Como escolher o melhor tênis para correr?

Aprenda a correr – Qual o melhor tênis para correr?

Correr pode parecer um instinto natural do corpo, mas a maioria das pessoas deixa de correr quando entra na adolescência e perde a prática.

Um estudo realizado por pesquisadores do Grupo de Performance Humana e Bioenergética na Inglaterra confirmou que corre melhor quem corre há mais tempo, ou seja, para correr é preciso praticar.

O estudo acompanhou mulheres com idade entre 20 a 30 anos que nunca haviam corrido e tinham vontade de percorrer uma meia maratona. E a sensação de cruzar a linha de chegada compensou todo o esforço e suor, além de ficarem com o corpo seco, pernas torneadas e um coração mais saudável.

Aprenda a correr praticando

Assim como todo treino a corrida deve ser iniciada aos poucos e sempre respeitando o limite do corpo. O treino para um iniciante deve começar com uma caminhada alternada com o trote e sempre em pista reta.

Aos poucos o nível deve ser aumentado com mais corrida e menos caminhada, apenas após o corpo estar adaptado que deve ser acrescentado pequenas subidas e descidas.

Com o tempo as dificuldades irão desaparecer e os movimentos ficarão mais precisos assim como o deslocamento, a velocidade, estabilidade e resistência.

A corrida é um ótimo exercício para quem quer perder peso e ganhar resistência física.

Qual o melhor tênis para correr?

A escolha do melhor tipo ou modelo de tênis para correr durante treinos ou provas, vai depender de algumas características físicas do atleta, bem como do tipo de treino ou modalidade da corrida. Vamos conferir:

Peso médio e treinos longos

O tênis de estabilidade é ideal para pessoas com peso médio e que já possuem um melhor controle de movimento. Utilizado para controlar a instabilidade causada pela pronação (rotação do pé de modo a baixar sua borda medial) e em treinos longos.

melhor tênis correr

Pé chato e pronação acentuada

Para os corredores com pé chato e iniciantes, o melhor tênis para correr é o de controle de movimento, já que são rígidos, pesados e planos com o intuito de oferecer estabilidade. Sendo recomendado também para pessoas com pronação acentuada.

Pé cavo e corridas em distância

Os tênis de amortecimento tem a função de absorver o impacto, sendo indicado para corridas a distância e para pessoas com pé cavo e pisada neutra.

Treinos curtos e ritmo rápido

Para provas de ritmo rápido ou treinos curtos de tiro, o melhor tênis para correr nesse tipo de competição é o de performance, por ser mais leve.

mais dicas de saúde...