Chá verde emagrece mesmo ou é apenas mito?

De vez em quando ouvimos alguém falar que o chá verde emagrece.  Então, vamos conhecer um pouco mais da planta, seus benefícios e as formas mais comuns de consumo.

O chá verde.

Alguns tipos de ervas estão à venda no mercado como sendo chá-verde, mas o verdadeiro é aquele feito utilizando a planta denominada camellia sinensis.

A bebida teve origem na China, mas é popular no Japão, onde supera o consumo de refrigerantes e bebidas alcoólicas. No entanto, só recentemente começou a ter uso frequente nos países ocidentais.

Benefícios do chá verde.

  • O chá verde emagrece. Por ser um alimento termogênico, tem a propriedade de elevar a temperatura corporal, acelerando o metabolismo, proporcionando uma queima acentuada de calorias em menos tempo.
  • As substâncias antioxidantes catequinas encontradas no chá ajudam a prolongar a sensação de saciedade, levando ao emagrecimento.
  • A ação antioxidante da bebida combate e ajuda a eliminar os radicais livres que são produzidos pelas células no porcesso de combustão do oxigênio, evitando que células sadias do corpo sejam danificadas.
  • Ajuda a combater o colesterol ruim, pois tem substâncias que reduzem a absorção de gorduras pelo organismo.
  • Melhora o bom humor aumentando a produção de dopamina e serotonina no cérebro.
  • O chá verde é um poderoso estimulante da flora intestinal, melhorando o processo de digestão dos alimentos.

chá verde emagrece jpg

Como preparar o chá verde?

O chá verde emagrece, tem muitos benefícos para o organismo e sua preparação é muito simples, porém, um pouco diferente de outros chás.

Em primeiro lugar, a água deve estar bem quente, mas não deve chegar a ferver, pois isso levaria ao cozimento das folhas, o que pode deixar a bebida com um gosto amargo. O segundo detalhe na preparação do chá é que o tempo de infusão deve ser curto, não sendo aconselhável passar de três minutos. Então, vamos à receita:

Primeiro passo – Leve ao fogo em uma vasilha, meio litro de água até começar surgir as primeiras bolhas.

Segundo passo – Apague o fogo e coloque dez colheres de sopa de chá verde. Tampe a vasilha e deixe em infusão de dois a três minutos.

Terceiro passo – Agora é só coar e servir. Se preferir o chá gelado, deixe na geladeira por algum tempo.

Segundo os especialistas, o consumo ideal do chá verde é de três a quatro xícaras durante o dia.

Quando consumido visando o emagrecimento, a bebida também pode substituir a água na preparação de vitaminas ou sucos detox.

Efeitos colaterais do chá verde.

O chá verde emagrece e traz muitos benefícios para o corpo como um todo, porém, quando o usuário exagera na quantidade e frequência do consumo diário, podem surgir alguns efeitos colaterais. Os principais são:

  • Insônia, em virtude do alto teor de cafeína presente na bebida.
  • Gastrite, em razão do aumento da secreção gástrica que pode ocorrer.
  • Redução da absorção de nutrientes importantes para o organismo como o ferro e cálcio.

Leia mais:

Existem contraindicações no consumo de chá verde?

Sim, embora a bebida traga muitos benefícios, existem pessoas que devem evitar o consumo do chá, principalmente:

  • Gestantes.
  • Pessoas com glaucoma.
  • Indivíduos hipertensos.
  • Pessoas portadoras de hipertireoidismo.

Algumas considerações.

Já foi comprovado através de inúmeros estudos e pesquisas que o chá verde emagrece de verdade. Mas, sozinho não faz milagres. Para que a pessoa atinja os resultados de emagrecimento pretendidos, também não pode deixar de adotar um estilo de vida saudável, fazer atividades físicas regulares, além de inserir no cardápio uma alimentação balanceada, equilibrada e nutritiva.

Não adianta nada preparar e beber diariamente três ou quatro xícaras da bebida e depois sentar o resto do dia na frente da TV ou computador e ficar esperando o milagre do emagrecimento. Não é assim que funciona. O chá verde emagrece quando usado de forma combinada com outras atitudes que levem a uma vida saudável.

mais dicas de saúde...