Ajuda para emagrecer: Top 10 legumes milagrosos.

Uma ajuda para emagrecer.

Inúmeros estudos e pesquisas já comprovaram que na eterna luta contra a balança, os legumes são de grande ajuda para emagrecer e proporcionar muitos outros benefícios para o corpo.

Logo, podemos afirmar, com certeza, que é um tipo de alimento que não pode faltar de forma alguma no cardápio diário, seja qual for o programa de emagrecimento que a pessoa esteja utilizando.

Os legumes são extremamente saudáveis e fontes de vitaminas e nutrientes, pois têm componentes que fortalecem o sistema imunológico, aceleram o metabolismo e limpam o organismo, eliminando resíduos e toxinas.

Abaixo, vamos conhecer os top 10 legumes milagrosos por serem muito saudáveis e pouco calóricos, portanto, de grande ajuda para emagrecer, sem o indivíduo precisar passar fome ou apelar para dietas muito restritivas.

ajuda para emagrecer

Quiabo.

Os benefícios que o quiabo traz para a saúde são inúmeros, entre eles, a capacidade de diminuir os níveis do colesterol ruim no sangue, melhorar a digestão, proteger a saúde cardiovascular e fortalecer o sistema imunológico.

O alimento também atua ajudando na redução e controle da pressão arterial. Por ser muito rico em fibras, propicia saciedade por um período de tempo maior, o que é uma excelente ajuda para emagrecer.

Feijão.

O feijão é uma semente indispensável no prato dos brasileiros. O alimento também proporciona muita saciedade e pode ser combinado com arroz integral. Nutritivo, vai ajudar na redução de peso.

Repolho.

Extremamente nutritivo, é fonte de Vitaminas C, K, e A, além de betacaroteno. Possui, ainda, cálcio, potássio e magnésio, e baixo teor de calorias. Pode ser consumido cozido na panela ou no vapor, ou ainda cru nas saladas, evitando, dessa forma, a perda de nutrientes importantes.

ajuda para embracer brócolis

Brócolis.

O legume tem grande concentração de proteínas, pode e deve ser usado inclusive na alimentação infantil. Funciona como diurético e laxante leve. Por ser pouco calórico, é uma ajuda para emagrecer importante no processo de perda de peso.

Couve-flor.

A couve-flor é bastante utilizada em dietas para a perda de peso, pois tem baixíssimo teor calórico. Pode ser ingerida cozida ou crua, o que preserva mais os nutrientes.

Beterraba.

O alimento tem grande concentração de fibras e é ótima fonte de minerais, como potássio, magnésio e ferro. Tem alto poder de saciedade, além de conter diversas vitaminas.

Lentilha.

O vegetal pode ser utilizado como substituto do feijão. Por ser rica em fibras, a lentilha tem alto poder de saciedade, o que é uma boa ajuda para emagrecer. Atua também no controle do colesterol e combate anemias.

ajuda para emagrecer rabanete

Rabanete.

O rabanete é uma excelente fonte de vitamina C e de enxofre. Também tem componentes que atuam na limpeza do organismo, auxiliando na eliminação de toxinas e resíduos retidos no corpo. Tem baixo teor calórico e alta concentração de água e de fibras.

Abobrinha.

Abobrinha é uma ótima ajuda para emagrecer, pois auxilia na eliminação de toxinas e reduz a retenção de água no corpo, diminuindo o inchaço. Também conta com pouquíssimas calorias, o que ajuda no processo de redução de peso.

Considere ler também:

Cenoura.

Alimento muito rico em Vitaminas A, C, B2 e B3, possui grande quantidade de fibras, proporcionando a sensação de saciedade por mais tempo. Além disso, auxilia na desintoxicação do organismo e facilita o trânsito intestinal.

Bônus: Quinoa.

Embora não tenhamos encontrado nada com referência à quinoa ser um legume ou não, mas, sim, um pseudocereal com alto valor nutritivo, o grão oriundo da planta Chenopodium quinoa, merece destaque entre os alimentos que ajudam na perda de peso por ser uma verdadeira estrela das dietas.

A Quinoa é um alimento rico em proteínas e fibras, além de aminoácidos que aceleram o metabolismo e auxiliam no ganho de massa muscular.

Aliados a esses benefícios, a quinoa tem baixo índice glicêmico e oferece alta saciedade e energia prolongada, possibilitando a diminuição da quantidade de refeições diárias, o que, com certeza, é uma ajuda para emagrecer.

Legumes milagrosos.

Vimos aqui alguns legumes considerados milagrosos quando o assunto é perda de peso, uma vez que são alimentos pouco calóricos, mas, muito nutritivos, portanto, são nutrientes que devem ser utilizados por quem precisa de ajuda para emagrecer.

A pessoa que está com alguns quilos a mais e necessita perder algum peso, só tem a ganhar com o consumo regular desses alimentos.

Os legumes, quando preparados corretamente e com criatividade, são muito saborosos e podem fazer parte do cardápio de adultos e crianças, trazendo benefícios para toda a família.

mais dicas de saúde...