Benefícios da Água de Coco para Saúde.

Embora seja uma bebida muito consumida no país, os benefícios da água de coco para saúde ainda não são divulgados como deveriam ser.

Mesmo assim, a água de coco atualmente tem o seu valor bem mais reconhecido e acabou por virar a queridinha do mundo fitness.

Benefícios da Água de Coco para saúde

Mas a fama de alimento saudável da água de coco não é à toa, pois são muitas as vantagens do consumo da bebida. Além do sabor agradável, o líquido que vem dentro dos cocos possui pouquíssimas calorias, baixo teor de sódio, tem alta concentração de potássio e possui carboidratos fáceis de serem digeridos em forma de açúcar e eletrólitos.

Além do mais, a água é excelente para atletas, uma vez que é hidrata facilmente o corpo, repondo os líquidos e minerais perdidos durante as atividades físicas.

O único detalhe que devemos ficar atentos ao consumir a água de coco é possibilidade do excesso de potássio, porém, para isto acontecer, o consumo teria que ser absurdamente exagerado.

No mais, é um líquido hidratante, com baixíssimo teor calórico e muito nutritivo. E quanto mais fresco o coco estiver, melhor para o consumo, pois ainda não perdeu nada em nutrientes.

Benefícios da água de coco para saúde.

Agora, vamos conhecer os maiores benefícios do consumo regular da água de coco para a saúde e porque o consumo é tão recomendado por médicos, treinadores e especialistas em saúde e atividades físicas.

Primeiro benefício: Hidratação corporal.

Para preservar a pele jovem e o metabolismo ativo é necessário consumir muita água e o líquido que vem dentro do coco é 95% água.

Além do mais, ao longo da prática regular de exercícios físicos, o corpo perde vários minerais pelo esforço e que precisam ser repostos.

Mais do que bebidas energéticas, a água de coco repõe estes minerais depressa: são 294 mg de potássio com somente 25 mg de sódio e 5mg de açúcar natural em aproximadamente 300 ml do líquido.

Outras bebidas energéticas industrializadas chegam a ter apenas uma parte dessa concentração de potássio, e o dobro de sódio e até cinco vezes a porção de açúcar, sendo que nessas bebidas o açúcar ainda é processado.

A água de coco também é muito aconselhável para casos de desidratação, uma vez que também provê o corpo com aminoácidos, enzimas e ácidos gordos, sem abarrotar a indivíduo de sódio como alguns soros o fazem.

Segundo benefício: Ajuda na redução de peso.

A água de coco não tem nenhuma propriedade para fazer você perder calorias, porém ela é uma fantástica alternativa para outras bebidas que iriam lotar o organismo de calorias e açucares.

A bebida possui poucas calorias, é rica em nutrientes e prolonga a sensação de saciedade, diminuindo a fome, uma vez que contém alta concentração de fibras. Portanto, você pode ingerir água de coco sem remorso ou receio de engordar.

Veja mais:

Terceiro benefício: Retarda o envelhecimento.

Estudos recentes dão conta de que o consumo da água de coco tem propriedades que retardam o envelhecimento, além de prevenir contra diversas doenças como câncer e trombose.

Além do mais, a água de coco é rica em antioxidantes em ajudam a erradicar os malefícios dos radicais livres, evitando também o envelhecimento prematuro da pele e o surgimento de células cancerígenas.

Além das características dessas substâncias, a água de coco preserva a pele hidratada e poros abertos, uma vez que auxilia na eliminação da oleosidade excessiva do corpo.

benefícios da água de coco para saúde 1

Quarto benefício:  diminui o cansaço e estresse.

Os minerais presentes na água de coco, como o magnésio e potássio, também agem diminuindo o cansaço e estresse, preservando os músculos relaxados. O magnésio age de modo direto no sistema nervoso parassimpático, que auxilia no relaxamento, além de auxiliar na ação da serotonina – hormônio que produz a percepção de bem-estar.

Quinto benefício: Favorece digestão.

Por ser rica em fibras, a água de coco auxilia o processo digestivo, evitando refluxos. Além do mais, uma dieta rica em fibras retarda a absorção dos carboidratos, contribuindo no regime, e preserva a saciedade por mais tempo.

