Alimentos antioxidantes e seus benefícios.

O que são antioxidantes?

Sabemos que os alimentos antioxidantes proporcionam diversos benefícios para o organismo como um todo. Mas, afinal, o que são os antioxidantes?

Antioxidantes são moléculas que tem a propriedade de retardar ou inibir o processo de oxidação das células causado por substâncias conhecidas como radicais livres, podendo leva-las à danificação ou morte. A consequência dessa oxidação é o possível surgimento de alguns males como diabetes, câncer, doenças cardíacas, dentre outros.

Sendo assim, a função dos antioxidantes é promover um bloqueio às reações da oxidação, eliminando os radicais livres, protegendo, dessa forma, as células (membranas e outras partes).

Abaixo, vamos fazer uma relação dos alimentos antioxidantes mais procurados, de fácil aquisição e que não podem faltar na sua dieta.

alimentos antioxidantes jpg

Açafrão ou cúrcuma.

O açafrão-da-terra, nutriente também conhecido como cúrcuma, açafrão-da-índia e gengibre amarelo, é uma planta herbácea de origem asiática. O alimento é rico em curcuminoides, que são compostos com propriedades anti-inflamatórias, agindo também na prevenção e combate do envelhecimento precoce.

O açafrão pode ser usado na hora da preparação da comida ou ainda ser polvilhado sobre o arroz com feijão, por exemplo.

Aveia.

Esse é um dos alimentos antioxidantes mais consumidos. Além de ser muito rica em fibras e carboidratos, a aveia tem alta concentração de silício, auxiliando na estruturação da pele, melhorando a elasticidade e o aspecto da celulite. Outro componente, a betaglucana, age dificultando a absorção de gordura no intestino e também combate o envelhecimento da pele.

Azeite de oliva.

De uma a duas colheres por dia é o ideal para a pessoa tirar o máximo proveito das propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do azeite de oliva. O nutriente também é rico em gordura monoinsaturada.

Frutas cítricas.

Frutas como a laranja, goiaba e limão são alimentos com alta concentração de substâncias fitoquímicas naturais denominadas bioflavonoides que desempenham a função de agentes antioxidantes, maximizando a ação antioxidante da vitamina C.

Semente de linhaça.

O ácido graxo ômega 3 é um poderoso anti-inflamatório natural encontrado em abundância na semente de linhaça.

Outro benefício é a grande concentração de fibras encontradas na linhaça, o que torna o nutriente um dos melhores alimentos antioxidantes. O consumo regular da linhaça ajuda a limpar o organismo, fazendo uma verdadeira faxina, eliminando resíduos e toxinas retidas.

Pepino

De fácil aquisição e com baixo custo, o pepino tem propriedades diuréticas, sendo também um anti-inflamatório natural. O alimento age eliminando toxinas e líquidos retidos, diminuindo o inchaço. Também é rico em vitaminas A, C e sais minerais.

Considere ler também:

Outros alimentos.

Além dos nutrientes já mencionados, você pode também apostar em diversos outros alimentos antioxidantes com benefícios garantidos e sua saúde, claro, só tem a ganhar. Entre eles, podemos citar frutas vermelhas, mamão, abacaxi, melão, óleo de gergelim, salmão, cavalinha, atum, sardinha, arenque, chá de cavalinha, centelha asiática, dente-de-leão, sálvia, semente de abóbora, suco de uva, aipo, gengibre, beterraba, acerola, brócolis, caju, couve, espinafre, kiwi, manga, morango e tomate.

Substâncias antioxidantes.

Os alimentos antioxidantes são assim chamados por serem ricos em substâncias com essas propriedades. Alguns exemplos de antioxidantes encontrados nos alimentos: betacaroteno, vitamina C, vitamina E, ácido elágico, antocianinas, bioflavonoides, catequinas, isoflavona, licopeno, ômega 3, polifenóis, resveratrol, selênio, cisteína e glutationa.

Você pode gostar...