Dez alimentos que ajudam a combater a celulite.

Alimentos para ajudar a combater a celulite devem ser ricos em fibras, vitaminas, antioxidantes e ter ação anti-inflamatória.

O que é a celulite, afinal?

A celulite não passa de depósitos de gorduras e tecidos fibrosos que causam irregularidades na pele que está por cima e se concentram na maioria das vezes, nas nádegas e na parte posterior das coxas.

Normalmente, a celulite é identificada pelas ondulações, deixando um aspecto de “casca de laranja” na pele.

Muito embora a celulite preocupe muito as mulheres no que se refere a parte estética, não é considerada uma doença, sendo, na verdade, uma forma perfeitamente natural do corpo armazenar gordura superficial.

De setenta a oitenta por cento das mulheres apresentam celulites e nem mesmo as magras escapam dos seus efeitos. Esse alto percentual de incidência da celulite ocorre porque são muitos os fatores que contribuem para o seu aparecimento no corpo da mulher. Alguns deles são de causa hormonal, genética, por maus hábitos alimentares, falta de atividades físicas e também por má circulação, esta geralmente provocada pelo sedentarismo.

combater a celulite

Mas a boa notícia com relação à celulite para as sempre vaidosas mulheres, é que hoje em dia são inúmeros os tratamentos existentes que podem acabar de uma vez por todas com a tão temida celulite.

Cuidar bem da parte física com a prática regular de exercícios físicos e com uma alimentação adequada pode ser um bom início para combater a celulite. Lembre que quando se fala em alimentação adequada, isso inclui diversas atitudes como aderir a um programa de reeducação alimentar, priorizar a alimentação equilibrada e balanceada, além de moderar (muito) o consumo de diversos alimentos, por exemplo, gorduras trans, gorduras saturadas, carboidratos, açúcar, sal, alimentos industrializados, dentre outros.

No entanto, existem diversos alimentos que são de grande ajuda para combater a celulite e devem ser incluídos no cardápio diário de quem sofre com o problema. Vamos conhecer alguns:

Alimentos integrais.

Os alimentos integrais têm muitas fibras, portanto, seu consumo ajuda bastante no bom funcionamento do intestino, ao passo que dificulta a absorção de toxinas. As fibras também colaboram na eliminação de algumas impurezas que podem favorecer o aparecimento da celulite.

Rúcula e espinafre.

Essas duas folhas são de grande auxílio para a melhoria da circulação e desintoxicação do corpo. Os antioxidantes presentes nessas plantas auxiliam no combate aos radicais livres, e, dessa forma, ajudam a retardar o envelhecimento.

combater a celulite rúcla e espinafre

Amêndoas e castanhas.

Oleaginosas têm substâncias antioxidantes que agem evitando o aparecimento da celulite, bem como evitando o envelhecimento precoce. Amêndoas, castanhas, avelãs, pistaches, amendoins e nozes, são bons exemplos.

Água de Coco.

Hidratar bem o organismo com água de coco ajuda a equilibrar o organismo. Também age como antioxidante, diminuindo as toxinas que favorecem o aparecimento da celulite. Por ter substâncias diuréticas, é de grande ajuda na eliminação de líquidos retidos, diminuindo as inflamações da celulite.

Maçã.

O velho e sábio ditado popular diz que “comer uma maçã por dia mantém o médico afastado”. A verdade é que o consumo regular de maça previne diversas doenças. Quando a pessoa ingere essa fruta, no estômago se forma uma espécie de gel que retarda a absorção da glicose, além de dificultar que gorduras também sejam absorvidas. A maçã, dessa forma, atua neutralizando as toxinas do organismo. O consumo da maçã é uma boa forma de combater a celulite, dificultando seu aparecimento.

Peixes ricos em ômega 3 – salmão, sardinha e atum.

O ácido graxo ômega 3 é um poderoso antioxidante, encontrado principalmente em peixes como salmão, sardinha, atum, bacalhau e cação. O ômega 3, além de ser de grande auxílio na diminuição dos níveis de colesterol e triglicerídeos e favorecer o aumento do colesterol bom (HDL), tem efetiva atuação ajudando a combater a celulite.

combater a celulite com salmão e atum

Abacaxi.

Poucos são os conhecedores que a enzima bromelina tem a mesma função de um poderoso anti-inflamatório, portanto, é recomendado o seu consumo pelas pessoas que precisam combater a celulite e se livrar de uma vez daquele aspecto de “ricota” que fica na pele das nádegas e parte posterior das coxas. A bromelina é encontrada em grande quantidade no abacaxi.

Banana.

O elemento químico potássio é um metal alcalino de grande ajuda no processo de drenagem linfática, auxiliando na diminuição da absorção de gorduras, além de ajudar no bom funcionamento das funções intestinais. O potássio é um elemento químico essencial para o homem e pode ser encontrado com fartura na banana e em muitas hortaliças.

Frutas vermelhas.

Frutas vermelhas como amora, morango, caqui, melancia e cereja, são muito ricas em vitaminas C e A. Essas vitaminas tem propriedades antioxidantes e uma de suas funções é combater os radicais livres. Também fortalecem os vasos sanguíneos e previnem o envelhecimento precoce.

Chá verde.

Todo mundo já ouviu falar no famoso chá verde e das suas propriedades emagrecedoras. Mas o chá verde também é muito procurado por suas ações antioxidante e diurética. Esses benefícios resultantes do consumo do chá verde, o torna um forte aliado para controlar e combater a celulite. Segundo especialistas, a melhor forma de consumir o chá verde é tomar três copos por dia. Tanto a atuação antioxidante como a diurética da bebida, vão gradativamente diminuindo a celulite.

combater a celulite com chá verde

Não esqueça dos exercícios físicos.

Lembre-se que uma boa alimentação é apenas parte do processo. As atitudes e mudanças de hábitos tanto para combater a celulite, como para perder peso e ter uma vida saudável, devem sempre ser auxiliadas com a prática regular de exercícios físicos, como já foi falado no início do artigo. Escolha uma atividade que você mais goste e vamos correr atrás de muita saúde. Depois de consultar um médico e um nutricionista, claro.

Considere ler também:

Recapitulando.

Falamos muito no artigo e o texto acabou ficando muito longo. Mas, vamos facilitar a vida do leitor e resumir as informações essenciais.

Basicamente, enumeramos alguns alimentos ou grupos de alimentos que devem ser incorporados de forma balanceada e equilibrada no cardápio diário das pessoas que precisam combater a celulite, uma vez que, mesmo não sendo uma doença, o aparecimento da celulite pode comprometer a estética corporal das mulheres e, como consequência, deixar a autoestima em baixa.

Os alimentos que ajudam a combater a celulite são muitos, mas enumeramos dez que se destacam atuando no problema. Vejamos:

01. Alimentos integrais;

02. Folhas verdes e escuras, como rúcula e espinafre;

03. Oleaginosas como amêndoas, castanhas, avelãs, pistaches, amendoins e nozes;

04. Água de coco;

05. Maçã;

06. Peixes ricos em ômega 3 como salmão, bacalhau, sardinha, atum e cação;

07. Abacaxi;

08. Banana;

09. Frutas vermelhas;

10. Chá verde.

Sigam as dicas para combater a celulite que as melhorias surgirão em pouco tempo.

mais dicas de saúde...