Sexto benefício: Pressão sob controle.

Dos benefícios da água de coco para saúde, esse é um dos mais importantes. Uma pesquisa de 2005 descobriu que depois de beber água de coco por duas semanas, a pressão nas artérias sistólica dos indivíduos diminuiu 71% a mais que as que beberam somente água e a pressão nas artérias diastólica, diminuiu 29% a mais.

Isto ocorre especialmente pela alta porção de potássio presente na bebida.  Além do mais, uma porção bastante alta de eletrólitos pode ajudar no controle da pressão sanguínea. Já as bebidas energéticas são um perigo nesse sentido.

A água de coco oferece uma porção adequada desses eletrólitos, contribuindo para que a ação deles no corpo seja equilibrada.

Sétimo benefício: Cérebro e sistema nervoso em harmonia.

Como mencionado antes, a água de coco é riquíssima em potássio, que é primordial para o cérebro e o sistema nervoso terem um funcionamento adequado e harmônico.

Consumir a água de um coco, irá proporcionar 13% do potássio que o organismo necessita ao longo do dia.

Oitavo benefício: previne diversas doenças.

Asma, diabetes e osteoporose estão entre os males que o consumo regular da água de coco ajuda a prevenir.

Entre os nutrientes que a água de coco oferece, está o magnésio, que tem características que evitam doenças como as mencionadas.

Pesquisas apontam que somente 32% dos indivíduos consomem a porção de magnésio essencial para se preservar sadio e o líquido contido em apenas um coco, provê 14% de todo o magnésio que o corpo necessita no dia.

Nono benefício: Auxilia na desintoxicação do organismo.

Para se desintoxicar, o corpo necessita de muita água e dos nutrientes certos. Se o corpo não pode realizar essa higienização, as toxinas são capazes de provocar complicações sérias em órgãos como o fígado e rins.

Além de ser uma rica fonte água (95%, como mencionado anteriormente), a água de coco possui uma composição de eletrólitos bastante similar com o sangue humano, por isso ela repõe depressa os fluidos do corpo e auxilia na eliminação dos resíduos retidos.

Décimo benefício: Acelera o metabolismo.

Entre os benefícios da água de coco para saúde está a capacidade de aceleração do metabolismo. Isto ocorre por conta de algumas enzimas presentes na sua composição.

Quando o metabolismo está trabalhando acelerado, queima calorias mais depressa, impedindo que elas se acumulem e virem gordura.

Décimo primeiro benefício: Controle do colesterol.

Estudos apontam que a água de coco auxilia a reforçar o colesterol bom e a controlar o colesterol ruim. Durante as pesquisas, foi constatado que ratos que bebem água de coco reduziam as chances de um ataque cardíaco.

Isto ocorre especialmente tendo em vista que a água de coco diminuiu o colesterol ruim ou LDL. Além do mais, no momento em que os ratos sofriam um problema relativo ao coração, a bebida agia na recuperação mais acelerada graças ao potássio, cálcio e magnésio existentes.

Décimo segundo benefício: Rins em ordem.

Por ser um diurético natural, evitar infecções urinárias e pedras nos rins está entre as vantagens do consumo da água de coco. Cientistas filipinos descobriram que ingerir água de coco no mínimo 3 vezes por semana diminui o surgimento de pedras nos rins.

Veja também:

Dados Nutricionais da Água de Coco.

Para que você não tenha dúvidas sobre os benefícios da água de coco para saúde, vamos conhecer os nutrientes dessa bebida maravilhosa.

Os dados abaixo são relativos a 200 ml da bebida.

  • Valor energético: 33 calorias.
  • Carboidratos: 6,6 g.
  • Proteínas: 1,65 g.
  • Fibra alimentar: 1,65 g.
  • Sódio: 252 mg.
  • Potássio: 600 mg
  • Gorduras totais: 0,33 g.
  • Gorduras saturadas: 0 g.

Com tantos benefícios da água de coco para saúde, adotar o consumo regular desse líquido maravilhoso é uma atitude inteligente para ajudar a manter o corpo saudável.

Você pode gostar...