Benefícios da batata-doce para a saúde

Descubra neste artigo os benefícios da batata-doce para a saúde do seu organismo e mude seu cardápio hoje mesmo.

Benefícios da batata-doce para a saúde

Benefícios da batata-doce para a saúde.

A batata doce já vem sendo cultivada há pelo menos 10.000 anos pelos índios sul-americanos que a incluíam na sua dieta.

Eles já conseguiram aproveitar os benefícios da batata-doce há bastante tempo.

Hoje se sabe que existem mais de 400 espécies desse vegetal, mas independentemente de qual seja o tipo, a batata-doce possui diversos benefícios.

Os praticantes de esportes são os que têm o maior hábito de incluir a batata no cardápio, porém qualquer pessoa pode fazer uso do tubérculo.

Veja alguns benefícios da batata-doce para a saúde.

01. Auxilia no bom funcionamento do aparelho digestivo.

A batata doce pode proporcionar diferentes benefícios quando aparelho digestivo.

O primeiro deles é por conta da alta concentração de fibras, que ajudam a regular o funcionamento do intestino e evitam a prisão. Além disso, as fibras auxiliam na eliminação de metais pesados como o mercúrio.

02. Atua na prevenção do câncer.

Esse é um dos mais importantes benefícios da batata-doce para a saúde. O consumo do tubérculo diminui o risco de câncer por ter propriedades que ajudam a eliminar os metais pesados do organismo.

Por outro lado, o pigmento antocianina e as vitaminas nela presentes são antioxidantes e evitam o surgimento de células cancerígenas.

03. Controle do açúcar no sangue.

Apesar de ser um carboidrato, o consumo de batata-doce auxilia no controle de açúcar no sangue, pois tem uma absorção lenta, liberando o açúcar aos poucos.

A combinação de carotenóides, ácido clorogênico e fibras faz com que a resistência à insulina seja diminuída, o que é perfeito para prevenir a diabetes.

04. Combate inflamações.

São vários os compostos que ajudam a combater as inflamações como vitamina C, beta-criptoxantina, vitamina B6, betacaroteno e manganês.

Todos esses compostos eles auxiliam tanto nos problemas internos como externos, além de ajudar no combate a doenças inflamatórias com a artrite, que causa dores.

05. Previne o surgimento de enfisemas.

Esse também é considerado um dos mais importantes benefícios da batata-doce para a saúde, principalmente para quem é tabagista.

Os fumantes têm maior probabilidade de desenvolver a doença, que pode surgir da combinação da ingestão de fumaça e ausência de vitamina A no organismo.

Ao comer a batata doce, podemos suprir por volta de noventa por cento da necessidade dessa vitamina que o nosso corpo tem.

06. Auxilia na prevenção de úlceras do estômago.

As vitaminas e fibras da batata-doce evitam a prisão de ventre e, consequentemente, o acúmulo de ácidos que pode causar as úlceras.

A batata também vai ajudar na cura do problema, além de aliviar as dores e inflamação na região do estômago.

07. Auxilia no ganho de massa muscular.

Não é à toa que os praticantes de atividades físicas consomem a batata-doce regularmente.

O alimento possui carboidratos que garantem a energia. Já as fibras ajudam a saciar a fome e a eliminar as gorduras, e o potássio vai ajudar na recuperação muscular e no equilíbrio de eletrólitos.

08. Controla o stress.

Quem vive estressado, precisa mudar o cardápio. A batata-doce possui uma grande quantidade de magnésio, que proporciona ao organismo a sensação de relaxamento, fazendo com que a pessoa fique mais calma e com bom humor.

Veja também:

09. Faz bem para a pele.

Entre tantos benefícios da batata-doce para a saúde do organismo, é claro que a pele não poderia ficar de fora.

Se ingerida regularmente, um dos benefícios da batata-doce será o de ajudar a combater os danos provocados pelo sol e estimular a produção do colágeno, que age dando firmeza à pele.

A batata também pode ser aplicada diretamente sobre a pele, deixando-a mais hidratada e melhorando a sua textura.

E não esqueça: para aproveitar todos os benefícios que a batata-doce proporciona ao organismo, inclua o alimento no seu cardápio.

Você pode gostar...