Como desintoxicar o corpo para emagrecer.

Desintoxicar para emagrecer.

Quem precisa emagrecer e perder alguns quilos extras armazenados na forma de gordura em pontos estratégicos do corpo como abdômen e culote, a forma mais sensata de começar é procurar desintoxicar o corpo, promovendo a eliminação de toxinas e resíduos retidos do organismo.

Quando o corpo está limpo por dentro, obviamente, órgãos como fígado, rins e intestino funcionam melhor e de forma mais harmônica, facilitando qualquer processo de emagrecimento.

Portanto, vamos passar algumas dicas para você fazer a desintoxicação do corpo, incorporando à rotina hábitos alimentares fáceis de serem adotados e seguidos.

Beber muita água.

Para a água ajudar de forma mais eficaz a desintoxicar o organismo, o ideal é que a pessoa beba uma média de dois litros diariamente.

Os benefícios da água são inquestionáveis, pois faz uma espécie de “faxina” no corpo. Ajuda na eliminação dos resíduos e toxinas através da urina, e também através das fezes, já que hidrata o intestino, o que facilita o trânsito intestinal. E, além de tudo, a água é um poderoso inibidor de apetite natural.

como desintoxicar o corpo para emagrecer beber muita água

Desintoxicar o corpo: beber muita água.

Consumir fibras.

As fibras são conhecidas como verdadeiras faxineiras do corpo, pois elas “varrem” as toxinas para fora do organismo. São encontradas em abundância em alimentos como a farinha de trigo, macarrão, frutas, verduras e arroz integral.

As fibras também auxiliam de forma efetiva no bom funcionamento do intestino, o que garante a eliminação de resíduos acumulados.

Beber sucos naturais. Esqueça refrigerantes.

As frutas e legumes, de uma forma geral, são alimentos ricos em fibras e nutrientes com propriedades antioxidantes, que auxiliam no processo de emagrecimento e de eliminação das toxinas, além de serem excelentes aliados no processo depurativo.

Refrigerantes contêm açúcar e outros produtos químicos e devem ser evitados o máximo possível.

Consumir alimentos ricos em ômega-3.

Para desintoxicar o corpo para emagrecer, o indivíduo deve consumir alimentos ricos no ácido graxo ômega-3, que é uma gordura essencial para a promoção da saúde.

O corpo humano não tem a capacidade de produzir o ômega 3, mas o nutriente pode ser encontrado em peixes como a sardinha, atum e salmão.

Além de beneficiar o corpo com a desintoxicação, o ômega 3 traz outros benefícios como ajudar a desentupir vasos sanguíneos, tem propriedades anti-inflamatórias, auxilia na redução dos níveis de colesterol e triglicerídeos e ajuda no controle da pressão arterial.

O consumo de ômega 3 também age na prevenção de doenças como diabetes, acidente vascular cerebral (derrame), artrite reumatóide, asma, inflamações intestinais e alguns tipos de câncer.

Consumir leites e queijos magros.

A pessoa deve evitar leites integrais e incorporar à dieta, leites e derivados desnatados, com baixo teor de gordura. Os iogurtes, por exemplo, são aliados para a regeneração da flora intestinal, auxiliando e facilitando o trânsito intestinal.

Consumir alimentos ricos em vitamina C.

Alimentos tais como frutas cítricas (laranja, tangerina, limão, abacaxi), mamão, goiaba, brócolis, morango, kiwi, couve-flor e pimentão são muito ricos em vitamina C, que é um poderoso antioxidante que previne o envelhecimento e protege as células combatendo e eliminando os radicais livres.

como desintoxicar o corpo para emagrecer consumir alimentos ricos em vitamina c

Desintoxicar para emagrecer: consumir alimentos ricos em vitamina C.

Consumir alimentos termogênicos.

Os alimentos termogênicos têm a propriedade de elevar a temperatura corporal, forçando o organismo gastar mais calorias para manter o equilíbrio termico do corpo.

Os nutrientes termogênicos também auxiliam no processo de eliminação das toxinas, limpando o corpo e favorecendo o emagrecimento.

Bons exemplos de alimentos termogênicos são a canela, o chá verde, o gengibre e a pimenta vermelha. Portanto, consumir alimentos termogênicos, seguramente, é uma forma eficiente de desintoxicar o corpo.

Reduzir o consumo de sal.

Reduzir o ingestão de sal é um passo importante para desintoxicar o corpo. O sal tem a propriedade de reter líquidos e deixar o corpo inchado. Com a diminuição do consumo de sal e a ingestão de muita água, o organismo tem muito mais facilidade de fazer uma limpeza interna, com a eliminação de toxinas e resíduos retidos, através da urina e fezes.

Leia mais sobre emagrecimento:

Relembrando.

Neste texto, ficamos sabendo que antes de iniciar um processo de emagrecimento, o melhor é desintoxicar o corpo, isto é, deixar o corpo livre de impurezas para que responda melhor às mudanças de hábitos alimentares que serão feitas, otimizando, assim, o processo de eliminação de gorduras armazenadas, o que facilitará a perda de peso.

E para que você tenha sucesso na desintoxicação do seu corpo, deixamos algumas dicas relacionadas abaixo.

As dicas para desintoxicar o corpo são:

1. Beber pelo menos dois litros de água diariamente;

2. Consumir frutas, legumes, folhas e cereais ricos em fibras;

3. Consumir sucos naturais, abolindo refrigerantes e bebidas doces;

4. Consumir peixes frescos como atum, sardinha e salmão, ricos em ômega 3.

5. Consumir leites e derivados pobre em gordura;

6. Incluir no cardápio ricas fontes de vitamina C, como frutas cítricas, pimentão e brócolis;

7. Consumir alimentos termogênicos como chá verde, canela e gengibre;

8. Reduzir o consumo de sal ou substituir totalmente por outros temperos.

Orientação final.

Desintoxicar o corpo é o primeiro caminho a ser seguido para iniciar um programa de emagrecimento. Porém, para que a perda de peso seja saudável, duradoura e sem por a saúde em risco, será necessário a adoção de um programa de reeducação alimentar, a inclusão na rotina diária de uma dieta saudável, balanceada e equilibrada, além da necessária prática regular de atividades físicas.

Quem quer e/ou precisa emagrecer, deve ter em mente que o emagrecimento não é uma atitude isolada, e sim, um grande processo. E esse processo é muito mais seguro e tem maiores chances de sucesso quando seguido de orientação de profissionais habilitados como médicos, nutricionistas e instrutores da área de educação física.

Você pode gostar...