Bicicleta ergométrica emagrece mesmo ou é só conversa?

Será que a bicicleta ergométrica emagrece mesmo como promete ou é apenas muita propaganda a respeito de um produto para a prática de exercícios físicos?

A realidade atual é que a busca por mais saúde, além de um corpo perfeito e mais magro, faz com que muitas pessoas se inscrevam em academias ou comprem aparelhos de ginástica para poderem fazer seus exercícios físicos em casa mesmo.

Entre os aparelhos mais conhecidos e procurados para este fim, e também mais fáceis de encontrar, está a bicicleta ergométrica. O aparelho é versátil, relativamente barato e, por isso mesmo, causa uma série de dúvidas em quem começou agora a atividade física.

Ao contrário do que muita gente imagina, a bicicleta ergométrica emagrece, além de ser é um ótimo exercício para quem está começando e, principalmente, para quem é sedentário.

O fato de realizar todo o exercício sentado é uma grande vantagem, pois faz com que você poupe seus joelhos e coluna dos impactos agressivos de uma esteira, por exemplo.

bicicleta ergométrica emagrece

O tempo que a pessoa gasta na bicicleta pode eliminar mais de 400 calorias por hora de atividade e, além disso, também ganhará resistência física e terá melhorias na circulação sanguínea.

Bicicleta ergométrica emagrece: quanto tempo devo fazer?

O tempo de exercício na bicicleta ergométrica para resultar no emagrecimento saudável pode variar de acordo com o seu objetivo. Se você quer emagrecer de forma mais rápida, o ideal é que pratique o exercício, pelo menos, três vezes na semana, pelo tempo mínimo de 30 (trinta) minutos.

Depois, à medida que for ganhando condicionamento físico, vá aumentando de forma gradativa seu tempo e frequência na bicicleta ergométrica, até que você consiga realizar suas pedaladas por uma hora, e em todos os dias da semana.

Além disso, você pode intensificar o seu treino com alguns truques básicos, como um treinamento de intensidade alternada.

Leia mais:

Nesse tipo de treinamento, você pode iniciar o exercício em um ritmo baixo e, depois de alguns minutos, elevar o ritmo pelo mesmo tempo da fase inicial. Depois, volte a diminuir o ritmo e acelerá-lo, sempre com a mesma quantidade de tempo entre as duas fases do exercício.

A bicicleta ergométrica emagrece e também é excelente na hora de lhe ajudar a tonificar os seus músculos. Por trabalhar muito com as pernas e o abdômen, lembre-se sempre de ficar com o músculo contraído. Isso ajudará você a ganhar tônus muscular e muita resistência física.

Por isso, para emagrecer e evitar o impacto e as possíveis lesões que uma esteira pode lhe proporcionar, monte na bicicleta com a certeza de que o exercício físico lhe fará emagrecer de vez.

A bicicleta ergométrica emagrece mais do que a atividade praticada ao ar livre? A resposta para essa pergunta é difícil. Claro que tudo vai depender do seu gosto pessoal por uma ou outra modalidade da mesma atividade.

Contudo, ouso afirmar com veemência que a grande vantagem da bicicleta ergométrica em relação à bicicleta praticada ao ar livre, está na segurança. Outro fator positivo é estar livre das intempéries climáticas.

mais dicas de saúde...