9 benefícios da musculação para o corpo.

O que é a musculação?

Sempre ouvimos falar dos benefícios da musculação, mas poucas vezes ouvimos falar na sua definição. Portanto, vamos lá:

A musculação é uma atividade física que consiste em trabalhar a musculatura do corpo, fazendo exercícios físicos contra uma determinada resistência, que poderá ser utilizada de maneiras variadas como, por exemplo, uma barra, tensores elásticos, halter ou somente contra a força da gravidade.

Por que fazer musculação?

A busca pelo emagrecimento e melhoria da saúde com práticas esportivas atualmente é uma febre mundial. Quase todo mundo corre para a academia em busca não só dos benefícios da musculação, mas também das inúmeras vantagens que a prática de atividades físicas proporciona para ao corpo.

Benefícios da musculação.

Além do aumento da massa magra e eliminação da massa gorda, vamos conhecer diversos outros motivos e benefícios para incluir a prática regular da musculação na sua rotina.

benefícios da musculação jpg

  • A musculação ajuda a emagrecer.

Como toda e qualquer atividade física feita com regularidade, a musculação também emagrece. A musculação, em um prazo de médio e longo prazo, tem o benefício de aumentar a taxa metabólica basal, o que provoca um gasto calórico diário bem mais acentuado, desencadeando, claro, uma maior queima da gordura corporal armazenada.

  • Tonificação muscular.

A tonificação e fortalecimento dos músculos é a consequência natural de quem pratica musculação, aumentando a resistência muscular.

  • Melhoria na estética corporal.

Definir o corpo, músculos e melhorar a estética corporal são alguns dos benefícios que mais agradam aos adeptos da musculação, pois a prática da atividade física ajuda a eliminar gordura armazenada, aumentando a massa muscular magra, deixando a pessoa esteticamente mais bonita. Nesse caso, nem precisa dizer que a autoestima vai parar nas nuvens.

  • Auxilia na prevenção de osteoporose.

A prática da musculação proporciona o fortalecimento não só dos músculos, mas também dos ossos, reduzindo muito a possibilidade de que o atleta venha a desenvolver osteoporose, doença mais comum entre as mulheres e que se caracteriza pela degeneração ou fragilidade óssea.

  • Aumento da força física.

Com a repetição de exercícios de resistência e com pesos, a resistência muscular também aumenta, deixando a pessoa mais forte tanto para o trabalho como para qualquer outro momento que exija o uso de mais força.

  • Fortalece a região da coluna vertebral.

Como a musculação auxilia na prevenção da osteoporose, fortalecendo ossos, fortalece também os músculos da parte inferior das costas, o que vai evitar o surgimento de possíveis dores na coluna vertebral.

  • Diminui as chances de diabete.

A musculação proporciona a queima de muitas calorias e também do açúcar no sangue, diminuindo a taxa de glicemia, auxiliando na prevenção e controle da diabete.

  • Aumenta o equilíbrio.

Quando praticada regularmente, a musculação melhora o equilíbrio corporal e também a coordenação motora do praticante.

  • Melhora o humor.

A prática da musculação também libera a endorfina, que provoca a sensação de prazer e bem-estar, o que vai melhor o humor, auxiliando, inclusive, nas interações sociais.

A lista de benefícios da musculação é muito extensa e não para por aqui, claro. Mas, os que já foram mencionados são suficientes para demonstrar que a pessoa que resolve praticar musculação só tem a ganhar com as vantagens que virão para o corpo e saúde.

Leia mais sobre musculação:

Recomendação: orientação profissional.

A prática de toda atividade física deve ter acompanhamento profissional de instrutor devidamente habilitado, e para o atleta aproveitar ao máximo os benefícios da atividade física, esse cuidado também não poderia ser diferente na musculação.

O acompanhamento do professor é fundamental, pois suas orientações irão proporcionar melhores resultados em menos tempo, uma vez que evitará que o atleta faça exercícios e séries de forma errada, prejudicando o desempenho.

A orientação do instrutor também é importante para evitar possíveis lesões em consequência da execução errada ou inadequada das séries e repetições.

Vale lembrar que o atestado médico não é obrigatório para fazer matrícula em academias, porém, passar por uma avaliação médica antes de iniciar as atividades físicas é uma atitude inteligente e prudente.

Você pode gostar...