Body Jam: ginástica com dança e músicas.

No verão, época do ano de muito calor, sol, praias e roupas muito leves, as academias ficam lotadas com pessoas querendo definir o corpo. E o Body Jam tem sido uma das apostas para deixar o corpo esculpido com a perda de peso e a eliminação das incômodas gorduras localizadas.

Mas, o que é o Body Jam?

A atividade física é uma aula de ginástica com dança, normalmente com a utilização de músicas contagiantes, podendo ser feita a mesclagem de vários estilos musicais como tecno, hip-hop, funk, disco, dentre outros, durante as atividades da modalidade esportiva.

A técnica utilizada para a modalidade física é relativamente recente em nosso país. Os profissionais que ministram as autênticas aulas Les Mills Body Jam no Brasil devem ser licenciados e treinados pela Body Systems (detentora dos direitos no Brasil) e constantemente recebem atualizações com novas coreografias.

Para participar das aulas o aluno não precisa necessariamente ser nenhum exímio dançarino, mas, para melhores resultados e um aproveitamento mais satisfatório, ter um pouco de noção de ritmo e gostar de dançar são pontos que ajudam bastante.

body jam jpg

Benefícios para quem pratica o Body Jam.

A prática regular da ginástica, claro, só pode trazer inúmeros benefícios para o corpo e mente do atleta. Entre as inúmeras vantagens, podemos citar:

  • Os movimentos de dança proporcionam melhoria da coordenação motora.
  • O alto gasto calórico e a consequente perda de peso.
  • Melhora do equilíbrio corporal.
  • Maior flexibilidade nas juntas e articulações.
  • Melhora do condicionamento físico.
  • Sensação de descontração e liberdade.
  • Deixa a autoestima nas nuvens.
  • A queima acelerada de calorias derrete a gordura corporal, inclusive as localizadas.
  • A motivação para prática de exercício físico diminui o percentual de desistência dos alunos.
  • Melhora da evolução cardiorrespiratória.

Duração das aulas x Melhor aproveitamento.

O simples fato de a pessoa começar a fazer aulas de Body Jam já é algo muito positivo para a saúde, porém, como acontece com o início da prática de toda atividade física, os melhores resultados só começam a ficar mais em evidência após noventa dias de ter começado a prática esportiva.

Claro que para isso, a pessoa deve frequentar as aulas de duas a três vezes por semana, sendo que cada aula pode ter a duração entre trinta a cinquenta e cinco minutos, conforme o condicionamento físico do aluno e/ou indicação do instrutor.

Resultados mais satisfatórios também podem variar de um aluno para outro, de acordo com o seu comprometimento em eliminar maus hábitos alimentares, adotar uma dieta balanceada, equilibrada e nutritiva, além de manter um estilo de vida saudável.

Quantas calorias são gastas a cada aula?

A certeza que o Body Jam emagrece está exatamente na grande quantidade de calorias que são eliminadas em cada treino, podendo chegar a seiscentas (600 cal/h), dependendo do metabolismo, idade, sexo, condicionamento físico e empenho do praticante.

A elevada perda calórica em um período de tempo relativamente curto, fez do Body Jam uma das ginásticas queridinhas das pessoas que precisam perder excesso de peso, gorduras localizadas, tonificar os músculos, fortalecer o sistema cardiorrespiratório e melhorar a condição física como um todo.

Aulas divertidas e motivadas.

A opinião geral de quem pratica o Body Jam é de que o tempo das aulas passa muito rápido, uma vez que são muito divertidas e alucinantes. Além disso, a alegria e animação do grupo garante a motivação dos alunos.

A preocupação exagerada com a coreografia dos treinos deve ser deixada de lado, pelo menos no início. O importante mesmo é a pessoa se mexer muito e gastar o máximo de energia que puder.

Considere ler também:

Cuidados e recomendações.

Embora o exame médico não seja mais obrigatório para fazer a matrícula em academias, uma avaliação médica antes de iniciar a prática de qualquer modalidade de atividade física é uma atitude inteligente e prudente, principalmente se a pessoa tem histórico de doenças cardíacas, problemas respiratórios ou relacionados à coluna vertebral.

Por ser uma atividade com movimentos fortes, envolvendo exercícios de impacto, o Body Jam não é recomendado para pessoas da terceira idade.

Você pode gostar...