Dietas famosas – Conheça as 7 mais adotadas pelo mundo.

Dietas famosas.

A eterna busca pelo corpo ideal, sarado e bem definido, associada aos padrões de beleza sempre impostos pela mídia, faz com que muitas pessoas recorram a métodos drásticos, lançando mão de dietas famosas e da moda, algumas extremamente restritivas, quando resolvem eliminar o excesso de peso, visando, na maioria dos casos, resultados rápidos.

Desta forma, selecionamos aqui algumas dessas dietas famosas, muito procuradas e adotadas ao redor do mundo, que são um verdadeiro refúgio para quem não se sente feliz com o próprio peso.

Vigilantes do Peso.

Das dietas famosas conhecidas, talvez a Vigilantes do Peso seja uma das mais adotadas pelo mundo. A dieta gira em torno de alguns pontos que envolvem reuniões periódicas, acompanhamento nutricional e um programa de pontos, que consiste em pontuar diversos tipos de alimentos, ou seja, a dieta não é controlada pela contagem de calorias, mas através dos pontos que determinada comida vale. Quanto menos pontos o prato tiver, uma quantidade maior dele a pessoa pode ingerir.

dietas famosas

Dietas famosas – A Vigilantes do Peso e a Dieta Dukan são as mais seguidas.

Dieta do Dr. Atkins.

A dieta Atkins foi criada pelo cardiologista americano Robert Atkins. Essa dieta muito famosa consiste na quase restrição total de carboidratos nas primeiras duas semanas (é permitida a ingestão de apenas 20 gramas diários), priorizando o consumo de proteínas, fazendo com que o corpo desencadeie um processo de conversão de gordura corporal em ácidos graxos, usados pelo corpo como fonte de energia.

A dieta Atkins ficou muito conhecida como “dieta da proteína”. As chances de desenvolvimento de problemas de saúde também são grandes devido à falta de determinados nutrientes e pelo excesso de outros, portanto, ela deve ser seguida com cautela e acompanhamento médico.

Um detalhe que eu deveria ter mencionado no inicio desse artigo e não o fiz por esquecimento, mas vou fazê-lo agora, é que os conceitos de dietas famosas e dietas saudáveis são totalmente diferentes, ou seja, o fato da dieta ser famosa não significa necessariamente que ela seja saudável e vice-versa.

Dieta Dukan.

Criada nos anos 90 pelo médico Pierre Dukan, dentre as dietas famosas é uma das mais seguidas exatamente por prometer um emagrecimento rápido, sem a necessidade de “passar fome”.

A dieta Dukan é composta de quatro fases ou etapas. A primeira fase assegura um emagrecimento de até três quilos em seis dias, tendo seu foco na ingestão de proteína magra, ou seja, alimentos como carne branca, carne sem gordura, frios, laticínios e ovos (dois por dia, no máximo), além de muita água.

Na segunda fase da dieta Dukan é permitido acrescentar no cardápio legumes e verduras, mas com alternância de dias.

Já na terceira faze, a dieta possibilita o acréscimo de comidas como pão e frutas.

Na quarta e última fase permite da dieta Dukan, permite que a pessoa volta e ter uma alimentação normal, porém, pelo menos uma vez por semana, deve ser feita uma refeição de acordo com a primeira fase. A dieta toda deve ser associada a exercícios físicos regulares, o que não é nenhuma novidade ou inovação, já que qualquer dieta ou programa de emagrecimento necessida da prática de atividades físicas frequentes para os bons resultados surgirem mais rápidamente.

Dieta do Mediterrâneo.

Combinando técnicas culinárias e alimentos da região do Mar Mediterrâneo, essa dieta preza o consumo de azeite de oliva e vinho tinto, além do consumo de frutas, vegetais, legumes, utilização de gordura saudável, ervas, carne vermelha e peixe. Estudos apontam que as pessoas que fazem uso dessa que é uma das dietas famosas da atualidade, têm menos chance de desenvolver doenças como câncer, Alzheimer, Parkinson e doenças cardíacas.

Dieta Paleolítica.

Inspirada na era pré-histórica, a dieta paleolítica tem como base a ingestão de alimentos que apenas podem ser caçados ou coletados, sendo permitido então apenas o consumo de vegetais orgânicos, comidas não processadas e carne de animais de pasto.

Leia mais sobre dietas:

Dieta do Jejum.

Apesar de trazer grandes efeitos colaterais para a saúde, a dieta do jejum ainda é bastante utilizada, sugerindo que uma pessoa coma normalmente durante cinco dias, e nos próximos dois dias coma apenas 25% da quantidade ingerida durante a semana.

Dieta Slim Fast.

A dieta  Slim Fast consiste basicamente na substituição de algumas refeições por shakes emagrecedores e barrinhas de cereais.

Cuidados necessários em qualquer dieta.

Antes de iniciar um programa de emagrecimento com dietas famosas, da moda ou qualquer outra maneira de perder peso, o mais sensato é consultar o seu médico e nutricionista. As orientações desses profissionais serão fundamentais para evitar a possibilidade de você por a saúde em risco.

Confira também 10 dietas famosas e radicais que fizeram celebridades secarem em pouco tempo.

mais dicas de saúde...