Abdominal tradicional emagrece a barriga ou não?

Abdominal tradicional emagrece?

Quem precisa emagrecer e resolve fazer o exercício abdominal tradicional diariamente, possivelmente, vai se decepcionar com o resultado.

Já foi mais do que comprovado que fazer abdominal tradicional todos os dias não é a melhor forma de eliminar a barriga, com o agravante de que ainda pode ser prejudicial à coluna vertebral.

Perigos do abdominal tradicional.

Estudos apontam que o abdominal tradicional (também conhecido como estilo militar), além de não ser o melhor meio de emagrecer a barriga, também não é a melhor atividade física para deixar o abdômen bem definido, sem contar a possibilidade já mencionada de causar danos sérios na coluna, como dores e problemas na postura corporal, podendo deixar o atleta “corcunda”, mesmo que os exercícios sejam executados da forma correta.

Outro problema que pode ocorrer é o surgimento de hérnia de disco em virtude da pressão exercida no pescoço e na parte final da coluna.

O abdominal tradicional também é questionado quanto a sua eficácia por exigir um trabalho maior somente do musculo reto abdominal, proporcionando que os demais músculos abdominais fiquem inativos e não sejam trabalhados durante a execução do exercício.

exercício abdominal tradicional emagrece a barriga ou não

Exercício abdominal: prancha frontal.

Modalidades de abdominais que forçam o trabalho de toda a região da barriga, resultando no fortalecimento dos músculos, tanto aqueles localizados na parte da frente, como os da parte de trás e os do lado, são os mais indicados para auxiliar no emagrecimento da barriga, melhor postura corporal, definição do abdômen e proteção contra risco de lesões da coluna, uma vez que existirá certo equilíbrio entre as forças exercidas na região trabalhada.

Então, como fazer abdominal corretamente?

Alem do abdominal tradicional, existem diversas outras modalidades de exercícios abdominais como oblíquos, prancha lateral, sustentação deitada, sustentação sentada, prancha frontal, etc., sendo que cada uma trabalha mais determinados músculos.

Também poderá gostar de:

Contudo, a prancha frontal talvez seja a modalidade de abdominal das mais indicadas, uma vez que consegue trabalhar todos os músculos da região da barriga, tanto os da frente, os da lateral, como os de trás. E a maior vantagem dessa modalidade de abdominal é que não força a coluna vertebral nem traz problemas relacionados à postura do atleta.

A forma correta de executar a prancha frontal é ficar de bruços, com os antebraços apoiados no chão, estender as pernas e ficar apoiado na ponta dos pés. A seguir, subir o corpo paralelamente ao chão, formando, assim, uma linha reta da cabeça até os tornozelos.

Durante a execução do exercício, o abdômen deve ficar contraído o tempo todo. O atleta deve permanecer nessa posição por dez segundos e no fim do tempo, descer devagar. Repetir a prancha frontal mais quatro vezes.

mais dicas de saúde...