Dieta para hipertrofia: como não ganhar gordura.

As pessoas buscam cada vez mais ganhar massa muscular e perder gordura. A presença cada vez mais maciça de alunos nas academias é um sinal explícito deste fenômeno que envolve, também, o uso de suplementos alimentares e a adoção de alguma dieta para hipertrofia.

Massa muscular.

De qualquer forma, o ganho de massa muscular possui um limite. Quando seu corpo chegar a esse limite passará a sintetizar as calorias de forma diferente e aí pode acontecer o efeito contrário: seu corpo pode começar a armazenar gordura.

Mas, para seguir dieta para hipertrofia, que nada mais é do que os alimentos que você deve consumir para ganhar mais massa magra e músculos, é necessário que você ingira uma grande quantidade de calorias para que o organismo tenha muita energia durante os treinamentos, além de muitas proteínas, lipídios, entre outros nutrientes.

dieta para hipertrofia - como não ganhar gordura

O que acontece na prática, é que, ao chegar ao limite, o corpo humano passa a não queimar mais calorias da mesma forma que antes e passa a armazená-las. Assim, a dieta começa a provocar também o acúmulo e o ganho de massa gorda, que incomoda muitos atletas por aí.

O que você pode fazer para manter o corpo sem os altos níveis de gordura? O melhor caminho é intercalar os exercícios e diminuir a quantidade de calorias ingeridas em certos períodos de tempo.

Dieta muito calórica.

A dieta para hipertrofia tende ser muito calórica para que não faltem nutrientes essenciais ao atleta. No entanto, ao perceber o aumento de massa gorda, a pessoa evitar alimentos que possam lhe fornecer calorias em excesso é o primeiro passo para manter seu nível de gordura, ou pelo menos, manter esse nível sob controle.

Exercícios aeróbicos.

Além disso, exercícios de intensidade leve e moderada, como caminhadas, corridas leves e pedaladas fazem com que o seu corpo queime uma quantidade de calorias razoável, que a princípio não transformará esta massa gorda armazenada em massa magra, mas fará com que o seu corpo perca um pouco de peso, justamente a gordurinha extra que está acumulada, principalmente na cintura.

A dica maior é você observar a que nível se encontra a quantia de gordura no seu corpo. Se você vê que em certas épocas ela é realmente acima do normal, dê um tempo na alimentação, revise sua dieta para hipertrofia substituindo alguns alimentos e aumente a intensidade dos exercícios da academia.

Leia também:

O problema é que muitas pessoas acabam se desesperando, achando que a dieta não está funcionando e que o seu o corpo não fica mais musculoso do que está, e a gordura começa a aparecer. Nada que alguns exercícios para auxiliar a musculação não resolvam.

Consultar o nutricionista.

Em síntese, o que o atleta tem que fazer para não ganhar gordura seguindo uma dieta, é acrescentar à sua rotina diária de atividades, alguns exercícos aeróbicos para auxiliar na queima de calorias, além de procurar o nutricionista e relatar o problema.

O profissional da área de nutrição, com certeza, fará uma reavaliação dos alimentos constantes da sua dieta para hipertrofia e lhe dará a orientação correta quanto a necessidade de substituição, manutenção ou eliminação de alguns itens da sua alimentação, visando otimizar o seu esforço para ganhar massa muscular magra.

Você pode gostar...