Benefícios do gengibre para saúde: Top 7.

A relação dos benefícios do gengibre para saúde é muito extensa, mas os principais são o de auxiliar na diminuição do peso corporal, provocando a aceleração do metabolismo, e também atuando no relaxamento do sistema digestivo, contribuindo para uma melhor digestão e o consequente bom funcionamento do intestino.

benefícios do gengibre para saúde 1

Benefícios do gengibre para saúde.

O gengibre tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias, o que reflete diretamente na prevenção de algumas doenças graves como o câncer e úlceras estomacais.

O gengibre possui sabor forte e pode ser usado em pratos salgados e doces de diversas maneiras. A raiz também pode ser adicionada a saladas, sucos e iogurtes, conforme a preferência do usuário.

Pelos inúmeros benefícios do gengibre para saúde, o alimento deve ser incorporado na dieta com frequência, principalmente por pessoas que estão de regime e seguindo algum programa de reeducação alimentar.

Então, vamos conferir alguns dos muitos benefícios do gengibre para saúde.

O gengibre tem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias.

O gengibre age como antioxidante no corpo, fortalecendo o sistema imunológico de forma a evitar ou prevenir doenças como câncer, resfriados, gripes, além de atuar retardando o envelhecimento corporal.

Também age como anti-inflamatório, aliviando sintomas de várias doenças ou desconfortos do organismo, como dores musculares, diminuição da tosse, ameniza os sintomas de bronquite e asma e age melhorando também as consequências da artrite.

O gengibre ajuda no emagrecimento saudável.

Proporcionar o emagrecimento saudável é um dos melhores benefícios do gengibre para saúde. A raiz faz parte do grupo dos alimentos termogênicos. A principal característica desses alimentos é a propriedade de acelerar o metabolismo, elevando a temperatura corporal.

Sendo assim, o gengibre acelera o metabolismo, aumentando a temperatura corporal, fazendo com que o organismo gaste mais calorias e queime muitas gorduras para manter o equilíbrio térmico do corpo. O resultado disso é a perda de peso.

Benefícios do gengibre para saúde 2

O gengibre regula o sistema digestivo.

O gengibre é uma raiz muito usada no combate da azia e gases formados no intestino. A melhor maneira de obter esse benefício do gengibre é consumi-lo em forma de chá.

A receita do chá de gengibre é muito simples: coloque a água no fogo. Quando começar a ferver, desligue e coloque o gengibre ralado e tampe. Deixe em infusão por aproximadamente 15 minutos. Agora é só servir.

O consumo diário ideal é de quatro xícaras da bebida. Isso será suficiente para em pouco tempo você sentir que os sintomas tiveram uma melhoria sensível.

Aliviar vômitos frequentes e náuseas.

Alguns males ou tratamentos costumam vir acompanhados de náuseas e vômitos frequentes.

Algumas cirurgias, tratamento de câncer à base de quimioterapia e durante a gravidez esses sintomas são recorrentes. Consumindo pequenas doses de raspas de gengibre (meia colher de café) logo pela manhã, já será suficiente para em poucos dias os sintomas apresentarem melhoras.

Evitar o surgimento de úlceras estomacais.

O gengibre auxilia na defesa do estômago contra ulcerações porque combate a bactéria denominada H. pylori, responsável pelo surgimento de gastrite e ulcerações estomacais.

Além do mais, o gengibre também evita o surgimento do câncer estomacal, que na maior parte das vezes está relacionado a mudanças nas células em razão da úlcera.

Auxilia na prevenção do câncer cólon-retal.

O gengibre age também no sentido de prevenir o aparecimento de câncer cólon-retal, pois tem um componente denominado 6-gingerol, que dificulta a proliferação e propagação de células cancerígenas na área que abrange o intestino.

Alivia os sintomas da enxaqueca.

Dos benefícios do gengibre para saúde, esse é um dos mais festejados. Estudos já comprovaram que o gengibre pode atuar no alívio da enxaqueca.

Segundo a pesquisa, o gengibre tem a capacidade de fazer parar as prostaglandinas de provocarem dor e inflamação nos vasos sanguíneos.

Você pode gostar...