Afinal, ser atleta de fim de semana é bom ou ruim?

Atletas de fim de semana.

Para aqueles que decidiram se exercitar apenas nos fins de semana já devem ter ouvido que isso faz mal, mas será mesmo verdade?

A correria do dia a dia obriga muitas pessoas se tornarem atletas de fim de semana, atividade essa não recomendada por médicos há muito tempo, apesar de que hoje especialistas afirmam que melhor pouca atividade física do que nenhuma.

Porém, alertam que nenhum exercício deve ultrapassar os limites do corpo e os primeiros sinais de que está no limite são dores, sensação de queimação, respiração acelerada e moleza.

Exercícios de fim de semana

Médicos comunicaram que praticar esportes nas horas vagas como no fim de semana tem alterado o quadro de sedentarismo e melhorado o estilo de vida de muitas pessoas. O sedentarismo é uma preocupação mundial onde 80% da população se enquadra na classificação como sedentários.

A prática tem dado certo e a orientação é se exercitar mesmo que seja apenas nos fins de semana, mas as atividades devem ser leves e moderadas, nada de exageros. Os exercícios indicados são caminhada, bicicleta e corrida leve. Para os que gostam de esporte jogar futebol, vôlei e basquete são indicados desde que sem exagero.

Perigos para os atletas de fim de semana

O perigo não é fazer exercícios físicos somente de fim de semana, mas está no exagero de cada atividade, principalmente se a pessoa já é sedentária. Por isso, fazer uma avaliação médica é fundamental, principalmente para quem tem problemas crônicos como pressão alta, diabetes, obesidade e colesterol alto.

atletas de fim de semana

Atletas de fim de semana: o maior perigo está no exagero ao praticar a atividade.

O exame irá identificar problemas cardiovasculares que podem gerar dor no peito e dificuldade de respirar, podendo também indicar qual atividade é recomendada para o seu estilo de vida.

Os atletas de fim de semana devem ficar atentos, pois os exageros podem causar lesões, crises de hipertensão, desidratação e mal súbito, por isso, os homens precisam tirar da cabeça que não são jogadores de futebol profissional.

mais dicas de saúde...