A perigosa gordura abdominal masculina e feminina.

A gordura abdominal.

O pesadelo das mulheres e também de muitos homens: a famosa barriguinha ou gordura abdominal, que se tornou a vilã de muitas pessoas.

No entanto, mais do que uma questão de estética, esta gordura localizada pode trazer também muitos outros danos a saúde. Isso porque ela está fortemente relacionada com as doenças cardiovasculares, com a obesidade central, diabetes tipo 2, resistência à insulina e hipertensão.

São muitas as causas que podem levar ao excesso de peso e à gordura abdominal. A mais imediata está relacionada ao desequilíbrio energético que é causado pela ingestão demasiada de calorias.

Isso ocorre principalmente devido a uma vida sedentária e uma dieta muito calórica. Algumas vezes, isso também pode acontecer devido ao uso de medicamentos que incluem a obesidade em seus efeitos colaterais.

gordura abdominal masculina

Gordura abdominal masculina e feminina.

É importante salientar que existem diferenças entre a gordura abdominal masculina e feminina, por isso os tratamentos são diferentes.

No caso das mulheres, seus hormônios sexuais permitem o armazenamento da gordura principalmente no quadril, coxas e nádegas. No entanto, na fase da menopausa a tendência é que o acúmulo das gorduras no corpo feminino migre dessas regiões apenas para o abdômen. No caso dos homens, a principal centralização da gordura é na barriga.

Gordura abdominal: diagnóstico e tratamento.

A gordura abdominal pode ser percebida ainda em casa, mas um diagnóstico preciso pode e deve ser feito apenas pelo médico. Para isso são utilizados alguns métodos. Um deles é o Índice de Volume Corporal, que permite medir a forma do corpo da pessoa. Além disso, seu tratamento também exige acompanhamento do médico e do nutricionista.

Leia também:

O tratamento para eliminar o excesso de gordura abdominal consiste, principalmente, na prática de atividades físicas aliada a uma dieta alimentar regrada. Além disso, o tratamento médico pode ser acompanhado também de alguns medicamentos, principalmente quando houver a presença de outras doenças como a diabetes.

gordura abdominal feminina

Vale lembrar que os exercícios físicos para a perda da gordura do abdômen não consistem nos conhecidos abdominais, como é a crença de muitas pessoas. Isso porque eles não são suficientes para casos como esses, uma vez que apenas fortalecem músculos específicos, causando pouco efeito na eliminação da gordura abdominal.

Por isso, o treinamento mais pesado e acompanhado de um profissional de educação física é o mais indicado para quem precisa eliminar as gordurinhas localizadas no abdômen.

mais dicas de saúde...