Correr na areia – Saiba quais os benefícios.

Correr na areia.

Como todos sabem, a atividade física é essencial não apenas como cuidado para nossa estética, mas também para nossa saúde e bom humor. Porém, muitas pessoas não se adaptam à tão temida rotina das academias e buscam formas alternativas de se exercitar, e uma das que têm se destacado é a de correr na areia.

Em recente estudo realizado, os pesquisadores chegaram à conclusão de que caminhar e correr na areia são atividades bem mais eficientes para a queima de gordura, aumento da mobilidade e desenvolvimento da musculatura da parte inferior do corpo.

Além disso, o ar livre, o vento no rosto, o barulho do mar e a paisagem do litoral, sem sombra de dúvidas, são fatores inspiradores que levam o atleta a ter mais motivação, consequentemente, diminuindo as chances de desânimo e desistência da prática regular de atividades físicas.

Independentemente da época do ano, ninguém gosta de olhar no espelho e ver uma barriga flácida, mas, no Verão essa preocupação tende a aumentar. E muito.

correr na areia

Correr na areia regularmente proporciona pernas bem torneadas.

É nessa hora que caminhar e correr na areia se tornam atividades físicas muito procuradas durante a estação mais esperada do ano. Corrida, principalmente na areia fofa, ajuda a eliminar aquelas gordurinhas localizadas e indesejadas mais rapidamente.

A queima mais acentuada de gorduras durante a corrida na areia ocorre porque o movimento das pernas no solo fofo necessita de maior trabalho motor da musculatura, devido ao fato do pé atleta afundar toda vez que o corpo precisa ser impulsionado.

Por esse mesmo motivo, além da barriga sarada, a pessoa que caminha e corre na areia da praia regularmente, tende a desenvolver pernas bem torneadas, já que, quando decidimos realizar essa atividade física, os pés afundam no chão, e o contato deles com o solo é maior, forçando os membros inferiores a realizarem mais força e, consequentemente, adquirirem mais músculos.

Correr na areia é um exercício físico tão eficiente e completo que é considerado uma atividade aeróbica completa, segundo especialistas da área.

Para aumentar a potência dos exercícios, são recomendados treinos de subida na areia, que consistem em subir dunas na maior velocidade possível e, depois, descer trotando. De seis a dez séries com intervalo de um minuto entre elas é considerado um bom número para esse exercício.

Além de todas essas vantagens, correr na areia diminui o risco de contusão, que é bem maior em solos duros, pois a areia tende a amortecer o choque da corrida, ocorrendo a diminuição da pressão do impacto, principalmente nos joelhos.

Porém, como a areia fofa da praia é instável e tem muitos pequenos desnivelamentos, o que força muito os joelhos e o quadril, antes de começar a correr, um bom alongamento vai ser de grande ajuda para prevenir possíveis lesões.

correr na areia saiba os benefícios

Caminhar ou correr na areia exige maior esforço e queima mais calorias.

Outra grande vantagem dessa atividade é o desenvolvimento da habilidade cerebral em reconhecer a disposição das partes do corpo, sem a necessidade do uso da visão que fica mais aguçada, diminuindo o risco de movimentos incorretos.

Correr na areia fofa exige um esforço maior, porém, a queima de calorias também é maior e a resistência corporal aumenta, ao contrário da corrida na areia molhada que, por ser mais fácil a movimentação, tende a cansar menos. Por causa disso, correr na areia molhada é uma atividade mais adequada para treinos longos e de velocidade.

Leia também:

Correr sem tênis na areia, como já foi dito acima, é melhor e gera resultados maiores devido ao atrito do pé com o solo fofo. Porém, o atleta corre o risco de queimar a sola do pé na areia quente, machucá-lo com pedaços de conchas ou mesmo com cacos de vidros e pequenos objetos que ficam escondidos logo sob a areia.

Contudo, se a pessoa preferir correr na areia de tênis, deve ter o cuidado de passar um pouco de vaselina nos pés antes de começar a corrida, para evitar eventuais bolhas devido à areia que fatalmente irá entrar no calçado.

Agora, é só esquecer esse tal de sedentarismo e vamos correr. Nunca esqueça: saúde, muita saúde, é tudo nessa vida.

Você pode gostar...