8 passos para um emagrecimento saudável e seguro.

Emagrecimento saudável.

Todo mundo que está com alguns quilos a mais sonha perder o excesso de peso, seja por motivos de saúde, seja por motivos estéticos. Mas isso não deve ser feito de qualquer maneira.

Para ter um emagrecimento saudável e seguro, alguns cuidados essenciais devem ser tomados. Confira o passo a passo:

Primeiro passo: visite o médico.

Primeiramente, vale lembrar que antes de seguir qualquer programa de emagrecimento, é essencial fazer uma consulta ao seu médico, pois ele poderá também lhe auxiliar com metas específicas segundo o seu peso, altura e corpo, visando sempre o emagrecimento saudável, sem precisar apelar para sacrifícos absurdos impostos por dietas extremamente restritivas e hipocalóricas.

Segundo passo: substituição de alimentos.

O segundo passo para ter um emagrecimento saudável é retirar entre 300 a 500 calorias diárias de comida, substituindo alguns alimentos por outros mais saudáveis. Esse segundo passo já ocasionará a perda de 450 a 900 gramas semanais.

emagrecimento saudável e seguro

Terceiro passo: exercícios físicos.

O terceiro passo é se exercitar por no mínimo 30 minutos diários. Inclua uma caminhada, uma corrida, ou qualquer outro esporte de seu interesse. A ideia então não é passar fome de jeito nenhum, mas gastar sempre mais calorias do que as consumidas, queimando as calorias que já ingeriu e também algumas que já foram estocadas anteriormente.

Quarto passo: esqueça o açucar.

Esqueça as gorduras, açúcares e doces. Substitua doces e sobremesas por frutas e gelatinas. Inclua em sua dieta também os legumes e vegetais. Não esqueça de comer sempre grãos, pães e arroz integrais. As bebidas alcoólicas também devem ser cortadas e substituídas por grandes quantidades de água e sucos naturais de frutas de sua preferência.

Quinto passo: prefira alimentos lights ou diets.

Para o emagrecimento saudável e seguro, lembre-se também de substituir alimentos normais pelos lights, visando o mínimo possível de calorias e gorduras. O leite integral deverá ser substituído pelo desnatado. Queijo, margarina e requeijão deverão ser comprados também em suas versões light.

No entanto, NUNCA cometa o erro de achar que pelo fato do alimento ser light ou diet, pode ser consumido à vontade e em grandes quantidades. Isso é um equívoco fatal que leva ao fracasso muitas tentativas de emagrecimento logo no início.

Sexto passo: prefira peixes e frangos.

Para ajudar no sucesso da dieta e manter um emagrecimento saudável, evite ao máximo as carnes vermelhas, que são fontes de gordura. No lugar delas, adicione peixes e frangos magros, que devem preferencialmente ser preparados grelhados, assados ou cozidos sem a pele.

Leia também:

Sétimo passo: variar os tipos de alimentos.

Uma vez ou outra, presenteie você mesmo com alimentos que você gosta. Mas, tome cuidado com as quantidades. Lembre-se também de que você deve variar os alimentos consumidos, com diferenciados tipos de vitaminas e nutrientes. Isso fará diferença na hora de obter e manter o emagrecimento saúdável, evitando que o organismo sinta falta de determinados nutrientes que antes estava acostumado.

Oitavo passo: fuja das dietas milagrosas.

Cuidado com as promessas das dietas da moda, pois essas geralmente esquecem de incluir os alimentos necessários para que a sua saúde continue bem, afinal, de nada adianta emagrecer sem saúde, não é mesmo? Antes de se inscrever em programas de emagrecimento saudável, lembre-se de se certificar se eles são realmente saudáveis. Quaisquer dúvidas ou para mais informações, consulte sempre o seu próprio médico.

Relembrando os passos para um emagrecimento saudável e seguro.

Começar um programa de emagrecimento fazendo uma reeducação alimentar, adotando uma dieta equilibrada e balanceada, além da prática regular de atividades físicas, vai garantir um emagrecimento saudável e seguro, sem por em risco a saúde da pessoa.

Porém, para que o sucesso seja garantido e duradouro, alguns passos devem ser levados em conta e seguidos à risca, evitando que a pessoa caia no terrível e nada saudável efeito sanfona, cuja característica é a pessoa emagrecer e voltar a engordar diversas vezes. Vamos relembrar as dicas:

01. Marcar consulta com médico para uma avaliação detalhada;

02. Substituir alimentos gordurosos por alimentos saudáveis;

03. Adotar a prática regular de atividades físicas;

04. Eliminar o açúcar da dieta;

05. Sempre preferir as versões diets e light dos alimentos;

06. Diminuir o consumo de carnes vermelhas, preferindo peixes e frangos sem pele;

07. Variar bastante o consumo dos alimentos saudáveis;

08. Fugir das dietas hipocalóricas e extremamente restritivas.

Tenha em mente que não existe dieta milagrosa. Adotando essas regras simples, o emagrecimento saudável e seguro virá naturalmente, no tempo certo, sem sacrifícios absurdos e perigosos para a sua saúde.

Você pode gostar...