Benefícios do inhame para saúde do organismo

Neste artigo, vamos abordar os benefícios do inhame para saúde do nosso corpo. O inhame é um tubérculo plantado principalmente em áreas tropicais. No Brasil, a região Nordeste é a maior produtora e da mesma forma, a maior consumidora.

Benefícios do inhame para saúde

Benefícios do inhame para saúde do organismo.

A inhame é um alimento também bastante usado na América Latina, em ilhas do Pacífico, assim como no continente asiático. Na África Central, o tubérculo faz parte da alimentação básica da região. O inhame também é muito utilizado para fins medicinais pela indústria farmacêutica.

Propriedades nutricionais do inhame.

O alimento é muito nutritivo e saudável. A cada cem gramas de inhame cozido consumidos, são ingeridas por volta de 118 calorias, além de grande concentração de carboidratos e proteínas. Mas, o teor de gordura é baixíssimo.

Top 6 benefícios do inhame para saúde.

A lista de benefícios do inhame é muito extensa, mas vamos abordar os seis mais conhecido.

1. Auxilia na prevenção do câncer.

Esse é um dos mais importantes benefícios do inhame para a saúde. As propriedades antioxidantes e o alto teor de Vitamina C, auxiliam na eliminação de radicais livres e resíduos retidos.

Esse tipo de “ferrugem celular” constantemente é associado ao surgimento de diversas variedades da doença, inclusive o de pulmão, garganta, esôfago, entre outros.

2. Propriedades antioxidantes.

O Inhame é considerado um verdadeiro celeiro de substâncias com propriedades antioxidantes, visto que o tubérculo é rico desses elementos.

O tubérculo tem elevada concentração de Vitamina C, que atua de forma muito benéfica na eliminação de radicais livres que podem desencadear doenças graves.

3. Auxilia na digestão.

Esse também é um dos benefícios do inhame para saúde mais festejados por quem sofre com problemas gástricos ou sente desconforto após as refeições.

Consumir inhame frequentemente pode evitar complicações intestinais. O alimento possui fibra e potássio, elementos que faz com que todo o processamento de digestão seja sadio.

4. O inhame auxilia no emagrecimento.

Esse é um dos benefícios do inhame para saúde mais comentados por pessoas que fazem regime ou estão seguindo algum programa de reeducação alimentar.

O alimento é uma excelente escolha para as pessoas que necessitam perder peso. Além de pouca gordura, o tubérculo apresenta carboidratos complexos.

Isso significa que a dextrose, uma das etapas finais da digestão, será liberada de forma gradativa para a corrente sanguínea, fazendo você se sentir mais ativo e disposto para os treinamentos e ter pouco apetite no decorrer do dia.

Não podemos esquecer também que a alta concentração de fibras do inhame, da mesma forma, promove a saciedade por um período de tempo maior.

5. Retarda o envelhecimento.

Entre os benefícios do inhame para saúde, está a propriedade de retardar o envelhecimento ou evitar o envelhecimento precoce.

Isso ocorre em virtude de substâncias presentes no tubérculo como o Betacaroteno, Vitamina C, Vitamina B6 e antioxidantes que evitam o surgimento de rugas, eliminando também outros sinais do envelhecimento.

6. Previne doenças cardíacas.

Dos benefícios do inhame para saúde esse é um dos mais almejados, já que o coração precisar estar funcionando bem para a saúde também estar em dia.

O consumo do alimento pode auxiliar no controle da pressão alta. Ingerir inhame regularmente ajuda a prevenir ataques cardíacos ou doenças relacionadas com coração. Também auxilia na redução do colesterol alto.

Você pode gostar...