Acima do peso mas cheio de saúde: será que isso é possível?

Cheio de saúde e acima do peso.

Ser magro com o corpo definido é o desejo de muitos, isso por que visivelmente é bonito de se ver. Mas, quem disse que ser gordinho é sinônimo de feiura? E será que dá para estar acima do peso, mas cheio de saúde?

Muitas pessoas fazem dietas e até atos como colocar o dedo na goela para não engordar ou perder aqueles quilinhos a mais. O problema é que esses métodos usados para emagrecer podem causar danos graves ao organismo.

Afinal, o que é mais importante ser igual à maioria ou ter saúde?

Estar acima do peso é bom.

Se você tem uns quilinhos a mais, então, pode comemorar. A pesquisa feita no Centro Nacional para Estatísticas da Saúde e do Centro para Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos concluiu que estar com a taxa entre 25 e 30 no calculo IMC, ou seja, com peso excessivo o risco de morte é de 6% inferior ao das pessoas consideradas com peso normal.

Para os que estão com o índice entre 30 e 35, considerados obesos moderados tem a redução de 5% no risco de morte.

Atenção: estar com o índice acima de 35 aumenta o perigo de morte em 29%.

acima do peso com saúde

Acima do Peso e Cheio de Saúde.

Existe um mito que diz: pessoas acima do peso são mais propensas a terem doenças como colesterol alto e triglicérides, infarto, derrame, hipertensão e diabetes.

Mas, isso não é verdade, pessoas magras podem ter estas doenças e pessoas acima do peso não. Isso ocorre por causa dos genes de cada um.

Considere ler também:

Conheça as principais consequências da obesidade.

Como prevenir a obesidade com 3 passos importantes.

A gordura ou açúcar: qual o verdadeiro inimigo da saúde?

Caso a pessoa esteja acima do peso, mas é uma pessoa ativa, com alimentação saudável e é feliz, não tem porque querer emagrecer. A saúde esta relacionada com o modo de viver e não com o peso de cada um.

Por isso, se estiver com o peso ideal, cheio de saúde, ou mesmo abaixo do peso, nem pense em querer engordar por causa dos riscos de morte, afinal, comer gorduras em excesso favorece o surgimento de doenças relacionadas à obesidade, como colesterol alto e diabetes, aumentando os riscos para a saúde do indivíduo.

Se você está acima do peso, considere calcular o seu IMC.

Você pode gostar...