Como escolher o esporte ideal para o filho.

Para viver bem é necessário ter uma vida ativa com prática de exercícios frequente e uma alimentação saudável, por isso, muitos pais têm tido a preocupação de procurar e escolher o esporte ideal para o filho o quanto antes, mas sempre surge a dúvida de como fazer a escolha do esporte correto.

Crianças a partir dos 8 anos já podem frequentar academias, mas nem todas gostam ou tem aptidão para a mesma atividade. Por isso, é de estrema importância os pais conhecerem o corpo de seus filhos antes de escolher o esporte a ser praticado.

Por tanto, é preciso que a criança experimente várias atividades físicas antes de encontrar a que mais sente prazer em fazer.

Antes da Escolha do Esporte

Assim como os adultos, as crianças precisam passar por uma avaliação médica antes de começarem qualquer atividade. O pediatra irá conferir a saúde cardiovascular da criança e o ortopedista avaliará a melhor atividade indicada para aquela criança.

De acordo com o perfil e a idade

Dos 3 aos 5 anos: Para escolher o esporte ideal para o filho nessa faixa etária é preciso ter em mente que atividades  que estimulem as habilidades motoras são as mais indicadas. Brincadeiras com movimentos rápidos para todos os lados e que também estimule o equilíbrio, além de serem divertidas ajudam no desenvolvimento. Atividades como natação, obstáculos e dança.

esporte-ideal-para-seu-filho

Dos 5 aos 7 anos: Nessa fase é o momento da criança descobrir novas atividades e se possível experimentá-las para encontrar a que mais gosta. Atividades como judô, balé e natação.

A partir dos 7: Exercícios que exijam força já podem começar a ser administrados nesta fase, desde que os pais tenham consciência que a intenção não é obter músculos.

Exercícios em grupo: Além de estimularem a união e parceria são divertidos, e é uma maneira de passar mais tempo com os amigos. Atividades como futebol, vôlei, handebol e basquete.

Crianças Agitadas: Sem dúvida a natação e o atletismo.

Autocontrole: Podem se identificar com atividades físicas como tênis e artes marciais.

Porte Físico Forte: Investir em esportes de lutas ou futebol americano. Ao escolher lutas, acompanhar as aulas para verificar se o professor não está incentivando violência e observar a criança para ver se ficou agressiva.

Ao tentar escolher o esporte ideal para o filho, os pais tem que ter em mente que tudo não passa de uma brincadeira, forçar o corpo para o filho se tornar atleta é um equivoco que pode trazer sérios danos. O importante é a criança gostar do que faz.

mais dicas de saúde...