Conheça os benefícios da corrida e da caminhada.

É de conhecimento de todos que o fato de fazer caminhadas ou corridas com frequência é ótimo para a saúde. Mas, afinal, você sabe a diferença dessas duas práticas e o que cada uma delas pode lhe proporcionar?

Em primeiro plano, vale a pena destacar que nem sempre os melhores benefícios da caminhada são visíveis  apenas quando você a faz diariamente e com horário marcado.

Para adotar essa prática sem um horário específico, por exemplo, você pode parar o seu carro um pouco mais longe do trabalho, dar algumas voltas. O ideal é só não ficar parado.

A caminhada.

O primeiro benefício da caminhada é que o hábito, segundo estudos norte-americanos, reduz em até 30%, dependendo do caso, o risco de diabetes do tipo 2. Só por isso, já dá para perceber que vale a pena investir um pouco de tempo da atividade.

benefícos corrida e caminhada

Sessões de fisioterapia que nada. A caminhada, em muitos casos, pode se igualar a sessões de fisioterapia semanais para acabar com as dores nas costas, além de proporcionar fortalecimento das costas e abdômen.

Além de tudo isso, a prática de caminhadas rápidas também é capaz de prevenir doenças, como é o caso da síndrome metabólica, que tem 50% menos de chance de se manifestar em indivíduos que mantêm a prática.

A caminhada rápida ainda é capaz de fazer o praticante regular ganhar alguns aninhos de vida. Uma pesquisa realizada na Universidade de Pittsburgh chegou à conclusão de que os indivíduos que caminham rapidamente viviam mais do que as pessoas que não têm o hábito na sua rotina.

A corrida.

Já para quem prefere correr em vez de caminhar, os benefícios da corrida também são ótimos, levando-se em consideração que o trabalho dos músculos é mais intenso e a expectativa de vida, aumentada.

Leia também:

Para quem é amante da corridinha, saiba que a prática pode aumentar em até seis anos a sua expectativa de vida, comparando com uma pessoa que não realiza atividades físicas. O ritmo, inclusive, pode ser moderado.

corrida ou caminhada

O importante é manter a prática pelo menos três vezes por semana. Isso faz ainda com que indivíduos tanto do sexo masculino, quanto feminino, reduzam em até 44% as chances de morte.

Agora que você já conhece os benefícios da caminhada e da corrida, não perca mais tempo: escolha qual das práticas mais combina com você e vá ao encontro de sua saúde.

Você pode gostar...