Dormir pouco engorda, segundo pesquisa.

Um estudo mostrou que dormir pouco engorda, pois acaba levando a pessoa a comer mais e em horários que normalmente estaria dormindo.

Apenas cinco noites mal dormidas são suficientes para fazer uma pessoa engordar até 1kg. É o que comprovou uma pesquisa feita na Universidade do Colorado em Boulder, nos EUA.

Segundo o estudo, dormir pouco engorda, sim. Uma pessoa que dorme apenas cinco horas por noite durante pelo menos cinco dias consecultivos, pode ter um aumento de até um quilo ao subir na balança. Isso acontece porque apesar da pessoa gastar mais energia, por ficar a maior parte do tempo acordada, ela ingere uma quantidade maior de alimentos gordurosos.

Ainda de acordo com a pesquisa as pessoas que não dormem direito têm o costume de assaltar a geladeira durante a noite, um horário inadequado para se alimentar.

A conclusão dessa pesquisa foi publicada no periódico Proceedings of the National Academy of Sciences (PNAS).

Como foi feita a pesquisa

O estudo foi feito com dezesseis pessoas na faixa etária de 24 anos com peso normal. Durante cinco dias estas pessoas dormiram nove horas por noite e se alimentaram adequadamente. Após este período os participantes foram divididos em dois grupos, sendo que os integrantes de um dos grupos iriam se submeter a poucas horas de sono ao dia, enquanto que os demais continuariam a dormir normalmente as nove horas diárias.

Ao analisar os grupos, a conclusão final foi que as pessoas que dormem menos, se alimentam mais em horários que o organismo não está habitualmente preparado para receber comida.  Além disso, essas pessoas tendem a comer menos no café da manhã e abusar dos lanches no período da noite.

Homens x Mulheres

dormir pouco engorda simNa pesquisa foram analisados os sexos separadamente e a conclusão foi que tanto homens quanto mulheres engordam com a restrição do sono. O detalhe é que os homens também engordam quando dormem nove horas por noite e possuem acesso a alimentos gordurosos.

Já as mulheres mantiveram seus pesos com o sono de nove horas independentemente de terem acesso ou não a uma quantidade maior de alimentos.

Dormir pouco pode causar outras doenças como AVC, diabetes, câncer, osteoporose e outras. Conheça mais sobre as enfermidades que podem ter origem na  falta de sono no artigo Dormir pouco pode causar obesidade e AVC.

Você pode gostar...