Alimento funcional para prevenir e combater a celulite.

Alimento funcional é aquele nutriente que tem as funções nutricionais básicas, mas que, quando utilizado como parte de uma dieta usual, também pode produzir outros efeitos metabólicos e fisiológicos, com muitos benefícios à saúde como um todo.

A ingestão desse tipo de alimento pode estar relacionada à prevenção, controle ou diminuição dos riscos de determinadas doenças crônicas.

Com relação à celulite, o alimento funcional é uma das principais armas para prevenir e combater o mal. Os tratamentos estéticos podem até dar a sua parcela de ajuda, mas, a forma mais eficiente e definitiva de lidar com o problema é por meio da adoção de uma dieta correta, balanceada, nutritiva e saudável.

Os furinhos e a aparência de casca de laranja que a celulite deixa é uma imperfeição da pele que incomoda e mexe muito com a autoestima das mulheres, principalmente no verão.

Mesmo que o corpo esteja magro, em forma e bem definido, na hora que a mulher coloca o biquíni, as marcas da celulite são notadas, o que resulta na insegurança feminina com o próprio corpo.

São muitos os tratamentos estéticos existentes para melhorar a aparência da pele e até mesmo eliminar a celulite.

alimento funcional folhas verdes e escuras jpg

Mas, não podemos esquecer que a raiz do problema está exatamente no consumo de gorduras, o que nos leva à conclusão lógica que a melhor maneira de prevenir e combater a celulite é com a adoção de hábitos alimentares saudáveis e uma dieta balanceada.

De nada adianta procurar clínicas especializadas e fazer tratamentos caríssimos visando melhorar a aparência da pele ou eliminar a celulite, se os cuidados alimentares não forem seguidos diariamente.

Para aumentar significativamente as chances de êxito, a pessoa deve moderar muito a ingestão de gorduras trans, gorduras saturadas, açúcar, sal, alimentos industrializados (muito ricos em sódio e conservantes) e carboidratos refinados (com menos fibras do que os carboidratos integrais). Tais nutrientes são inclusive conhecidos como os principais causadores da celulite.

Alimentos para combater a celulite:

Folhas verdes escuras.

Abuse de folhas como a couve, rúcula e espinafre, pois são alimentos com propriedades antioxidantes e facilitam o processo de eliminação dos radicais livres, prevenindo o envelhecimento precoce.

Oleaginosas.

Outro alimento funcional que não pode faltar na dieta para combater a celulite são as oleaginosas. Por fazerem parte de um grupo de nutrientes saudáveis, muito ricos em proteínas, gorduras insaturadas, minerais e vitaminas, tais alimentos devem estar sempre presentes no cardápio. As nozes, amêndoas e castanhas também têm características antioxidantes que serão de grande auxílio para evitar a celulite.

Alimentos integrais.

Uma das principais características dos alimentos integrais é a abundância de fibras na sua composição, o que ajuda no bom funcionamento do intestino, auxiliando na eliminação das toxinas e resíduos retidos no organismo, evitando que o quadro de celulite já existente se agrave.

Peixes ricos em Ômega 3.

O peixe é um excelente alimento funcional, especialmente espécies como a salmão, a sardinha e o atum, que possuem pouca gordura e são muito ricos em proteínas e no ácido graxo Ômega 3, que é um poderoso antioxidante que irá ajudar na prevenção da celulite.

Água de coco.

Além de ser um excelente alimento funcional, a água de coco é deliciosa de ser consumida. O alimento promove benefícios para a saúde como um todo, inclusive, auxilia na eliminação das toxinas, que são uma das causas da origem da celulite.

alimento funcional banana jpg

O poderoso chá verde.

O chá verde é um poderoso alimento funcional, bastante conhecido de quem está acima do peso e precisa iniciar um programa de emagrecimento para eliminar o excesso de gordura.

Além de ser um alimento termogênico, a bebida também é famosa por ser antioxidante e ter propriedades diuréticas, o que a torna um forte aliado para ser usado no controle da celulite. Para potencializar sua ação no combate aos furinhos da pele, o ideal é a ingestão de três xícaras durante o dia.

Abacaxi.

Poucos sabem, mas a celulite, na verdade, é uma inflamação do tecido subcutâneo. O abacaxi é um alimento funcional rico em bromelina, uma enzima que ajuda na digestão, melhorando o bom funcionamento do intestino, mas que também age como um poderoso anti-inflamatório, o que vai auxiliar no combate aos furinhos da pele.

Maçã.

A maçã é muito rica em fibras e a sua ingestão proporciona a formação de uma espécie de gel no estômago, prolongando a sensação de saciedade. Além disso, o alimento ajuda retardar a absorção da glicose e gorduras pelo organismo. Auxiliar na neutralização e eliminação das toxinas retidas no corpo é outro dos benefícios do consumo da maçã.

Banana.

A banana dificulta a absorção de gordura pelo organismo e regula o intestino, melhorando o bom funcionamento do órgão. Por ser muito rica em potássio, a fruta age no processo de drenagem linfática, reduzindo a retenção de líquido e diminuindo o inchaço, o que ajuda na prevenção e combate à celulite.

A banana é um alimento funcional muito indicado por nutricionistas, pois é uma excelente fonte de vitaminas C e A. Além disso, tem substâncias antioxidantes muito eficientes no combate aos radicais livres.

Entre outros benefícios da banana estão o fortalecimento dos vasos sanguíneos e a diminuição da produção de insulina.

Leia mais:

Alimento funcional: os mais consumidos.

Os nutrientes mencionados neste artigo são apenas alguns exemplos. A relação de alimentos funcionais que fazem muito bem para a saúde e ajudam na prevenção, controle e combate à celulite é muito extensa. Mas, vamos conhecer mais algumas opções:

Brócolis, couve, figo, laticínios, abacate, amêndoas, amaranto, gérmen de trigo, semente de girassol, batata doce, leguminosas, ervilhas, nabo, suco de laranja e semente de linhaça.

Claro que a orientação nutricional de especialista (médico ou nutricionista), irá aumentar, e muito, as chances de melhores resultados na utilização de alimento funcional com o intuito de eliminar os indesejáveis furinhos da pele.

mais dicas de saúde...