Benefícios dos exercícos físicos para a saúde.

Muitas pessoas procuram praticar exercícios para melhorar a aparência, mas as vantagens das atividades físicas vão muito além da estética.

A prática de esportes e exercícios físicos bem orientados trazem diversos benefícios, como melhorar o condicionamento físico, melhorar a coordenação motora e evitar doenças crônicas. E não é preciso muito, apenas 30 minutos diários já ajudam a controlar a hipertensão, diminui a taxa de glicose no sangue, aumenta o colesterol bom e reduz o ruim, além de controlar o peso ideal.

Achou pouco?

Os exercícios também evitam riscos de infartos e derrames, além de diminuir o estresse e a ansiedade, sintomas comuns na população.

Evite excessos

Não é porque os exercícios físicos trazem tantos benefícios para a saúde que você vai desligar o computador e começar a correr de qualquer jeito. Assim como tudo na vida, praticar esportes precisa de treinamento e cautela.

Primeiro, antes de começar a se exercitar, procure um médico e faça uma avaliação cardiovascular.

Depois comece com calma, bem do início e sem afobamento. A sobrecarga pode causar danos irreversíveis como lesões nos joelhos, nos pés, nos ombros, nas articulações e até no coração.

Por isso, se nunca praticou atividades ou se está há muito tempo sem praticar, comece com uma leve caminhada e vá aumentando a intensidade aos poucos. Exercícios localizados como musculação são ideais para intercalar com os aeróbicos.

Alimentação correta

Ter uma alimentação adequada é fundamental para obter um bom resultado. Proteínas e vitaminas são substâncias constantes dos alimentos que se consumidas adequadamente, irão aumentar a resistência nas atividades, prevenir hipoglicemia, cãibras, perda de massa muscular, desmaios entre outros. Uma alimentação correta aliada aos exercícios físicos, só podem trazer muitos benefícos à sua saúde.

benefícios dos exercícios físicos

Dicas

01 – Não pule refeições;

02 – Não pratique exercícios em Jejum;

03 – Mantenha o corpo hidratado antes, durante e depois o treino;

04 – Não ultrapasse o limite do corpo;

05 – Se alimente com frutas, verduras, e evite frituras, doces e gorduras;

06 – Não utilize suplementos sem orientação médica.

mais dicas de saúde...