6 Erros comuns de quem começa praticar exercícios físicos.

Praticar exercícios físicos.

Geralmente, um indivíduo está muito motivado quando decide praticar exercícios físicos, e por essa motivação surgir de forma muito rápida, muitas vezes não é feito um planejamento adequado para a pessoa entrar na nova rotina.

O planejamento é essencial, pois entre outras coisas, devem feitos exames, avaliações físicas e acompanhamento de instrutores, já que os exercícios físicos devem ser praticados de forma correta.

O resultado da falta de planejamento de quem começa a praticar exercícios físicos é que acabam sendo cometidos erros que podem levar à desistência depois de poucos dias ou mesmo poucas semanas.

Começar praticar exercícios.

Praticar exercícios físicos só traz benefícios para a saúde e para o corpo como um todo e isso já foi comprovado pela medicina e por inúmeros estudos sérios sobre o assunto.

Contudo, se os exercícios físicos não forem feitos corretamente e erros na execução forem cometidos frequentemente pelo atleta, a atividade física pode não promover os resultados ansiosamente esperados, ou pelo menos, é possível que esses resultados demorem muito mais tempo para surgir do que se os exercícios físicos fossem bem orientados e realizados de forma correta.

erros comuns de quem começa praticar exercícios físicos

Outro dano colateral perigoso de praticar exercícios físicos com erros na execução são as lesões, que podem ser simples, mas que também podem vir a ser muito sérias, dependendo do caso.

Não é difícil encontrar em academias atletas realizando exercícios físicos de maneira incorreta. Realizar atividades físicas de maneira incorreta nesse caso, pode abranger tanto a execução errada dos exercícios físicos, o excesso de peso nos exercícios de musculação, como erros na postura do aluno.

Portanto, é importante frisar que quaisquer desses erros mencionados, podem desencadear graves lesões nos músculos e articulações.

Conheça os 6 erros mais comuns de quem começa praticar exercícios físicos.

01. Não fazer avaliação médica.

Não fazer avaliação física e médica antes de começar praticar exercícios físicos, seja na academia ou ao ar livre, é um erro frequente. O aval de um instrutor, bem como o “sinal verde” de um cardiologista após a realização de exames, são importantes.

O instrutor vai dar orientações quanto aos seus limites (quantidade de peso, número de repetições das séries, etc.), enquanto que os exames solicitados pelo médico darão um perfil da sua saúde atual, evitando possíveis riscos desnecessários.

Vale ressaltar que o exame médico para fazer a matricula na academia não é mais obrigatório. Contudo, não esqueça que o exame médico é uma prevenção para evitar possíveis problemas de saúde e deve ser feito periodicamente, ainda mais quando uma pessoa sedentária resolve se tornar atleta.

Em resumo, a saúde é sua e cabe a você cuidar dela da melhor maneira possível. Dessa forma, não fazer as avaliações necessárias antes de começar a praticar exercícios físicos é um dos erros mais comuns cometidos por iniciantes.

02. Não estabelecer objetivos ou ter objetivos impossíveis.

Outro erro muito comum de quem começa a praticar exercícios é sonhar com objetivos impossíveis, ou então o aluno simplesmente não ter objetivo nenhum para começar suas atividades. Isso pode levar o indivíduo ao desestímulo em pouco tempo. O ideal é estabelecer metas possíveis de serem alcançadas sem por a saúde em risco.

6 erros comuns de quem começa praticar exercícios físicos

03. Querer resultados imediatos ou instantâneos.

A ansiedade de querer ter um corpo definido ou perder vários quilos para obter uma melhoria significativa na estética corporal, leva as pessoas a imaginarem que resultados imediatos ou no curto prazo, irão aparecer assim que começaram a suar a camisa na academia.

Mas não é assim que a coisa funciona. É necessário ter paciência, muita força de vontade e persistência. Quem costuma frequentar a academia sabe muito bem que os bons resultados pelo esforço feito só começam a aparecer depois de pelo menos três meses após o início do treinamento realizado de forma regular.

04. Exagerar nos exercícios.

Exagerar na carga dos aparelhos (peso) ou no número de repetições das séries logo no início, não obedecendo a um período de adaptação do corpo aos exercícios, pode acarretar dores musculares intensas e até lesões nas articulações. Esses exageros no começo são causadores de muitas desistências nas academias.

O correto é começar com séries leves, aumentando gradativamente a intensidade dos exercícios e do número de repetições das séries.

Considere ler também:

Fazer abdominal emagrece a barriga ou não?

7 exercícios para emagrecer e perder a barriga.

Exercícios aeróbicos: qual modalidade escolher?

05. Fazer exercícios físicos sem orientação de instrutor.

Utilizar os aparelhos da academia e fazer séries sem a orientação de profissional habilitado é outro erro comum de quem começa praticar exercícios físicos. O instrutor deve orientar como fazer o exercício corretamente, de olho nas limitações físicas do aluno, evitando riscos de lesões nos músculos e nas articulações.

06. Não ter alimentação adequada.

Ter uma alimentação balanceada e equilibrada é essencial para potencializar os bons resultados das atividades físicas. Porém, um erro muito comum de quem começa praticar exercícios físicos é exatamente não incorporar ao cardápio diário uma alimentação adequada.

Alguns iniciantes acham que as atividades que está fazendo na academia são suficientes para emagrecer, não importando quantos gordurosos e calóricos “x-bacon” comam durante o dia.

Pessoas com esse pensamento estão totalmente enganadas. A reeducação alimentar é necessária, com dieta balanceada e equilibrada, para que os resultados esperados sejam conseguidos em menos tempo.

Você pode gostar...