Alimentos que ajudam a baixar a pressão arterial.

Muitas pessoas correm atrás de academias ou iniciam a prática regular de atividades físicas com o objetivo de perder o excesso de peso.

Contudo, isso não ocorre apenas por problemas relacionados à estética corporal, mas, principalmente, em busca de melhorias da saúde do organismo como um todo.

Sedentarismo: o grande problema.

Sabemos que o sedentarismo costuma proporcionar que indivíduos desenvolvam diversas doenças que poderiam ser evitadas ou pelo menos adiadas, se exercícios físicos fossem incorporados à rotina das pessoas. Entre essas doenças, está a hipertensão.

A hipertensão arterial é uma doença crônica caracterizada pelos elevados níveis de pressão nas artérias, o que obriga o coração a fazer um esforço maior para circular o sangue através dos vasos sanguíneos.

Hipertenso é o indivíduo que possui a pressão arterial acima dos valores considerados normais. Com esta pressão muito alta nas artérias, a pessoa acaba tendo mais chances de desenvolver também outras doenças como a arteriosclerose, por exemplo.

alimentos para baixar a pressão arterial

Além disso, os hipertensos podem ter de quatro a seis vezes mais chances de serem vítimas de um derrame. A pressão alta pode afetar os rins e até mesmo provocar doenças oculares.

Por todas estas razões, os hipertensos devem sempre tomar muito cuidado e aferir a pressão constantemente, muitas vezes, fazendo o uso de medicamentos para controlá-la.

Alimentos para baixar a pressão arterial.

Os exercícios físicos praticados regularmente são considerados armas eficientes que auxiliam no controle da hipertensão. Mas, você sabia que também existem alimentos para baixar a pressão arterial? São nutrientes que ao serem introduzidos no cardápio podem ajudar muito aqueles que são vítimas dessa doença.

Por exemplo, para baixar a pressão arterial é indicado ingerir todos os tipos de frutas frescas e de queijos sem sal. No café da manhã, a pessoa hipertensa pode optar por cereais integrais e, durante o dia, também é recomendável tomar suco de beterraba. O ideal é consumir até três ovos por semana, incluindo aqueles colocados em bolos e tortas, por exemplo.

As carnes mais indicadas são o patinho, coxão mole e duro, lagarto, alcatra, maminha. O frango, peru e chester devem ter a pele retirada antes do preparo.

Considere ler também:

Os iogurtes light e margarinas ricas em ômega 3 também são boas opções para acompanhar as refeições. Quem sofre de hipertensão deve se lembrar de reduzir a quantidade de sal. Por isso, a dica é utilizar ervas finas e outras especiarias que possam ser boas alternativas para conferir mais sabor às refeições.

Para evitar o aumento da pressão arterial, também existem alguns alimentos que devem ser evitados o máximo possível como frituras e os alimentos ricos em gordura, por exemplo. Além disso, os queijos como parmesão, provolone e suíço também não são indicados.

Evite os embutidos, os doces, molhos como maionese, mostarda e ketchup, frutos secos como o amendoim e carnes como hambúrguer e bacon. Retire do cardápio as verduras e legumes pré-cozidos ou em conserva.

alimentos para baixar a pressão alta

A lista dos alimentos que ajudam a manter a hipertensão sob controle é extensa. A seguir vamos relacionar mais alguns exemplos: salmão grelhado, abacate, espinafre cozido, batata assada, banana, feijão preto cozido, molho de tomate, mamão papaia, alho, kiwi, uvas, alface, melancia, aspargos, romã e brócolis.

Além disso, não esqueça que beber muita água faz bem ao organismo. Portanto, para ajudar a reduzir a pressão arterial, deve-se beber de dois a dois litros e meio de água por dia.

Todo cuidado é pouco: a hipertensão é uma doença silenciosa, assintomática na maioria dos casos e perigosa, muito perigosa. O conteúdo deste artigo é meramente informativo. O acompanhamento médico de quem desenvolveu a doença é essencial.

Você pode gostar...