneira adequada. Apoie os pés no chão de maneira que o joelho forme um ângulo de 90º, os olhos devem estar na altura do ponto central da tela do computador e a cadeira não deve ter apoio dorsal completo.

Momento de Lazer em Movimento

Abuse de atividades que exijam movimento, como passeios no parque, esporte, brincadeiras com as crianças e outras é outra forma eficiente de driblar o sedentarismo. O importante é não ficar sentado.

Pratique Atividade Física

O hábito de praticar atividades físicas todos os dias é outra dica eficaz para driblar o sedentarismo, pois diminui o risco de morte, a recomendação é pelo menos 30 minutos de exercício. É recomendado também a pratica de exercícios que fortaleçam os músculos e ossos pelo menos duas vezes por semana.

Não Pare

Caminhar faz bem, por isso, prefira ir andando para o trabalho ao invés de pegar o carro, para quem utiliza transporte público a dica é descer sempre um ponto ou estação antes, utilize escada ao invés de elevador e sempre que puder caminhe pelas ruas do bairro.

mais dicas de saúde...