8 melhores benefícios do Pilates.

O que é o Pilates?

Pilates é uma modalidade de atividade física que abrange um sistema completo de exercícios e controle muscular criado na década de 1920 pelo alemão Joseph Pilates.

O sistema consiste em uma série de movimentos e alongamentos, que utiliza o próprio peso do corpo para a execução da técnica que é cada vez mais usada, inclusive, para o tratamento e prevenção de problemas da coluna vertebral.

A prática do Pilates atualmente está em evidência, com uma demanda muito grande das pessoas em busca dos seus propalados benefícios, que vão desde a perda de peso, até a prevenção de diversas doenças.

Para que serve exatamente o Pilates?

Antes de tudo, é um exercício bastante recomendado para a correção da postura e reabilitação de problemas ocorridos nas articulações. Mas também atua no corpo como um todo, trabalhando os músculos a partir de alongamentos e melhorando o equilíbrio corporal do aluno.

os mehores benefícios do pilates

Os exercícios trabalham fortalecendo de forma intensa os músculos do abdômen, músculos lombares e glúteos.

Os pontos positivos da prática do Pilates são inúmeros e essa lista abaixo ficaria imensa se fôssemos falar de todos. Mas, vamos conhecer os mais comentados por quem se beneficia ou já se beneficiou da atividade:

Primeiro benefício – Pilates trabalha o corpo inteiro.

A prática do Pilates não visa privilegiar apenas o desenvolvimento de uma ou outra parte do organismo, mas sim, fazer um treinamento do corpo como um todo, de forma integrada, com foco na força, desenvolvimento muscular, aumento da flexibilidade nas articulações, equilíbrio, alongamento dos músculos, tudo de forma ampla, porém, bastante equilibrada.

A respiração e a mente tem papel de destaque na execução dos exercícios, com atenção voltada para a integração do corpo com a atividade realizada, fazendo, inclusive, com que o Pilates seja considerado uma excelente base como exercício, servindo como um grande aliado para qualquer outro tipo de atividade física que o aluno deseje fazer em complementação.

Segundo benefício – Pilates é para todos.

O Pilates pode ser realizado por todas as pessoas que precisem de seus benefícios, seja um indivíduo adulto e sedentário que esteja começando a se exercitar ou um aluno que já tenha o costume de frequentar academias diariamente.

Os exercícios de Pilates trabalham a força a partir do núcleo do corpo, buscando o alinhamento. Os movimentos possíveis são quase infinitos, deixando margem para modificações nos exercícios a fim de serem adaptados às necessidades individuais de cada atleta. Isso torna muito abrangente o círculo de pessoas que podem se beneficiar com os bons resultados que o Pilates oferece.

benefícios do pilates

Terceiro benefício – Pilates constrói força.

A prática dos exercícios de Pilates tonificam os músculos para funcionar em harmonia com o corpo como um todo, adequados às reais necessidades de um indivíduo no dia a dia durante a sua vida. A ideia, portanto, não é o desenvolvimento dos músculos com o aumento da massa muscular, mas a adequação funcional da força adquirida em prol da melhoria da saúde, condicionamento físico do atleta e qualidade de vida.

Quarto benefício – Pilates e flexibilidade.

A flexibilidade e alongamento dos músculos talvez sejam as características mais conhecidas do Pilates. Trabalhar esses pontos aumenta a segurança, evitando lesões, e aumenta de forma bastante ampla o movimento das articulações do corpo.

Quinto benefício – Pilates trabalha a força do núcleo do corpo.

Entendam como núcleo do corpo os músculos profundos do abdômen, costas e aqueles que estão localizados entre as pernas, que vão do osso púbico na frente até a base da espinha nas costas, também conhecido como assoalho pélvico. Fortalecendo esses músculos que dão apoio para as costas, eles facilmente suportam a estrutura do corpo, tornando-o ágil, com movimentos fáceis e eficientes, além de proporcionar uma boa postura. Com isso, os músculos do pescoço e ombros podem relaxar, facilitando o movimento os demais músculos e articulações.

melhores benefícios do Pilates

Sexto benefício – Pilates proporciona melhora da postura.

Uma característica que pode ser observada facilmente em quem pratica o Pilates com regular frequência é a boa postura. Os exercícios de Pilates, tanto os de solo como os praticados com o auxílio de equipamentos, proporcionam o treinamento do indivíduo para que seu corpo possa se expressar com harmonia. A boa postura é fruto do trabalho de força no núcleo do corpo, resultando num alinhamento corporal invejável.

LEIA TAMBÉM:

Sétimo benefício – Pilates ajuda a perder peso.

Perder peso talvez seja o benefício mais almejado por quem é sedentário e começa a praticar uma atividade física. No entanto, não seja precipitado. Praticando Pilates regularmente seu corpo irá mudar. Mas não em um período de tempo muito curto.

Quem pratica o Pilates tem uma melhoria significativa no tônus muscular, no equilíbrio, adquire uma postura elegante e, sem dúvida, fica com a autoestima bastante elevada.

O Pilates possibilita o praticante a desenvolver músculos fortes em longo prazo, e quando combinado com exercícios físicos aeróbicos, é uma arma poderosa de tonificação dos músculos, sendo de grande auxílio no emagrecimento.

No entanto, quem quer ou precisa perder peso, nunca pode se esquecer da regra básica do emagrecimento, seja fazendo Pilates ou qualquer outra atividade física: você tem que queimar mais calorias do que consome. A mágica é essa e ninguém foge dela.

Oitavo benefício – Pilates e a facilidade de praticar.

O Pilates é uma atividade física que se popularizou em todo o mundo. Como isso, o aluno consegue praticar em qualquer lugar, sendo fácil encontrar um estúdio, academia ou mesmo instrutor habilitado.

Além disso, por não ser preciso equipamentos sofisticados para serem executados, depois de algum tempo frequentando as aulas, o aluno pode fazer os exercícios na sua própria casa, em complemento aos ensinamentos adquiridos junto ao instrutor, bastando para isso, uma roupa adequada e um tapete.

Você pode gostar...