Dieta do abacaxi: saiba como fazer.

Para fazer a dieta do abacaxi, a pessoa deve inserir uma porção da fruta em todas as refeições. Mas, não é só isso.

Para obter melhores resultados, paralelamente, também será preciso seguir uma dieta com poucas calorias, porém, balanceada, equilibrada e nutritiva, com a inclusão de carnes magras, verduras, legumes e folhas.

O abacaxi é uma fruta muito rica em fibras, água (que constitui 87% da sua composição) e a cada cem gramas (100g) do alimento, encontramos apenas 52 calorias. Por isso mesmo, é um nutriente de grande ajuda no processo de emagrecimento.

O abacaxi também possui uma enzima denominada bromelina, que atua no organismo facilitando muito o processo de digestão, quebrando as proteínas ingeridas.

Além do mais, o abacaxi faz parte do grupo de alimentos com calorias negativas, que são aqueles nutrientes que fornecem menos energia ao corpo do que as que são gastas no processo de digestão.

dieta do abacaxi jpg

Algumas propriedades e benefícios do abacaxi.

  • Alimento rico em vitamina C.
  • Tem grande concentração de minerais essenciais.
  • Nutriente pobre em calorias.
  • Ajuda a promover a sensação de saciedade por mais tempo, controlando a fome.
  • Evita a retenção de líquidos, pois é um excelente diurético natural.
  • Melhora a digestão de gorduras e proteínas dos alimentos.

O que comer além do abacaxi?

Para a pessoa que está fazendo a dieta do abacaxi, o consumo de carne deve ser moderado, preferencialmente, deve optar por carnes magras.

A boa notícia é que alguns outros alimentos têm o consumo liberado, principalmente na hora do jantar, uma vez que são nutrientes que também ajudam no emagrecimento à medida que facilitam o processo de digestão, por serem muito ricos em fibras, além de possuírem baixíssimo teor calórico.

Podemos citar alguns exemplos desses nutrientes: folhas verdes, pepino, abobrinha, repolho, jiló, alcachofra, dentre outros.

Atitudes necessárias.

Na dieta do abacaxi, como em toda dieta saudável, a pessoa deve tomar o cuidado de fracionar a alimentação em cinco ou seis pequenas refeições, procurando manter um intervalo aproximado de três horas uma da outra e não pular nenhuma delas.

Pular refeições é um grande erro de quem faz qualquer tipo de dieta, pois isso vai fazer com que a pessoa chegue ao horário da próxima refeição com muita fome, o que pode desencadear a temida compulsão alimentar, levando o individuo a comer muito mais do que deveria.

Leia mais sobre dietas:

Cuidados com a dieta do abacaxi.

Os principais cuidados que devem ter as pessoas que resolvem adotar a dieta do abacaxi estão relacionados com a acidez da fruta.

O consumo de uma quantidade maior pode resultar em desconforto no estômago para pessoas que tem problemas de úlcera, gastrite, refluxo ou qualquer outro problema no esôfago.

Indivíduos que precisam usar constantemente algum tipo de medicamento como a aspirina, por exemplo, que influencia na fluidificação do sangue, devem evitar o consumo do abacaxi em excesso, pois a bromelina presente na fruta, além de auxiliar na digestão quebrando proteínas e gorduras, também atua deixando o sangue fluidificado.

Por fim, nunca é demais lembrar que antes de iniciar a dieta do abacaxi ou qualquer outra dieta, a orientação médica e nutricional é indispensável.

mais dicas de saúde...