Dieta para baixar colesterol – Saiba controlar o problema.
Dieta para baixar colesterol.
Fazer uma dieta para baixar colesterol ruim é algo simples, mas, para atingir os resultados pretendidos, é necessário que a alimentação seja balanceada, com baixo teor calórico e com pouquíssimas gorduras, claro.
Uma dieta para baixar colesterol deve ser antes de tudo pobre em gorduras, visando reduzir a acumulação de lipídios no sangue e melhorar a circulação sanguínea, afastando o risco do surgimento de doenças relacionadas ao coração, como infarto ou AVC, dentre outras possíveis.
Portanto, é muito importante procurar manter o equilíbrio dos níveis de colesterol. Para isso, é fundamental adotar um estilo de vida saudável, uma alimentação balanceada e nutritiva, sem descuidar das atividades fisicas (pelo menos três vezes por semana).
Dieta para baixar colesterol: o que comer?
Os alimentos que devem ser consumidos na dieta para baixar colesterol, antes de tudo devem ser pobres em gordura.
O pão integral, farinhas integrais e arroz integral são alimentos que podem ser consumidos diariamente, mas com moderação.
Outros alimentos que devem estar presentes no cardápio de uma dieta para baixar colesterol são: amêndoas, nozes, feijão, grãos, lentilhas, soja, leite desnatado, iogurte light, queijo branco.
O peito de frango também não pode faltar, pois é uma carne que quase não tem gordura, além de ser uma excelente fonte de proteína de alta qualidade.
O peixe também deve fazer parte do cardápio para ser consumido pelo menos duas vezes por semana.
Quanto às frutas, o ideal é consumir duas ou três porções ao longo do dia. Frutas geralmente tem grande concentração de fibras, o que ajuda no bom funcionamento do intestino, facilitando a eliminação de gorduras da corrente sanguínea.
O que evitar comer na dieta para baixar colesterol.
Frituras, alimentos industrializados, carnes vermelhas e embutidos como salames, paio, presunto não devem ser incluídos no cardápio. São alimentos saborosos, contudo, ricos em gordura e sódio. E isso não é nada bom para o controle dos níveis do colesterol ruim no sangue.
Para prevenir o colesterol alto ou controlar os níveis da gordura no sangue, o cardápio da dieta para baixar colesterol não deve ter:
Doces, queijos amarelos, carnes gordas como a maminha e picanha, ovos, frutos do mar, manteiga, chocolates, bebidas alcoólicas, dentre outros alimentos sabidamente gordurosos.
Claro que é difícil eliminar de uma vez por todas alguns alimentos gordurosos da dieta, mas nunca esqueça que o segredo do emagrecimento saudável, da saúde e de uma alimentação nutritiva e balanceada está na moderação.
Outro fato que deve ser levado a sério na dieta para baixar colesterol ou em qualquer outro programa de reeducação alimentar, é não ficar muito tempo sem se alimentar. Evite ficar mais de três horas sem comer e fazer pelo menos seis pequenas refeições ao dia.
A pessoa pode programar sua alimentação diária da seguinte forma (lembre-se que pular refeições não é uma atitude recomendada):
- Café da manhã (reforçado).
- Lanchinho da manhã.
- Almoço (equilibrado, com legumes e verduras).
- Lanchinho da tarde.
- Jantar.
- Ceia.
Nunca é demais lembrar que para potencializar os resultados com a dieta para baixar colesterol ou qualquer outro programa alimentar, a prática regular de atividades físicas é fundamental.
Saiba mais sobre alimentos que controlam o colesterol.