Alimentos que melhoram a circulação sanguínea

Vamos conhecer 20 alimentos que melhoram a circulação sanguínea, permitindo que o cérebro receba oxigênio de maneira apropriada.

Alimentos que melhoram a circulação sanguínea

Alimentos que melhoram a circulação sanguínea.

O coração é a bomba principal da máquina que mantém a circulação do sangue, portanto, é importante que esteja bem saudável, garantindo que o fluxo sanguíneo seja eficiente por todo o corpo.

Em virtude disso, falaremos dos principais alimentos que favorecem a circulação do sangue e trazem benefícios ao coração.

As principais características desejáveis desses alimentos é que apresentem baixo teor de gordura e que sejam ricos em substâncias antioxidantes.

As substâncias extraídas dos alimentos que ingerimos vão diretamente para o sangue que corre nas veias, vasos sanguíneos e são bombeadas pelo coração.

Os vasos sanguíneos transportam os nutrientes, o oxigênio, os sais minerais e as vitaminas para todos os órgãos do corpo.

Se o corpo estiver com alguma debilidade em virtude de uma alimentação inadequada, pode favorecer o surgimento de diversas doenças ou problemas de saúde no curto e médio prazo.

Por isso mesmo, devemos conhecer os benefícios e consumir com frequência alguns alimentos que melhoram a circulação sanguínea.

Laranja.

A laranja tem grande concentração de vitamina C, que auxilia na diluição do sangue de maneira natural, bem como no fortalecimento dos vasos sanguíneos, evitando que placas de gordura fiquem acumuladas nas paredes capilares.

Chocolate amargo

O cacau é um dos alimentos que melhoram a circulação sanguínea, pois é rico em flavonoides. Consumir uma pequena porção de chocolate amargo no dia faz bem ao coração.

Pimenta caiena.

A pimenta caiena pode ser encontrada fresca ou seca. O consumo da pimenta acelera o metabolismo e ajuda a fortalecer os vasos sanguíneos e artérias.

Sementes de girassol.

Sementes de girassol tem grande concentração de vitamina, sendo responsável pela manutenção dos coágulos no sangue, vindo a ser um dos mais importantes alimentos que melhoram a circulação sanguínea.

Gengibre.

Gengibre é reconhecido por auxiliar na cura de problemas gástricos, como náuseas e indigestão, bem como por facilitar a circulação sanguínea.

Alho.

Dentre os alimentos que melhoram a circulação sanguínea, o alho tem destaque, trazendo diversos benefícios para a saúde corporal, sendo um deles a capacidade de purificar o sangue, evitando o acúmulo de placas de gordura nas artérias.

Ginkgo biloba.

Uma das características da Ginkgo Biloba é propriedade de dilatação dos vasos sanguíneos e artérias, melhorando o fluxo sanguíneo no corpo.

Goji berries

Goji berries são frutas com alta concentração de vitamina C, agindo no fortalecimento do sistema imunológico, bem como na redução dos níveis do colesterol ruim (LDL), protegendo cérebro e coração.

Alimentos que melhoram a circulação sanguínea 2

Melancia

A melancia também é um dos alimentos que melhoram a circulação sanguínea, pois são ricas em substâncias antioxidantes naturais, como o licopeno.

Tomate.

O tomate também tem grande concentração de licopeno, cujos benefícios para a saúde são muitos. Por ser um dos alimentos que melhoram a circulação sanguínea, sempre que possível, o tomate deve ser incluído no cardápio do dia a dia.

Salmão.

O salmão é muito rico no ácido graxo ômega 3, sendo, portanto, um dos alimentos que melhoram a circulação sanguínea, fortalecendo também o sistema cardiovascular.

Sementes.

As sementes, geralmente, são ricas em fibras, substâncias antioxidantes e também no ácido graxo ômega 3, além de serem fontes de componentes anti-inflamatórios naturais.

As sementes mais conhecidas e procuradas como alimentos que melhoram a circulação sanguínea, são a linhaça e chia.

Aveia.

A aveia é excelente para a redução do colesterol ruim, por causa da alta taxa de fibras, que auxilia no bom funcionamento do intestino e aumenta a sensação de saciedade.

A aveia pode ser consumida facilmente junto com iogurtes, vitaminas e saladas de frutas.

Frutas cítricas.

As frutas cítricas são excelentes alimentos que melhoram a circulação sanguínea, além de apresentarem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias naturais.

Limões, laranjas, toranjas e mexericas são bons exemplos de frutas cítricas. São alimentos nutritivos e de fácil digestão, portanto, devem compor o cardápio diário de todos que almejam muita saúde.

Oleaginosas.

Oleaginosas são alimentos que melhoram a circulação sanguínea, pois contêm substâncias antioxidantes e que trazem diversos benefícios ao sistema circulatório.

As amêndoas e nozes são ricas em ômega 3 e Vitamina E, e apresentam melhores resultados quando consumidas na versão crua.

alimentos que melhoram a circulação sanguínea 3

Folhas verdes.

Folhas verdes também estão entre os alimentos que melhoram a circulação sanguínea e proporcionam diversos outros benefícios para o organismo.

Os vegetais verdes são ricas fontes de diversas vitaminas, entre elas a C e K. Uma dieta saudável deve conter alimentos como espinafre, rúcula, couve, alface, nabo, almeirão, entre outros.

Todos são alimentos que melhoram a circulação sanguínea, favorecendo o fácil fluxo de sangue por todos os órgãos do corpo.

Açaí.

O açaí é uma fruta riquíssima em substâncias antioxidantes, que ajudam na eliminação de radicais livres e resíduos retidos no corpo.

Além disso, o açaí apresenta alta concentração do ácido graxo ômega 3, auxiliando na redução do colesterol ruim, o que influi na melhora da circulação do sangue.

Veja também:

Pepinos.

O pepino é um dos alimentos que melhoram a circulação sanguínea, pois tem grande concentração de água e propriedades diuréticas, auxiliando na eliminação de gorduras, resíduos e radicais livres.

Além disso, é excelente fonte de potássio, fibras e vitamina C, que também atuam melhorando o fluxo do sangue no corpo.

Aspargos.

Aspargos também são alimentos que melhoram a circulação sanguínea pois possuem substâncias capazes de eliminar resíduos retidos no corpo, toxinas e radicais livres.

Por ter muita água na sua composição, o aspargo apresenta propriedades diuréticas, que ajudam na eliminação de gorduras.

O alimento também é rico em potássio e vitaminas B e C, além de fibras, que ajudam na “faxina” corporal.

Pimentão vermelho.

O que chama a atenção no pimentão vermelho é a alta concentração de Vitamina C, mas também é um nutriente muito rico em fibras e substâncias antioxidantes, sendo um dos alimentos que melhoram a circulação sanguínea de maneira eficiente.

Dicas.

É saudável o consumo regular de legumes, cereais integrais e frutas, pois são alimentos que melhoram a circulação sanguínea, sem a necessidade da adoção de dietas restritivas.

Importante também que a pessoa consuma pelo menos dois litros de água por dia. Isso também ajuda, e muito, a ação dos alimentos que melhoram a circulação sanguínea.

Você pode gostar...