Alimentos com calorias negativas: nutritivos e saudáveis

Alimentos com calorias negativas.

Neste artigo vamos abordar um assunto que está muito em evidência atualmente, que são as chamadas calorias negativas, afinal, quase todo mundo que está com alguns quilos acima do peso, costuma brigar com frequência diária contra os ponteiros da balança e, ainda assim, sonha em poder comer tudo o que estiver ao seu alcance, sem precisar ter a constante preocupação com aumento da massa corporal gorda.

Mas será que realmente existem alimentos com calorias negativas a ponto de poderem ser ingeridos à vontade e que, ao invés de provocar a obesidade, acabam ajudando em todo o processo de emagrecimento?

Sim, existem. Algumas características desses alimentos é que são nutritivos e com baixo potencial calórico, porém, ricos em fibras.

Mas, o que são exatamente esses alimentos com calorias negativas?

A teoria é que certos alimentos são tão pobres em calorias que o organismo acaba gastando bem mais energia durante os processos de ingestão e digestão do que a quantidade de calorias que tais alimentos fornecem ao corpo, resultando na perda de peso.

Exemplificando de outra maneira, os alimentos com calorias negativas funcionam como um tipo de conta corrente, na qual o saldo fica negativo se os gastos acabarem sendo maiores do que os créditos existentes.

alimentos com calorias negativas melancia

Alimentos com calorias negativas: 100 gramas de melancia tem apenas 35 calorias.

Outra particularidade é que eles não se confundem com alimentos termogênicos, que são outros aliados das dietas. Os termogênicos são capazes de produzir calor ao serem digeridos e, ainda, o aumento de metabolismo acaba deixando o seu corpo mais ativo para o consumo de maiores quantidades de calorias.

Conheça a seguir alguns alimentos que possuem calorias negativas:

A melancia.

A melancia é riquíssima em fibras e conta com vários tipos de nutrientes. Ainda, a melancia ajuda a hidratar, pois é composta por mais de 90% de água.

Uma fatia equivalente de 100 gramas conta com mais ou menos 35 calorias. O usuário conta, também, com boas quantidades de vitaminas A, B1, B2, B3 e C, além de fósforo, glutationa, cálcio, entre outros componentes. A fruta, além de se enquadrar no grupo de alimentos com calorias negativas, ajuda a controlar a pressão arterial e combater o envelhecimento precoce.

alimentos com calorias negativas couve

Alimentos com calorias negativas: a couve é rica em fibras e vitaminas C, K e B6.

A couve.

Bastante presente na culinária brasileira e podendo ser facilmente encontrada em qualquer feira livre ou supermercado do seu bairro, a couve oferece ainda muitos benefícios para a saúde. É repleta de nutrientes, dentre eles a vitamina C, K e B6, além de diversos tipos de antioxidantes.

A couve deve ser consumida preferencialmente crua ou com um baixo cozimento, sendo uma excelente opção para prevenção do câncer e infecções de sistema imunológico.

Considere ler também:

O alho.

O alho conta com benefícios que também vão muito além de um bom tempero. Quem utiliza o alho na culinária aproveita os benefícios de consumir vitaminas A, B2, B6, C e, também, ferro, entre vários outros tipos de nutrientes. O alimento atua fortemente para um melhor funcionamento cardiovascular e do sistema imunológico.

alimentos com calorias negativas alho

Alimentos com calorias negativas: o alho é ótima fonte de vitaminas A, B2, B6, C e ferro.

Obviamente, existem muitos outros alimentos considerados como sendo de calorias negativas, entre eles, o alface, a abobrinha, o pepino, o damasco, a berinjela, a maçã, a beterraba e a mexerica.

E você, caro leitor, conhece mais alguns alimentos nutritivos, pobres em calorias e ricos em fibras, que podem ajudar no emagrecimento? Em caso positivo, divida essa informação conosco.

Você pode gostar...