A musculação como aliada do emagrecimento.

A musculação é a atividade física que lidera o ranking das que mais queimam calorias depois do treino, estimulando o EPOC e acelerando o metabolismo.

A musculação contribui para a redução da gordura corporal por ser uma modalidade que usa a resistência.

O que os alunos de musculação procuram?

Quando um aluno procura por aula de musculação, não significa que está só querendo ganhar músculos. Os motivos que levam as pessoas a procurarem pelo treinamento de força podem ser vários como aumento de massa, ampliação de força, melhora da potência muscular, evitar doenças como osteoporose, se recuperar de lesões e emagrecer.

Treinamento contra resistência (musculação)

Durante as aulas de musculação a intenção é obter a resistência que poderá ser alcançada com exercícios que utilizam halteres, roldanas, tensores elásticos, barras longas, peso corporal, ação da gravidade, caneleiras e aparelhos hidráulicos.

A prática da musculação aumenta a taxa metabólica de repouso que representa 60 a 70% de energia gasta, responsável em manter as funções vitais durante o descanso. Por isso, o praticante de musculação queima calorias durante e após os exercícios.

A musculação também gera o EPOC, que é a capacidade do organismo de queimar calorias e gorduras, acelerando o metabolismo que continua agindo mesmo após os treinos. Para aumentar a ação do EPOC é necessário o aumento constante na intensidade dos exercícios durante a evolução dos treinos.

Quem pode praticar musculação?

Os exercícios de musculação são lentos e controlados, o que diminui o risco de lesões, por isso, é indicado para idosos, gestantes, obesos, adolescentes, homens, mulheres, cardiopatas, diabéticos e portadores de deficiência física.

musculação estimula o EPOC

Os treinos devem ser acompanhados por um professor de educação física e a intensidade dos exercícios deve ser controlada para os idosos, gestantes e adolescentes.

O ideal é que seja feita uma avaliação médica antes do inicio das aulas.

Você pode gostar...