Atitudes inocentes que sabotam a dieta.

Hábitos que sabotam a dieta.

Ao iniciar um programa de emagrecimento, além de fazer uma de reeducação alimentar, incorporar na rotina diária uma dieta balanceada e equilibrada, também precisamos mudar alguns hábitos e atitudes que nos levam a engordar e, com certeza, sabotam a dieta.

Achar que pequenas atitudes como almoçar constantemente com muitos amigos ou tomar aquele cafezinho entre uma tarefa e outra no trabalho não influenciam em nada na sua dieta, é um grande erro.

Abaixo, vamos mostrar que não mudar alguns hábitos pode influenciar, sim, de forma negativa, na perda de peso, atrapalhando consideravelmente o seu projeto de emagrecimento.

Portanto, vamos conhecer hábitos que sabotam a dieta, caso o indivíduo não resolva adotar medidas para eliminá-los, ou pelo menos, restringi-los ao mínimo possível

Tomar cafezinho constantemente.

A cafeína presente no café se em quadra no grupo dos alimentos termogênicos. Como sabemos, os termogênicos têm a propriedade de elevar a temperatura corporal, forçando o organismo a queimar mais calorias para manter o equilíbrio térmico, auxiliando, dessa forma, no processo de emagrecimento.

atitudes inocentes que sabotam a dieta tomar cafezinho constantemente

Hábitos que sabotam a dieta: tomar cafezinho constantemente.

Outro componente encontrado no café, o ácido clorogênico, tem a função de inibir a enzima que libera os açucares para o fígado, controlando os níveis de glicose e impedindo a acumulação de gordura.

Contudo, estudos já comprovaram que tomar aquele cafezinho é um dos hábitos inocentes que mais sabotam a dieta, pois os benefícios do consumo do café se restringem a no máximo cinco xícaras da bebida ao dia.

Se a pessoa teimar em manter, no trabalho ou mesmo em casa, o hábito de tomar um cafezinho a cada meia hora, o benefício esperado fatalmente não virá e, ao invés de favorecer o emagrecimento, o costume de beber café poderá favorecer um aumento do acúmulo de gordura nas células.

Almoçar na companhia de muitos amigos.

Esse é um dos hábitos que mais sabotam a dieta. Pense bem: você sai para almoçar com vários amigos que não estão comprometidos com qualquer tipo de dieta ou processo de emagrecimento. Na hora de escolher no cardápio, diante daquele momento e contexto, nem sempre faz sentido você ficar pedindo pratos diferentes ou especiais em separado.

Mas, por que não faz sentido? Basicamente por dois motivos. Primeiro: você vai se sentir um peixe fora d’água. Segundo: se fosse para se sentir um peixe fora d’água junto com seus amigos, você não precisaria estar ali com eles.

Agora, imagine seus amigos pedindo uma pizza e você não poder apreciar ou ficar recusando uma deliciosa fatia. Todos sabem que resistir nessa hora é muito difícil.

O resultado disso é que você vai acabar cedendo e consumindo alimentos que, literalmente, sabotam a dieta.

Outro fato comprovado é que fazer as refeições em companhias agradáveis, a pessoa sempre vai comer mais. Estudos afirmam que se o grupo de pessoas for igual ou superior a sete indivíduos, o seu consumo pode ser de até 96% a mais, isto porque o tempo que você permanecerá na mesa será muito maior.

Trocar o leite integral pelo tipo desnatado.

Pesquisas e estudos já deram conta que crianças alimentadas com leite desnatado, tendem a ganhar mais peso do que aquelas que são alimentadas com leite integral.

Mas, como consumir o leite desnatado é uma das atitudes que sabotam a dieta? É simples de entender. A teoria por trás das pesquisas é que consumindo leite integral torna menos necessário o consumo de calorias oriundas de outras fontes. Ou seja, se faltar a gordura do leite integral, o corpo acaba precisando de outras fontes de gordura para compensar, como amidos e açucares refinados, que são muito calóricos e, claro, engordam.

Despensa abarrotada de comida.

Experiências já comprovaram que quando são feitos estoques de alimentos na despensa, estes tendem a ser consumidos até duas vezes mais rápido do que outros alimentos em casa.

Uma das pesquisas chegou à conclusão que os pacotes maiores e mais volumosos, deixam os alimentos neles contidos mais à vista, o que pode colaborar com a compulsão alimentar no momento do consumo desses alimentos.

A recomendação é que as compras sejam feitas em menores quantidades de cada vez e os alimentos guardados em um local onde não desperte tanto a atenção de quem está seguindo o programa de emagrecimento.

Com o alimento fora de vista, a pessoa vai diminuir a tentação e evitar criar o hábito de abrir e consumir o conteúdo sempre que se deparar com um pacotinho chamativo com alimentos.

atitudes inocentes que sabotam a dieta subir na balança diariamente

Hábitos que sabotam a dieta: subir na balança com muita frequência.

Subir na balança diariamente.

Apesar de parecer inocente, subir na balança com muita frequência é uma das atitudes que mais sabotam a dieta. As pessoas que iniciam um programa de emagrecimento, normalmente criam uma expectativa muito grande quanto à perda de peso em um determinado período de tempo e, em consequência, costumam fazer o controle do próprio peso diariamente.

Alguns indivíduos criam uma expectativa tão acirrada que chegam a subir na balança várias vezes durante o dia.

Porém, quando a perda de peso não corresponde a essa expectativa inicial, a pessoa tende a ficar desestimulada em prosseguir na dieta quando o ponteiro da balança não oscila conforme esperado.

Portanto, para não entrar em desânimo, o controle de peso diário deve ser evitado, sendo mais coerente a pessoa optar por se pesar em intervalos de tempo mais longos, como uma vez por semana ou a cada quinze dias.

Por outro lado, estabelecer metas realistas e possíveis de serem alcançadas, também ajuda bastante a ter ânimo em continuar a luta pelo emagrecimento. Um bom exemplo de meta possível de ser alcançada é a perda de dois ou três quilos no prazo de sessenta dias.

Leia mais:

Não adianta almejar metas muito difíceis de serem conseguidas, como por exemplo, emagrecer vinte quilos em sessenta dias. Para alcançar tamanha perda de peso dentro do prazo, a pessoa teria que apelar para dietas hipocalóricas e extremamente restritivas, além, é claro, de passar muita, mas muita fome mesmo.

Perder peso dessa forma, obviamente, não seria um emagrecimento saudável e seguro, e que poderia trazer muitos riscos à saúde do indivíduo.

Embora seja simples, emagrecer de forma saudável e segura não é tão fácil como parece, sendo necessário para tanto, uma reeducação alimentar, dieta saudável, balanceada e equilibrada, a prática de atividades físicas regulares e muita força de vontade, perseverança, persistência e determinação.

Então, não temos porque jogar fora todo o esforço empreendido para a perda de peso, mantendo na rotina hábitos que, apesar de aparentemente inocentes, sabotam a dieta e qualquer programa de emagrecimento.

Você pode gostar...