Comer devagar emagrece mesmo.

Comer devagar emagrece.

A nutrição é algo funcional e destinada ao bom desempenho do organismo e ao funcionamento adequado do metabolismo.

Pessoas que sabem degustar bons pratos, fazer boas combinações de alimentos e saborear as refeições, conseguem melhores resultados tanto na saúde, quanto em qualquer processo de emagrecimento iniciado.

Para que as pessoas consigam se beneficiar melhor dos nutrientes dos alimentos existe uma regra: é preciso comer devagar. Ter tranquilidade no momento das refeições ajuda a controlar a ansiedade, combate o estresse e, acredite, ajuda a emagrecer.

Alguns profissionais dizem até, em tom de brincadeira, mas com fundo de verdade, que “o melhor exercício para emagrecer é o levantamento lento de garfo”.

Benefícios da alimentação adequada.

Uma pesquisa realizada pela Universidade de Wageningem, na Holanda, comprovou que comer devagar emagrece mesmo. Isso acontece porque existe uma relação direta entre a velocidade com a qual nos alimentamos e a digestão. O centro de pesquisas da instituição afirma que, quando comemos lentamente, a quantidade de calorias que o alimento oferece ao nosso organismo é menor.

comer devagar emagrece mesmo

De acordo com os cientistas da universidade, é preciso colocar pouca comida na boca e demorar um bom tempo na mastigação. O momento da refeição deve ser aproveitado para realmente sentir o gosto do alimento, seu tempero e sua textura. Outra recomendação é engolir o alimento só depois que ele estiver totalmente dissolvido. Esse ritual deve se tornar um hábito diário na vida das pessoas.

Comer devagar emagrece porque a sensação de saciedade começa a surgir aproximadamente quinze a vinte minutos após a primeira garfada, tempo que a pessoa ainda não comeu muito se a refeição for feita lentamente. Dessa maneira, a quantidade de alimento que passa a ser ingerido durante as refeições acaba reduzida.

Considere ler também:

Outro fator revelado pela pesquisa é que comer devagar leva ao desenvolvimento do hábito de fazer atividades de forma mais lenta, algo que ajuda muito a combater o estresse. Se você é daqueles que estão acostumados a comer correndo, engolindo a comida sem mastigar ou sem sentir o gosto, abandone essa prática, pois ela prejudica a digestão.

Quando o alimento é bem mastigado, a digestão é muito mais rápida e eficiente, algo que contribui para a perda de peso. Como muitos já sabem, o começo da digestão acontece na boca, com a mastigação e com o contato do alimento com a saliva. Portanto, desprezar essa fase é o mesmo que ultrapassar processos importantíssimos da digestão.

Seja mais leve, encare a vida de um jeito mais sereno e pratique esse novo estilo na hora de se alimentar. Conforme ficou comprovado pela Universidade de Wageningem, comer devagar emagrece mesmo.

mais dicas de saúde...