Andar de bicicleta emagrece e define o corpo.

Andar de bicicleta emagrece e, além de ser uma das melhores atividades aeróbicas, também ajuda a modelar as pernas, aumenta a capacidade respiratória, alivia o estresse, auxilia na definição corporal e proporciona a melhoria da saúde como um todo.

Pedalar ao ar livre é uma excelente opção por ser uma atividade física prazerosa e uma alternativa a mais para aquelas pessoas que não toleram ficar confinadas em um determinado ambiente e fazer exercícios que consideram chatos e repetitivos.

Andar de bicicleta emagrece mesmo?

Andar de bicicleta proporciona uma gostosa sensação de vento no rosto, o contato com a natureza e o sentimento de liberdade, ao passo que traz melhorias para a saúde em diversos aspectos e ajuda muito no processo de emagrecimento, já que pedalar durante uma hora, dependendo da intensidade imposta na atividade, pode levar a uma queima de até 700 calorias.

andar de bicicleta emagrece jpg

Quais os músculos mais trabalhados ao pedalar?

Andar de bicicleta emagrece por ser um potente exercício aeróbico, levando a uma queima acentuada de gorduras, deixando as pernas mais torneadas e firmes. O exercício também trabalha, enrijece e tonifica coxas, panturrilhas e os músculos do abdômen, ajudando na eliminação daquela incômoda e indesejada barriguinha.

Contudo, se a pessoa, além de emagrecer, também pretende aumentar a massa muscular, deve considerar aliar as pedaladas com exercícios de musculação. Andar de bicicleta é excelente para emagrecer, porém, por ser uma atividade física aeróbica, não é a mais indicada para ganhar músculos.

Onde pedalar?

Para pedalar ao ar livre, os melhores lugares são as ciclovias, ciclofaixas e parques. Fora desses lugares, principalmente em cidades maiores, o atleta vai correr mais riscos e terá que prestar muita atenção nos ônibus e carros, além de redobrar os cuidados com buracos e outros obstáculos que podem surgir nas vias públicas.

Quem não tem acesso a ciclovias e se sente inseguro de pedalar na rua, adquirir uma bicicleta ergométrica para ser exercitar em casa mesmo enquanto assiste a um filme ou novela na TV, pode ser uma boa saída para a prática de atividades físicas com segurança e sem riscos. A bicicleta ergométrica também é uma excelente opção para os dias chuvosos.

Equipamentos e cuidados para pedalar.

Andar de bicicleta emagrece, além de ser um esporte muito divertido, porém, você não pode esquecer que a bicicleta é um veículo, portanto, não dispense alguns equipamentos e pequenos cuidados antes de montar na sua bike e sair pedalando.

  • Compre luvas e um capacete.
  • Compre roupas próprias de ciclismo.
  • Mande revisar os freios.
  • Mande regular as marchas.
  • Confira o estado dos pneus (se estiverem carecas, mande trocar).
  • Faça a calibragem dos pneus.
  • Regule a altura do banco (selim) ideal à sua altura.
  • Instale luzes de segurança.
  • Instale o suporte para a garrafinha de água (hidratar é importante).
  • Ande nas ciclovias ou siga o fluxo do trânsito.
  • Não use fone de ouvidos (a audição é uma defesa contra perigos iminentes).

andar de bicicleta jpg

Benefícios de andar de bicicleta.

Andar de bicicleta emagrece, mas pegar firme no pedal da magrela também proporciona inúmeros outros benefícios para a saúde. Vamos ver alguns:

Aumento da capacidade cardiorrespiratória.

Por ser um exercício aeróbico, os pulmões acabam trabalhando muito, aumentando o ritmo dos movimentos de inspiração e expiração, fornecendo todo o oxigênio que o organismo necessita e expelindo o gás carbônico, resultando no aumento da capacidade cardiorrespiratória, ou seja, a pessoa fica com mais fôlego.

Combate o estresse.

Nos dias agitados e corridos de hoje, fazer uma atividade física prazerosa como andar de bicicleta, só pode resultar na diminuição do estresse. Pesquisas também já comprovaram que o exercício estimula a produção de endorfinas (responsável pela sensação de prazer e bem-estar), melhora a memória e ajuda a proporcionar boas noites de sono.

Ajuda a prevenir, combater e controlar doenças.

Como toda atividade física, andar de bicicleta emagrece, mas também auxilia na prevenção, combate e controle de diversas doenças como o colesterol alto, pressão alta, diabetes, doenças cardíacas, dentre outras.

Considere ler também:

Benefício financeiro.

Usando a bicicleta como meio de transporte regular para ir ao trabalho, escola ou deslocamentos mais pertos dentro do seu bairro, você vai diminuir o gasto com combustível e economizar um bom dinheiro e ainda ganhar em saúde. Deixe para usar o carro somente quando precisar fazer deslocamentos mais longos.

Recomendações finais.

Não esqueça que andar de bicicleta emagrece, mas, para potencializar os resultados do emagrecimento, a atividade física deve ser aliada a uma reeducação alimentar, com a inclusão no cardápio de nutrientes saudáveis, balanceados, equilibrados e nutritivos.

Também nunca é demais falar que antes de iniciar a prática regular de qualquer modalidade de atividade física, o mais sábio e prudente é fazer uma avaliação médica, evitando, dessa forma, submeter a sua saúde a riscos desnecessários.

Confira o link do video no YouTube.

Você pode gostar...

2 Resultados

  1. Renato disse:

    Muito interessante suas dicas!

    Perder peso pedalando é sinônimo de emagrecer se divertindo.

    Abração!!!

  2. Amal disse:

    Por favor, como.poderia usar a bicicleta ergometrica apenas para definir.o.corpo eu sou magra