Benefícios da melancia para o emagrecimento e saúde.

Neste artigo, vamos abordar os benefícios da melancia para o nosso organismo. Trata-se de uma fruta doce, saborosa, suculenta, muita rica em minerais, com grande concentração de água e teor calórico muito baixo.

Tais características, aliadas à sua capacidade nutricional, faz da melancia uma poderosa ajuda para aquelas pessoas que precisam perder peso, qualquer que seja o processo de emagrecimento utilizado.

O consumo da melancia é sempre benéfico, não importando se o emagrecimento pretendido for pela busca de melhorias na saúde como um todo ou apenas para o aumento da autoestima em consequência de uma melhor estética e definição corporal.

Benefícios da melancia: principais componentes.

A melancia tem alta concentração de fibras, potássio, zinco, ferro, magnésio e vitamina C. Noventa por cento da composição da fruta é de água e apenas cinco por cento de açúcar.

A melancia tem propriedades diuréticas que ajudam a eliminar líquidos retidos, diminuindo o inchaço e auxiliando no processo de perda de peso.

Outra coisa interessante para o emagrecimento, é que em cada cem gramas do fruto, são encontradas apenas trinta calorias, o que a torna um excelente alimento para manter a saúde em dia.

Contudo, vale lembrar que a melancia apresenta muitos outros benefícios para o corpo, além do emagrecimento. Vamos conhecer alguns.

benefícios da melancia

Principais benefícios da melancia:

Ajuda na hidratação.

Por ser uma fonte abundante de água, a hidratação do corpo é uma consequência esperada do consumo da melancia, ajudando, portanto, na manutenção do equilíbrio hídrico do corpo.

Atletas costumam tirar bom proveito da fruta, consumindo o suco para manter o corpo bem hidratado e nutrido, visando um melhor rendimento no esporte praticado.

Age como um poderoso antioxidante.

Sua ação antioxidante ajuda na eliminação de radicais livres, prevenindo, combatendo e inibindo alguns tipos de cânceres, como os de cólon, próstata, pulmão e de mama. Isso ocorre pela alta concentração do caratenóide denominado licopeno, que estudos já comprovaram ser eficaz no combate da doença e de diversas outras.

Atua na prevenção de problemas renais.

O potássio ajuda a eliminar as toxinas do corpo a partir dos rins, prevenindo problemas renais, como a formação de cálculos renais, e a melancia tem grande concentração desse mineral.

Auxilia no controle da pressão arterial.

Um dos benefícios da melancia mais visados é o auxílio que a fruta proporciona no controle da pressão alta. A melancia ajuda a baixar a pressão arterial, uma vez que é uma excelente fonte de magnésio e potássio, substâncias muito eficientes na redução da pressão sanguínea, diminuindo o endurecimento das paredes das artérias.

Previne problemas cardíacos.

A melancia tem componentes como a vitamina C, licopeno e beta-caroteno, que ajudam na diminuição do mau colesterol (LDL), auxiliando na prevenção de problemas cardíacos, uma vez que impedem que o colesterol fique acumulado nas artérias e vasos sanguíneos.

os benefícios da melancia

Protege a pele contra o envelhecimento precoce.

A melancia age como um protetor solar, protegendo a pele dos raios solares nocivos. Além disso, a alta concentração de substâncias antioxidantes e vitamina C auxilia na prevenção e combate ao envelhecimento precoce.

Ajuda no controle e prevenção da diabetes.

A quantidade de açúcar encontrada na melancia é mínimo, portanto, esse é um dos grandes benefícios da melancia para pessoas portadoras da diabetes, já que podem consumir a fruta sem problemas.

Além disso, a melancia tem uma substância denominada arginina, cuja ação ajuda a melhorar a taxa de insulina no corpo. Estudos também já comprovaram que alguns minerais presentes na melancia, como o magnésio e potássio, auxiliam no funcionamento adequado da insulina no corpo.

Leia também:

Tem ação diurética.

As propriedades diuréticas da fruta são muito importantes, pois a grande concentração de água ajuda na eliminação de líquidos e resíduos retidos no corpo, limpando o organismo e diminuindo o inchaço, o que vai influir diretamente no emagrecimento corporal.

Considerações finais.

Claro que a lista de benefícios da fruta é muito extensa. Os mencionados neste artigo são apenas os mais conhecidos.

Um fato que, embora não possa constar como um dos benefícios da melancia, mas, sim, como uma vantagem, é que a fruta é de baixo custo e fácil de ser adquirida para consumo, já que pode ser encontrada durante o ano todo em diversos lugares, como feiras, supermercados, dentre outros.

Conheça muito mais coisas interessantes sobre a melancia clicando AQUI.

Você pode gostar...