Ajuda para emagrecer – 9 dicas para perder peso.

Perder peso é uma luta para muitas pessoas, sendo certo que a maioria dos indivíduos não consegue vencer essa guerra sozinha e precisa de ajuda para emagrecer e eliminar aqueles incômodos quilos extras.

Os motivos que levam as pessoas a entrar nessa luta difícil pelo emagrecimento são muitos, mas, entre os principais estão a necessidade de elevar a autoestima, a vontade de melhorar a estética corporal para passar a gostar daquilo que vê no espelho e obter melhorias na saúde que o emagrecimento irá proporcionar.

Porém, o simples fato de poder eliminar o excesso de gorduras retidas no corpo, principalmente aquelas que são consideradas mais perigosas e que costumam ficar armazenadas na cintura abdominal, já é motivo suficiente para a pessoa não ficar relutante e procurar imediatamente ajuda para emagrecer.

Com certeza, a perda de peso trará também muitos outros benefícios como a redução do risco do surgimento de doenças relacionadas à obesidade. Entre elas, podemos citar a diabetes, doenças cardíacas, colesterol alto, pressão arterial alta e até mesmo câncer.

Para iniciar o processo de emagrecimento, a pessoa deve procurar ajuda para emagrecer junto a médicos e nutricionistas, que darão orientações relevantes e seguras nesse sentido.

Ao mesmo tempo, o indivíduo pode fazer pequenas alterações no seu estilo de vida, iniciando um processo de reeducação alimentar, melhorando a alimentação com a inclusão de alimentos mais saudáveis e nutritivos, fugir de dietas pouco confiáveis como as hipocalóricas, além de começar a prática regular de atividades físicas.

Abaixo, vamos relacionar algumas dicas importantes e fáceis de serem seguidas, mas, que serão de grande auxílio no emagrecimento saudável e sem riscos desnecessários para a saude.

ajuda para emagrecer

Ajuda para emagrecer: não tenha pressa. Perder peso muito rápido pode não ser saudável.

Ajuda para emagrecer – 9 dicas.

Primeira dica – Não seja apressado.

Não tenha pressa, pois o emagrecimento muito rápido geralmente não é saudável. Ninguém consegue perder cinco quilos em uma semana de forma saudável.

Quando a pessoa perde muito peso em um período de tempo bastante reduzido utilizando dietas hipocalóricas, por exemplo, normalmente, recupera todo o peso, ou até um pouco mais, em pouco tempo.

Isso acontece porque nosso corpo foi feito para sobreviver e as carências nutricionais do organismo, depois de certo período utilizando uma dieta extremamente restritiva, forçarão a pessoa voltar a comer de forma compulsiva exatamente para “sobreviver”.

Segunda dica – Faça mudanças gradativas.

Fazer mudanças no estilo de vida não é coisa tão fácil como parece. Portanto, a pessoa não precisa mudar sua vida de cabeça para baixo de um dia para o outro. Procure mudar seus hábitos de forma gradativa, iniciando uma reeducação alimentar, mudando o seu cardápio aos poucos, incluindo alimentos mais nutritivos, de forma balanceada e equilibrada.

Coloque na sua rotina a prática regular de atividades físicas, podendo começar com três dias por semana e, à medida que for adquirindo condicionamento físico, a frequência pode ser aumentada conforme a necessidade de emagrecimento.

Também não se esqueça de escolher uma modalidade de atividade física que realmente goste, do contrário, o horário destinado aos exercícios físicos pode se tornar uma verdadeira tortura.

Terceira dica – Não exclua nenhum nutriente.

Não existe a necessidade de eliminar qualquer que seja o nutriente de uma vez por todas da sua vida, pois o nosso corpo precisa de todos eles. O que deve haver sempre é moderação na hora de consumir.

Quarta dica – Controlar a ansiedade.

Uma coisa que é de grande ajuda para emagrecer é o indivíduo que está seguindo algum programa de emagrecimento conseguir controlar a ansiedade.

A ansiedade é uma das grandes causas de fracassos das pessoas que estão querendo perder peso. Geralmente, ela surge pelo fato do indivíduo querer logo ver os resultados do seu esforço para emagrecer.

Como a gordura não sai do corpo de uma hora para outra e comer coisas gostosas é muito mais prazeroso do que se privar delas, a ansiedade ataca de forma violenta, muitas vezes levando a pessoa a desistir por achar que não irá obter resultados satisfatórios e que aquele esforço é pura perda de tempo.

Uma das formas de controlar a ansiedade é encontrar uma distração como assistir um filme, ou algum hobby para desviar a atenção, não ficar querendo subir na balança a toda hora e não pensar o dia inteiro em comida.

Quinta dica – Tenha horário certo para as refeições.

Não restam dúvidas que fracionar as refeições e estipular horários certos são atitudes que serão de grande ajuda para emagrecer e controlar o apetite.

O ideal é dividir as refeições em seis etapas durante o dia, estabelecendo um intervalo aproximado de três horas uma da outra, podendo ficar da seguinte forma: um café da manhã bem reforçado; um pequeno lanche da manhã; almoço; um pequeno lanche da tarde; jantar e ceia.

ajuda para emagrecer saudável

Ajuda para emagrecer: procure substituir a sobremesa por frutas.

Sexta dica – Substitua doces por frutas.

Aquela deliciosa sobremesa pode facilmente ser substituída por uma gelatina ou por uma porção de salada de frutas.

Sétima dica – Consuma muita água.

A lista de benefícios da água para o nosso organismo é muito extensa. A água faz uma grande faxina no corpo, limpando órgãos como rins e fígado, eliminando toxinas e resíduos retidos e diminuindo o inchaço do corpo. Portanto, podemos afirmar que a ingestão abundante de água é uma grande ajuda para emagrecer.

Além disso, a água hidrata, mantendo o equilíbrio hídrico e regulando a temperatura corporal. O recomendado por médicos e nutricionistas é que o consumo de água seja de, pelo menos, dois litros diariamente.

Oitava dica – Inicie as refeições com os vegetais.

Quando a pessoa vai para a mesa para almoçar ou jantar, normalmente, já está com o estômago vazio e com muita fome. Assim, o ideal é iniciar o almoço e jantar com vegetais.

As verduras, legumes, saladas e folhas em geral são alimentos muitos nutritivos e com baixo potencial calórico. Isso será uma ajuda para emagrecer muito importante, pois esses nutrientes também são muito ricos em fibras, que proporcionam a sensação de saciedade por mais tempo.

Considere ler também:

Nona dica – Amizades que tenham o mesmo objetivo.

Estreitar amizade com pessoas que também estejam com o mesmo objetivo de emagrecimento é uma valiosa ajuda para emagrecer e continuar motivado, diminuindo as chances de desistência no meio do caminho.

Participar de comunidades no Facebook e/ou Google Plus, que abordem temas como emagrecimento, reeducação alimentar e atividades físicas funciona como uma verdadeira “injeção de ânimo”, pois são espaços onde o indivíduo pode desabafar seus problemas e dificuldades relacionadas, ouvir conselhos, sugestões e ser incentivado, aumentando as chances de sucesso.

Da mesma forma, nessas comunidades a pessoa pode sugerir, aconselhar e incentivar outras pessoas que também estejam com dificuldades de manter o foco e comprometimento com a dieta escolhida.

E nunca esqueça: o essencial mesmo é procurar todos os meios de ajuda para emagrecer saudável e não desistir nunca, pois a saúde é o mais importante de tudo.

mais dicas de saúde...