Balé traz mais benefícios do que a Natação.

Natação x Balé (Ballet)

Ao procurar por uma atividade física completa é comum ouvir que a natação é o único exercício completo que existe. Porém, uma pesquisa feita com bailarinos e nadadores constatou que o ballet pode tirar a natação da lista de primeiro lugar como atividade completa.

A Pesquisa

O objetivo da pesquisa não foi definir qual atividade física é a mais completa para o corpo, mas sim, buscar a diferença no condicionamento físico que cada atividade proporciona ao atleta.

Atletas do Royal Ballet e da seleção olímpica britânica participaram da pesquisa, e durante o estudo foi comparado o condicionamento e o desempenho de cada membro.

ballet mais benefícios que natação

Em todos os testes houve pequenas diferenças, mas o teste que mediu a força de empunhadura (agarrar um objeto com as mãos) foi o que mais chamou a atenção, onde os bailarinos se mostraram 21% mais fortes do que os nadadores.

Os bailarinos também se destacaram nos testes de flexibilidade e equilíbrio corporal, tanto em movimento quanto parado. Já os nadadores se destacaram nos testes de resistência, força muscular anterior e posterior das coxas e índice de massa corporal.

Salto em distância, salto em altura, porcentagem de gordura corporal e equilíbrio psicológico, são as formas que os bailarinos mais se destacaram.

Benefícios do Ballet

  • Ganho de força muscular;
  • Melhora na coordenação motora;
  • Melhora no equilíbrio.

Quem pode praticar?

Antigamente acreditava-se que para obter os benefícios era preciso praticar ballet desde cedo, mas hoje esse pensamento passou a ser um mito e as academias estão cada vez mais lotadas com adultos do que com crianças.

A pratica da dança pode ser feita por qualquer pessoa, independente de idade ou sexo.

Considere ler também:

mais dicas de saúde...