Correr emagrece: conheça os benefícios da corrida.

Correr emagrece mesmo.

A lista dos benefícios da corrida comprovados em pesquisas e estudos é muito extensa, começando pelo fato de que correr emagrece muito, principalmente quando a atividade física é feita de forma regular, correta, orientada e aliada a uma dieta balanceada e equilibrada.

Uma boa notícia para quem precisa perder peso definitivamente, é que praticando um esporte acessível a todos como a corrida e que pode ser feito em qualquer lugar, a pessoa pode perder até seiscentas calorias (600 cal) por hora de atividade, ou seja, correr emagrece mesmo, bastando, para isso, o atleta levar os treinos a sério.

Além disso, correr regularmente ajuda a eliminar alguns hormônios essenciais para fazer com que a gordura seja a principal fonte de energia do indivíduo.

A definição dos músculos também está na lista das vantagens e benefícios da corrida. Correr emagrece, ajudando a acabar com a gordura corporal e a flacidez, ao passo que os músculos também se fortalecem com a prática, tanto nas pernas, como no bumbum. O culote também tem suas medidas reduzidas.

correr emagrece muito

Correr emagrece, tonifica músculos e aumenta a massa muscular.

A qualidade do sono será muito melhor após a prática da atividade física, além do fortalecimento do coração. As atividades físicas, de uma forma geral, são indicadas para a proteção contra doenças do coração, melhorando a própria aptidão cardiorrespiratória do indivíduo, além de auxiliar no controle dos lipídios acumulados no organismo.

A corrida também é responsável por aumentar os níveis de uma substância química liberada pelo cérebro do indivíduo, a dopamina, que é responsável pela nossa sensação de humor e prazer. Assim, o bem-estar é também uma das propostas da corrida, diminuindo os níveis de estresse e para as mulheres, atenuando os sintomas daquele período do mês, a TPM.

Sabemos também que correr emagrece, pois ajuda a acelerar o metabolismo, que é o responsável pela queima acentuada de calorias, o que vai ajudar na eliminação da gordura armazenada no corpo.

Isso acontece, pois os hormônios que fazem com que o metabolismo aumente são produzidos com maior frequência e quantidade por conta da atividade física realizada pelo indivíduo, no caso, a corrida, proporcionando que o gasto de energia seja cada vez maior.

A prevenção de doenças também é um dos melhores benefícios da “simples corridinha”. Diminui os riscos de hipertensão, diabetes, diminui o colesterol ruim alto e ainda atua prevenindo as doenças do coração e do cérebro, elevando o número de neurônios.

Por conta disso, devemos ainda destacar que a corrida, por exigir concentração e foco ao mesmo tempo, também estimula o cérebro nas áreas da memória e raciocínio.

A resistência dos ossos também está entre os benefícios da corrida, já que o impacto continuado do nosso corpo contra o solo faz com que a nossa resistência seja maior. Porém, esse impacto deve ser controlado, e é por isso que o indivíduo deve sempre ter cuidado com o tipo de tênis que ele está usando para realizar as suas atividades físicas, ou seja, a pessoa deve procurar saber como escolher o melhor tênis para correr e o mais apropriado para praticar o esporte.

Mas, se depois de tudo o que foi falado acima, você ainda tem dúvidas de que correr emagrece e quais os benefícios da corrida para o corpo, fique sabendo que a lista desses benefícios é muito extensa, mas, vamos fazer uma relação resumida das vantagens de praticar essa excelente atividade física regularmente:

01. A corrida emagrece.

02. Tonifica os músculos e aumenta a massa muscular.

03. Melhora a qualidade do sono.

04. Fortalece o coração.

correr emagrece e queima calorias

Correr emagrece e previne doenças relacionadas à obesidade e sedentarismo.

05. Melhora o humor, diminui o estresse e alivia os sintomas da depressão.

06. Acelera o metabolismo.

07. Torna os ossos mais fortes.

08. Melhora a autoestima.

09. Aumenta significativamente o condicionamento físico.

10. Estimula a libido.

11. Auxilia no controle dos níveis de colesterol e triglicerídeos.

12. Auxilia no controle da glicemia.

13. Previne doenças relacionadas à obesidade e sedentarismo.

14. Proporciona sensação de bem-estar.

15. Aumenta o fluxo sanguíneo, melhorando o funcionamento dos órgãos.

16. Auxilia no controle da pressão arterial.

17. Reduz o risco de infarto.

18. Aumenta a capacidade respiratória.

19. Correr combate o estresse.

Leia mais:

Se correr emagrece e traz tantos ganhos para o corpo, com certeza, uma das melhores opções para começar a se exercitar e abandonar o sedentarismo, é adotar a prática da corrida regularmente, porém, com orientação profissional especializada e de forma gradativa, para não submeter a sua saúde a riscos desnecessários.

mais dicas de saúde...