Benefícios do painço para o emagrecimento e saúde.

Os benefícios do painço.

Você já ouviu falar dos benefícios do painço para o organismo? Esse cereal é pouco conhecido, até porque, é mais comum em regiões secas, sendo bastante consumido em países africanos.

Embora não seja tão popular quanto outros grãos, o Painço tem vantagens incríveis para a saúde de quem o consome regularmente.

Confira agora os 10 benefícios do painço que são proporcionados com sua ingestão e entenda os motivos para o consumo regular do grão.

01. Ajuda na perda de peso.

O Painço tem poucas calorias e uma alta concentração de fibras, mais do que outros grãos. Isso faz com que um dos maiores benefícios do painço ao ser ingerido, seja a sensação de saciedade prolongada.

O alimento também contém o aminoácido triptofano, que auxilia na redução do apetite.

10 benefícios do painço

02. Bom para os ossos.

Esse grão é rico em cálcio e em vitamina D (que ajuda na absorção desse sal mineral pelos ossos), assim, outro benefício do painço é a redução das chances do surgimento de osteoporose, além de fraturas ósseas.

03. Controle dos níveis de colesterol.

Algumas substâncias presentes nesse grão ajudam a reduzir o colesterol ruim (LDL), é o caso da lecitina, metionina e das próprias fibras. Também possui um aminoácido que evita o acúmulo de gordura no fígado.

04. Previne anemia.

É um grão rico em vitamina C que, por melhorar a absorção de ferro, previne a anemia.

05. Ajuda os diabéticos.

A composição do painço ajuda a evitar picos de glicose. Além disso, ele possui um índice glicêmico bastante baixo e suas fibras previnem a ocorrência da diabetes. Não resta dúvida de que esse é um dos excelentes benefícios do painço para a saúde.

06. Benefício para as mamães.

As mulheres que estão amamentando fazem bem em incluir o painço na alimentação, já que ele estimula a produção de leite materno.

07. Atua no desenvolvimento muscular.

Se você quer ganhar músculos e definir o corpo, também pode contar com o painço para ajudar. O grão é rico em aminoácidos, substâncias fundamentais para a construção muscular e para a recuperação dos músculos após os exercícios.

08. Benefícios do painço na digestão.

O Painço é considerado uma espécie de laxante natural que ajuda na evacuação, melhorando o trânsito intestinal e o bom funcionamento do intestino.

09. Alivia o resfriado.

Também já foram comprovados os benefícios do Painço na redução e prevenção da constipação.

10. Rico em vitaminas e sais minerais.

Esse grão possui grandes quantidades de ferro, magnésio, potássio, fósforo, vitamina A, complexo B e muitos outros nutrientes.

Claro que a lista de benefícios do painço é muito mais extensa, mais os 10 acima citados já são motivos suficientes para você incluir o grão na dieta e colher os bons resultados do consumo regular do alimento.

Confira também dicas de como preparar o painço, que pode inclusive substituir o arroz.

Você pode gostar...