Como prevenir a obesidade com 3 passos importantes.

Saiba como prevenir a obesidade.

À medida que o tempo vai passando e o metabolismo do organismo ficando mais lento em decorrência da idade, vai ficando cada vez mais difícil manter o peso em dia e conseguir prevenir os problemas com o acúmulo de gordura. Além disso, saber como prevenir a obesidade através de medidas simples, que possam ser incluídas na rotina diária e sem dificuldades, ainda é um grande desafio para muita gente.

Mas, com algumas pequenas dicas, podemos minimizar o problema. Um dos métodos mais fáceis de conseguir esse objetivo é implantando aos poucos hábitos saudáveis que ajudem a prevenir o excesso de peso.

Entre os principais métodos para você conseguir alcançar suas metas, sem passar fome e sem ter que lançar mão de dietas hipocalóricas e extremamente restritivas, destacamos 3 passos importantes que não podem ser deixados de lado:

Como prevenir a obesidade 1 – Pela alimentação.

Começar a ter hábitos saudáveis e escolher melhor os alimentos que ingerimos, levando em consideração a quantidade de gordura e de calorias de cada um dos nutrientes, já é um excelente começo para você iniciar um processo de reeducação alimentar, o que vai ser de grande ajuda na prevenção da obesidade.

saiba como prevenir a obesidade

Como prevenir a obesidade – Alimentação saudável, nutritiva e pouco calória é um bom começo.

O melhor é que você pode começar as mudanças gradativamente, colocando um pouco mais de vegetais no seu prato, trocando aquele lanche no fast food por uma refeição mais saudável e substituindo alimentos pouco saudáveis por outros mais nutritivos e com poucas calorias.

A vantagem é que esse caminho pode ser lento, ou seja, você não precisa mudar seus hábitos alimentares da noite para o dia, podendo investir tempo nas mudanças.

Como prevenir a obesidade 2 – Com exercícios físicos.

A prática regular de exercícios físicos é um dos caminhos mais eficientes que as pessoas devem seguir para adquirir hábitos saudáveis.

De maneira geral, os indivíduos conseguem grandes resultados já nos primeiros dias de prática de atividades físicas regulares, e olha que os exercícios nem precisam ser assim tão complexos.

Uma simples caminhada pela manhã ou no fim da tarde, um passeio de bicicleta ou mesmo uma volta em um parque correndo, já são capazes de surtir bons resultados.

A pessoa pode, inclusive, começar as atividades aos poucos para adquirir condicionamento físico de forma gradativa, que os resultados serão igualmente bons, muito embora, seja preciso ter um pouco de paciência.

Leia mais sobre obesidade:

Como prevenir a obesidade 3 – Mudanças na rotina.

Acostume-se a estar sempre cuidando do seu peso. E isso pode ser feito de várias formas. Entre as maneiras mais efetivas de controlar o peso, obviamente, está o acompanhamento periódico através da balança.

O controle de peso uma vez por semana, por exemplo, ajuda a pessoa a conferir qualquer ganho a mais de massa corporal no período e adotar medidas para barrar esse aumento, tais como, intensificar as atividades físicas ou reduzir a quantidade de calorias ingeridas durante o dia.

Então, tente se acostumar a subir na balança semanalmente ou, no máximo, a cada quinze dias. Assim, fica muito mais simples controlar e manter as medidas em ordem.

Você pode gostar...